Prefeitura de Jundiaí fortalece a internacionalização da cidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí fortalece a internacionalização da cidade

As experiências promissoras de gestão nos últimos anos projetaram a cidade mundo afora

Publicado

em

Atualizado há

Lançamento da revista digital "Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil". Foto: Prefeitura de Jundiaí

As experiências promissoras de gestão nos últimos anos levaram Jundiaí à 15ª posição no ranking de maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do Brasil e além disso, projetaram-na mundo afora. Tanto que a internacionalização da cidade marcou positivamente o ano de 2022.

“A articulação internacional voltou a ser feita de forma efetiva também por conta da notoriedade global que Jundiaí alcançou em diferentes setores nos últimos cinco anos”, apontou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Para exemplificar, recebemos, por duas vezes, o reconhecimento do estudo feito pelo Financial Times em que nos posiciona como a melhor do Brasil e entre as melhores das Américas para investimento internacional”.

Dona do 8º maior parque industrial do Estado de São Paulo (IBGE 2019), a cidade teve um conjunto de ações que passou a ser reconhecido internacionalmente. A primeira delas foi o programa Cidade das Crianças, pela Rede Urban95.

Em janeiro do ano passado, a convite da Fundação holandesa Bernard van Leer, Luiz Fernando e gestores da Prefeitura participaram do curso on-line internacional de formação das lideranças em políticas para a infância. A formação foi desenvolvida pela Academia Urban95 e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE).

Nove meses depois, após uma reunião com representantes de outros municípios paulistas integrantes da rede (Campinas, Mogi das Cruzes e São José dos Campos), definiu-se que Jundiaí será sede do 2º Encontro Latino-Americano da Rede Cidade das Crianças e Fórum das Infâncias, entre os dias 18 e 25 de março deste ano.

Economia

Na área do desenvolvimento econômico, Jundiaí ultrapassou fronteiras com o lançamento da nova marca da internacionalização e da revista digital “Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil”, apresentadas na Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo, em Barcelona; na Cloud Expo Europe, em Paris, e na Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, também em solo francês.

Os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes, visitaram ainda a Station F, o maior campus de startup do mundo, e encerraram o circuito na Feira das Profissões.

Europa: cidade marcou presença na maior feita de cidades inteligentes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

“A participação em feiras internacionais, além de projetar ainda mais Jundiaí para o mundo e atrair novos negócios para a cidade, nos demonstrou que o planejamento adotado pela gestão está alinhado com o que está sendo realizado por grandes potências mundiais: com a oferta de educação que estimule as potencialidades das crianças, aberta à natureza e com apoio de tecnologia, saúde mais próxima do cidadão e apoiada em tecnologia, que é a grande base para o desenvolvimento de cidades inteligentes”, detalhou Parimoschi.

Em março, o Espaço Jundiaí Empreendedora passou a contar com o serviço do Balcão Exporta + Jundiaí, que visa capacitar, fomentar e incentivar a internacionalização da cidade, da economia e implementar uma cultura altamente exportadora.

Outro destaque foi a reunião entre representantes de Jundiaí e da cidade chinesa de Gaoyou para iniciar tratativas a fim de celebrar um acordo de cooperação que as tornem cidades irmãs. A reunião foi realizada conjuntamente com a InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, e conduzida por José Mário Antunes, representante chefe da InvestSP na China.

“Com as credenciais econômicas e tecnológicas que apresentamos, conseguimos deixar a nossa marca e mostrar que Jundiaí é uma boa cidade para se investir. O trabalho segue na direção de desenvolver ainda mais a nossa cidade”, afirmou Cristiano Lopes.

Mercocidades

Em dezembro de 2022, Jundiaí foi representada pelo prefeito Luiz Fernando na Cúpula das Mercocidades, em Montevidéu, Uruguai. O encontro reuniu representantes de mais de 70 municípios sul-americanos.

De acordo com o prefeito, a consolidação de parcerias em redes internacionais também abre oportunidades para que a cidade receba investimentos externos para os programas prioritários, por exemplo, o Cidades das Crianças e o Cidade Inteligente – focado em desenvolver soluções tecnológicas para impactar positivamente na qualidade de vida.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade