Operação Noites Frias segue buscando pessoas em situação de rua em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Operação Noites Frias segue buscando pessoas em situação de rua em Jundiaí

A Operação já distribuiu aos que recusaram acolhimento 2.327 cobertas, cerca de 200 gorros e 227 pares de meias

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Com a previsão de queda de temperatura até o fim da semana, as equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), devem manter em andamento a Operação Noites Frias de busca ativa a pessoas em situação de rua para oferta de acolhimento em abrigo. Nesta quarta-feira (28), 139 vagas em abrigos foram ocupadas, entre pessoas que já se encontravam acolhidas, pessoas que buscaram o serviço ou que deram aceite às equipes nas ruas. Respeitando as diretrizes do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), já é previsto, sem custo adicional à Prefeitura, o aumento das vagas custeadas nos abrigos conforme necessidade.

Além disso, cerca de 50% dos abordados se recusaram a ida ao abrigo e tiveram a triagem de suas informações. Até agora, a Operação já distribuiu aos que recusaram acolhimento 2.327 cobertas, cerca de 200 gorros e 227 pares de meias.

A Operação é realizada todas as noites cujas previsões de temperatura são iguais ou inferiores a 13°C, independente do período do ano. “Este ano, já foram realizadas 43 noites de Operação, com início em 12 de maio, e já foram realizados 1.509 acolhimentos, de 690 pessoas diferentes”, contabiliza a Renata Mangieri, assessora de políticas governamentais da UGADS.

O serviço de busca ativa, que sempre conta com equipe regular, passa a contar com três equipes durante a Operação e, esta semana, por conta das condições meteorológicas, salta para cinco equipes.

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, explica que “durante os dias de Operação, a oferta para as vagas nos abrigos é feita ao longo de todo o dia, não somente durante a noite”. Assim, sempre que alguma pessoa dá entrada no Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504) ou no Casa de Passagem (operacionalizada pelo SOS, com custeio da Prefeitura, na rua Prudente de Moraes, 1830), já é informada sobre a previsão do tempo e, se aceitar, já é encaminhada para um dos abrigos.

Sempre que alguém identificar alguém em situação de rua pode orientá-lo a procurar o Centro Pop, que é o equipamento referência da rede socioassistencial. Além de ofertas de alimentação e higiene e direcionamento para pernoite, o Centro Pop oferece atendimento psicossocial para a construção de projeto individual de saída das ruas, auxilia na busca por documentos e oferece ainda o pagamento de passagem para o Município de origem do atendido, já que mais de 31% estão em Jundiaí há menos de um mês. Somente este ano já foram realizados mais de 850 recâmbios.

Quem identificar pessoas nas ruas ao longo da noite, até as 22h, poderá entrar em contato com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) pelos telefones (11) 98531-0146 ou 4805-3098. Após este horário, a recomendação é o contato via Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), pelo telefone 153, ou ainda pelo 192 do SAMU em casos se identificada intoxicação ou ocorrências mais graves.

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade