Parques naturalizados de Jundiaí beneficiam e desenvolvem as crianças
Conecte-se conosco

Jundiaí

Parques naturalizados de Jundiaí beneficiam e desenvolvem as crianças

Os parques estimulam a criatividade, brincadeiras, convivência e o aprendizado se beneficiando dos elementos naturais.

Publicado

em

Atualizado há

parque_naturalizado_emeb_candelario_freitas-jundiai-compressed (1)
Os parques naturalizados fazem parte do Programa Escola Inovadora. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

Os parques naturalizados são espaços desenvolvidos a fim de promover a interação entre criança e natureza, visando o estímulo a brincadeiras, a convivência, a criatividade e o aprendizado.

Em Jundiaí, os parques são uma realidade em EMEBs como a Joaquim Candelário, Professor Anézio de Oliveira, Clotilde Copelli, Angela Rinaldi, Reynaldo Basile e Ruth Carturan Wiemann. Além disso, a Fábrica das Infâncias Japy também conta com um parque como este.

Todos os dias, o pequeno Lorenzo Rodrigues, de 4 anos, aproveita para correr e brincar ao ar livre, na EMEB Joaquim Candelário de Freitas. “Gosto de brincar de pega-pega e super-herói. Eu sou o menino-gato e o meu superpoder é pular bem alto”, falou o menino.

parque_naturalizado_emeb_candelario_de_freitas-jundiaí-compressed
Lorenzo Rodrigues. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criatividade é frequentemente estimulada nas escolas municipais de Jundiaí. A rede fornece a estrutura necessária para o brincar livre nos parques naturalizados. “A pandemia deixou as crianças enclausuradas por muito tempo, portanto, é fundamental para o aprendizado de cada um que a gente deixe eles livres para brincarem na natureza. Pode não parecer, mas uma simples vinda ao parque contribui muito para o desenvolvimento de cada um”, conta a professora Laura Fontana. 

“As crianças são uma prioridade em nossa gestão. Trabalhamos diariamente para proporcionar a elas um desenvolvimento de maneira global, por meio dos mais variados estímulos que farão toda a diferença agora e no futuro. Somos a Cidade das Crianças e acreditamos que uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari, o conceito do Programa Escola Inovadora traz o desemparedamento da escola e a criação de ambientes externos dentro dos eixos de ambiência, formação de educadores e qualidade de ensino.

Práticas como essa promovem o contato com a natureza, as experiências, a inovação, a investigação e são fundamentais para o aprendizado das crianças. “O estímulo para brincar ao ar livre e ao contato com a natureza faz parte do currículo jundiaiense. Dessa forma, proporcionamos aos meninos, meninas e aos educadores da escola momentos importantes e enriquecedores para todos. Além disso, contribuirá com o desenvolvimento global de cada uma dessas pessoas”, avalia a gestora.

Jundiaí

Doações para crianças do RS: Jundiaí recebe brinquedos, livros e roupas até dia 29

Saiba como contribuir com brinquedos e livros para as vítimas infantis das enchentes gaúchas.

Publicado

em

Voluntárias do Fundo Social de Jundiaí organizam brinquedos doados para crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Fantasias infantis, livros, brinquedos, descartáveis e roupas íntimas novas são triadas pela equipe de voluntários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, a Cidade das Crianças, abraça a solidariedade e arrecada doações para as crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. Até o dia 29 de maio, a cidade recebe itens como brinquedos, livros, roupas íntimas infantis e descartáveis, que serão destinados aos pequenos de Canoas e Colinas. Escolas Municipais engajadas na campanha de doação para o RS As…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá final de semana chuvoso e com mínima de 15°C

Domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Confira a previsão do tempo

Publicado

em

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste final de semana, a cidade de Jundiaí registrará dias mais gelados, após uma mudança brusca de temperatura. De acordo com a previsão do tempo do Climatempo, domingo será o dia mais frio, com mínima de 15°C e máxima de 19°C. Esse clima com mais cara de inverno deve prosseguir até a próxima semana. Confira a previsão do tempo para…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente implementa plataforma para recrutamento e seleção

A nova ferramenta traz agilidade, eficiência e qualidade para cada etapa do recrutamento de novos colaboradores. Conheça.

Publicado

em

Pessoa acessa a plataforma de recrutamento do Hospital São Vicente pelo celular, visualizando vagas de emprego disponíveis.
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) anunciou a implementação da plataforma ATS, um sistema de rastreamento de candidatos que visa otimizar o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. A plataforma já está disponível no site da instituição, na seção "Trabalhe Conosco". De acordo com Paulo Prado, responsável pelo Departamento de Gestão de Pessoas, a nova ferramenta transforma…

Continuar lendo