Patrulha Agrícola: Área beneficiada por programa de Jundiaí cresceu 234% em 2023
Conecte-se conosco

Jundiaí

Patrulha Agrícola: Área beneficiada por programa de Jundiaí cresceu 234% em 2023

Com o programa, pequenos produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado.

Publicado

em

Atualizado há

O número de atendimentos cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano, um aumento de 33% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O programa Patrulha Agrícola, promovido pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura de Jundiaí, tem aumentado cada vez mais os serviços executados em pequenas produções rurais. De janeiro a outubro de 2023, a ação trabalhou em uma área de 55 hectares. Ou seja, um aumento de 234% em relação ao mesmo período de 2022, que teve 16 hectares. Além disso, o número de atendimentos também cresceu, passando de 93, em 2022, para 124 neste ano – um aumento de 33%.

No programa, produtores podem contratar o serviço de maquinário de grande porte com preço abaixo do praticado no mercado. O objetivo do Patrulha Agrícola é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. Assim, o projeto disponibiliza serviços como preparação de solo com gradão, arado e roçadeira. Neste ano, o programa também ganhou serviços com encanteiradora, grade niveladora, distribuidor, entre outros.

“A Patrulha Agrícola é mais uma ação que mostra as políticas públicas bem estruturadas que Jundiaí oferece aos produtores rurais. Nós adquirimos novas máquinas nos últimos meses e incrementamos o orçamento, o que possibilitou a implementação de novos serviços de proteção ao agricultor”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Apoio da Prefeitura

A família Lourenzon, do bairro Bom Jardim, contratou o serviço pela primeira vez. “É bom ter o apoio da Prefeitura para esse trabalho. Nós estamos trabalhando com a ideia de começar a plantação de uvas finas. Então esse serviço é muito bem-vindo”, disse o agricultor Wagner Lourenzon. No sítio, a família contratou o serviço de preparação de solo com gradão.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“O aumento nos serviços reflete a nossa preocupação em ajudar o produtor a se fixar no campo. Muitas vezes, o pequeno agricultor não dispõe da variedade de maquinários, daí a importância de oferecer esses serviços a custo bem abaixo do mercado”, explica o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Como participar do programa

Gilberto Bardi coordena o programa junto à UGAAT e acompanha a execução dos serviços nas propriedades rurais. De acordo com a pasta, a Prefeitura oferece o programa a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT.

“Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários”, explica a diretora de Agronegócio da Prefeitura, Isabel Harder. “É cobrado um valor de R$ 64,66 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”.

Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692.A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Publicado

em

Por

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município. Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaiense grava videoclipe com o padre Antônio Maria

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Reconhecido por sua atuação na Igreja Católica e por parcerias musicais com nomes como Roberto Carlos, Ângela Maria e Agnaldo Rayol, o padre Antônio Maria acaba de lançar um videoclipe em que canta com o jundiaiense Guilherme Henrique, 25 anos. A música, intitulada "Desculpe", entrou no ar no dia 15 de fevereiro e está disponível no YouTube. O videoclipe foi…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí apresenta plano de requalificação a moradores da Vila Esperança

Publicado

em

Por

Reunião de Gestores da Prefeitura de Jundiaí com moradores da Vila Esperança
Encontro reuniu gestores e Munícipes para apresentação de propostas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (02), gestores municipais se reuniram com moradores da Vila Esperança para apresentar o plano de requalificação desenvolvido para o bairro. O plano dispõe de ações a curto, médio e longo prazo, além de ações já executadas e em andamento. A apresentação das ações acontece após a primeira reunião realizada no final de novembro do ano passado, quando os…

Continuar lendo

Jundiaí

Micro, Pequenas e Médias Empresas alavancam desenvolvimento econômico de Jundiaí

Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de Gestão – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem sido cada vez mais frequentes no cenário local. Os…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí recebe doação de roupas de ballet e as alunas comemoram

Publicado

em

Por

A disposição para as aulas até aumentou (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

As alunas de ballet da Professora Raquel Tumolo Leopoldino ficaram encantadas com os materiais de dança, novos, doados no mês de fevereiro: meia calça, sapatilhas, collants de marcas que são referência no mundo da dança como Capezio e Só Dança. A doação foi feita para Luciana França, da área de Captação de Recursos, que incentiva outras pessoas a doarem produtos…

Continuar lendo
Publicidade