Patrulha Agrícola: Área beneficiada por programa de Jundiaí cresceu 234% em 2023
Connect with us

Jundiaí

Patrulha Agrícola: Área beneficiada por programa de Jundiaí cresceu 234% em 2023

Com o programa, pequenos produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado.

Published

on

Atualizado há

O número de atendimentos cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano, um aumento de 33% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O programa Patrulha Agrícola, promovido pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, tem aumentado cada vez mais os serviços executados em pequenas produções rurais. De janeiro a outubro de 2023, a ação trabalhou em uma área de 55 hectares. Ou seja, um aumento de 234% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 16 hectares. Além disso, o número de atendimentos também cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano – um aumento de 33%.

No programa, produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado. O objetivo do Patrulha Agrícola é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. Assim, o projeto disponibiliza serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Neste ano, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros.

“A Patrulha Agrícola é mais uma ação que mostra as políticas públicas bem estruturadas que Jundiaí oferece aos produtores rurais. Nós adquirimos novas máquinas nos últimos meses e incrementamos o orçamento, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Apoio da Prefeitura

A família Lourenzon, do bairro Bom Jardim, contratou o serviço pela primeira vez. “É bom ter o apoio da Prefeitura para esse trabalho. Nós estamos trabalhando com a ideia de começar a plantação de uvas finas. Então esse serviço é muito bem-vindo”, disse o agricultor Wagner Lourenzon. No sítio, a família contratou o serviço de preparação de solo com gradão.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O aumento nos serviços reflete a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, explica o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Como participar do programa

Gilberto Bardi coordena o programa junto à UGAAT e acompanha a execução dos serviços nas propriedades rurais. De acordo com a pasta, a Prefeitura oferece o programa a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT.

“Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários”, explica a diretora de Agronegócio da Prefeitura, Isabel Harder. “É cobrado um valor de R$ 64,66 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”.

Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Jundiaí

Do Brasil para a Argentina: Casal de Jundiaí apostou no ‘Sol de Maio’ para estudar medicina

De Jundiaí, Matheus Sene e Gianne Stocco encontraram desafios e oportunidades na Argentina, país conhecido por acolher estudantes estrangeiros.

Published

on

Casal jundiaiense, que se mudou para a Argentina
Foto: Arquivo Pessoal

Um casal de Jundiaí decidiu embarcar em uma jornada de estudos na Argentina. Matheus Sene, empresário e agora estudante de medicina, e Gianne Stocco, a química e também estudante, compartilharam as experiências e desafios dessa transição com o Tribuna de Jundiaí. Matheus conta que o casal decidiu se mudar para a Argentina para realizar o sonho de estudar medicina. "Trocar…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading
Advertisement