Pedagoga e intérprete de Jundiaí lança livro sobre inclusão de crianças surdocegas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pedagoga e intérprete de Jundiaí lança livro sobre inclusão de crianças surdocegas

Ela apresentou o livro no Simpósio sobre Surdo-Cegueira, Autismo e Deficiências Múltiplas, promovido pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

Publicado

em

Adriana, diretora, e Valdinéia, intérprete e autora do livro. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Valdinéia Aparecida do Nascimento, intérprete de Jundiaí, lançou seu livro “Descobrindo um mundo diferente” no último sábado (26), durante a terceira edição do Simpósio sobre Surdo-Cegueira, Autismo e Deficiências Múltiplas. O livro fala sobre a realidade da inclusão de crianças surdocegas.

O evento que ocorreu no auditório Pedro Fávaro da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), além de receber o lançamento, tratou também da necessidade de uma maior inclusão na sociedade de pessoas com necessidades especiais.

Valdinéia e intérprete tátil de Gustavo Henrique Mariano Gonçalves, aluno da Emeb Antônio de Pádua Giaretta, do Jardim Carlos Gomes. O menino de 12 anos é surdocego congênito, tem Síndrome de Peters e é protagonista da obra lançada.

“O Gustavo é um exemplo de evolução social e pedagógica e já consegue se comunicar bem”, definiu a professora.

O livro conta passagens da vida do jovem misturadas com personagens fictícios. Valdinéia conheceu Gustavo – morador do Jundiaí-Mirim – no primeiro ano do simpósio, em 2017. “Ele era agressivo, além dos problemas de nascença. Agia desta forma por não ser compreendido em sua comunicação. Era a forma que encontrava para se defender, sem falar no isolamento, que foi mudado um ano e meio depois, com o trabalho de libras táteis. Gustavo usa as mãos como ferramenta de comunicação”, revelou.

Valdinéia, Gustavo e seus pais participaram do encontro de lançamento. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Gustavo está feliz com o lançamento. Samuel e Jéssica, pais do adolescente traduziram essa mistura de sensações. “Este é um momento de realização e de descoberta para mim”.

Valdinéia reforçou a importância de livros que envolvam a educação inclusiva, especial sobre a surdocegueira. “Não existe um material como esse, destacando que existe transformação a partir da comunicação”, emendou Valdinéia, que também é pedagoga, psicopedagoga e tradutora e intérprete de libras.

Iniciativa

O simpósio nasceu há dois anos como forma de divulgação da surdocegueira, como explicou a diretora da Emeb, Adriana Menezes Tonholo.

“Quem tem esta deficiência pode ser atendido numa escola regular, como a nossa, porém devemos pensar na infraestrutura do colégio para melhor atender este aluno”, disse. “O Brasil precisa saber como lidar com pessoas com deficiência. Em seguida, é necessária a criação de políticas públicas que atendam aos anseios destes indivíduos”, completou Adriana.

Valdinéia também falou aos participantes. Ao lado de Sandra Samara Pires Farias, mãe da também surdocega congênita Janinne Pires Farias, de 27 anos, elas falaram sobre a realidade e a inclusão da deficiência.

Janinne mora na cidade baiana de Barreiras e veio a Jundiaí especialmente para participar da iniciativa da FMJ. Ela é professora de braile e faz faculdade de Pedagogia. Foi a primeira surdocega congênita do Brasil a ingressar numa instituição pública de ensino superior.

“Estar em Jundiaí faz com que eu me sinta muito bem. Os surdocegos podem sim participar de todos os eventos que desejarem”, resumiu a jovem em gestos “traduzidos” pela mãe.

Jundiaí

Jundiaí e Azul Conecta arrecadam 6 toneladas de doações para o RS

Ação solidária mobiliza comunidade e parceiros, destacando a força da união em momentos de crise.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Voluntários e líderes locais trabalham juntos em Jundiaí, preparando as doações para envio ao Rio Grande do Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um avião repleto de amor e doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul (RS) partirá de Jundiaí nesta segunda-feira (6) com destino a Porto Alegre (RS). Graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) e da Rede de Cooperação, com a Azul Conecta, cerca de 6 mil toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo
Publicidade