Com 64 anos de profissão, seu Jurandir é o sapateiro mais antigo de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Com 64 anos de profissão, seu Jurandir é o sapateiro mais antigo de Jundiaí

Comerciante do Vianelo resiste em profissão cada vez mais rara e mostra que o trabalho manual é ainda requisitado

Publicado

em

Atualizado há

Sapateiro mais antigo de Jundiaí resiste em profissão cada vez mais rara 3
Seu Jurandir nasceu na região do Vianelo e ali trabalha há décadas (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Foi com os braços apoiados em sua simples bancada e com estantes de ferro cheias de sapatos ao fundo, que o simpático sapateiro Jurandir Boni, de 71 anos, recebeu o Tribuna de Jundiaí e falou um pouco sobre sua profissão, que resiste ao tempo nos poucos estabelecimentos do tipo em Jundiaí.

O comerciante e sapateiro, que trabalha há 64 anos na Avenida Doutor Odil Campos Saes, no bairro do Vianelo, é o sapateiro mais antigo registrado pelo Cadastro Fiscal Imobiliário (CFM) da Prefeitura de Jundiaí. Ele começou a trabalhar por ali em 1955, junto com um amigo e ainda criança, e abriu o seu negócio sozinho somente em 1967.

“Meu negócio eu abri oficialmente em 5 de janeiro de 1967, mas comecei antes, bem antes. Trabalho na profissão desde criança”, contou ele, enquanto pegava fotografias antigas para mostrar como era a região da Vila Arens e Vianelo antigamente.

“Era muito diferente, era arborizado. Parecia até que a Serra do Japi era mais próxima. Nunca imaginava que ficaria assim, tão movimentado”, disse ele, apontando para uma foto antiga que mostra a região da Rua Vigário J.J. Rodrigues, com o Teatro Polytheama e a antiga ‘Escola Industrial’ ao fundo.

Sapateiro mais antigo de Jundiaí resiste em profissão cada vez mais rara

Seu Jurandir mostrando fotografias antigas da região (Foto: Tribuna de Jundiaí)

E é ali que sua vida se resume. Nasceu na Rua Silva Jardim e, desde então, permanece no bairro. “Aqui todo mundo me conhece, é bom demais”, disse.

Sobre a sua profissão, seu Jurandir diz que ama o que faz e lamenta que hoje não tenha mais quem esteja começando esse tipo de trabalho.

“Aqui é tudo manual. De máquina só tenho a de acabamento e a de costura. O resto é tudo na ‘unha’. Tudo que é feito na mão é feito com mais amor e sem amor nada fica bem feito”, afirmou o sapateiro.

Fotografia mostra o sapateiro nos anos 70, ainda jovem (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Por dia, ele conserta uma média de 15 a 20 pares de sapatos, principalmente saltos femininos, zíperes de bota e saltos de sapatos sociais masculinos. Além disso, ele também conserta bolsas e mochilas.

Para ele, a melhor parte é a das amizades que faz, depois de tantos anos de trabalho com o público. “Eu sempre trabalhei com o público, a gente pega amor. Eu gosto muito de trabalhar assim, de conversar com os clientes, do olho no olho”, continuou ele.

E, enquanto puder, seu Jurandir garrante que vai continuar ali, firme e forte, na sua profissão. “Aqui não falta trabalho, sempre tem o que fazer. E eu gosto do que faço, sempre vivi disso. A gente vai remando. Tendo serviço, vamos vivendo”, finalizou o sapateiro mais antigo de Jundiaí.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: fomento à empregabilidade é destaque do Jundiaí Empreendedora

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para a geração de emprego e renda, além do incentivo à formação profissional

Publicado

em

Por

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para aumentar a geração de emprego e renda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o Dia do Trabalho, celebrado globalmente em 1º de maio, ganha destaque especial, refletindo o compromisso com o fomento à empregabilidade. Desde o lançamento do programa Jundiaí Empreendedora, a cidade tem fortalecido suas estratégias para impulsionar a criação de empregos, o aumento da renda e a promoção da formação profissional. Conectando empresas e profissionais Desde sua implementação em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, marca presença em evento de transformação digital

Além de estande montado para mostrar as inovações, o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, participou de painel sobre Dados e Indicadores na gestão pública

Publicado

em

Por

Jones Martins, no centro do palco, participou do painel de tema Dados e Indicadores na gestão pública. Foto: Divulgação

As ações da Prefeitura para tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais tecnológica e digital são reconhecidas, mais uma vez, em um grande evento de cidades inteligentes. Na segunda-feira (29), a cidade marcou presença na 2ª edição do CSC GovTech, um evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities com o apoio do Estadão, na capital paulista. Além de um estande…

Continuar lendo

Jundiaí

Pela primeira vez, Jundiaí é palco de encontro estadual de secretários de finanças

A ASSEFIN-SP discute política pública tributária e justiça fiscal, fornece assistência técnica, troca de experiências e mais. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (30), o anfiteatro da UniAnchieta, em Jundiaí, recebeu mais de 300 pessoas para o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças. O evento é da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Essa foi a primeira realização do evento…

Continuar lendo
Publicidade