Prefeitura de Jundiaí inicia a fiscalização das calçadas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí inicia a fiscalização das calçadas

A partir da notificação, proprietários têm prazo de 120 dias para efetuar o projeto e as obras necessárias

Publicado

em

Atualizado há

Programa Calçada Segura visa conscientizar sobre a importância de construir, recuperar e manter as calçadas da cidade em bom estado de conservação (Foto: PMJ)

Pouco mais de um mês após a discussão sobre acessibilidade e melhorias nas calçadas, durante a audiência pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Jundiaí deu início nesta quarta (20) ao programa Calçada Segura. O objetivo é orientar os proprietários de imóveis a cumprir com as normas e regras estabelecidas na cidade para manter o passeio público em boas condições.

A ação teve início pelas avenidas Nove de Julho e Jundiaí, com um comunicado prévio aos proprietários dos imóveis das providências que devem ser tomadas. “Esse primeiro contato é para permitir que cada responsável possa planejar e programar as ações necessárias no imóvel. Nos próximos 15 dias, os responsáveis pelos imóveis com calçadas inadequadas serão notificados para promover a adequação às normas vigentes”, comenta Sinésio Scarabello Filho, gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente.

A partir da data do recebimento da notificação, os proprietários terão o prazo de 120 dias para efetuar o projeto e as obras necessárias. As orientações para a execução da calçadas podem ser consultadas no Guia de Calçadas, disponível no site da Prefeitura.

Locomoção

Mesmo sendo uma das cidades com melhores índices de desenvolvimento, ao longo dos últimos anos, no quesito calçada as coisas são diferentes. Em muitos casos, esses problemas causam acidentes e dificultam a passagem de pessoas com dificuldades de locomoção.

“Com o programa Calçada Segura, nossas ruas ficarão mais bonitas e mais fáceis de serem utilizadas, principalmente para os idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Sabemos que não será possível fazer a adequação de 100% dos passeios, mas vamos focar principalmente nas vias com maior movimento e sem grandes declives para diminuir o número de desconformidades.”, declara o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Sinésio Scarabello Filho destaca a importância do trabalho de conservação das calçadas (Foto: PMJ)

Os agentes fiscalizadores também irão percorrer as duas avenidas para promover uma campanha de orientação e tirar as dúvidas.  “As calçadas da cidade precisam estar adequadas dentro das normas e padrões de acessibilidade.  A fiscalização será rigorosa. Os imóveis que não se adequarem após o prazo, estarão sujeitos a multas e as novas construções que não estiverem dentro das normas vigentes, não receberão o habite-se. Vale salientar que os imóveis públicos também serão adequados, se necessário”, completa o gestor.

Audiência

Na audiência pública de 15 de abril, um estudo apontou 14 rotas caminháveis mais utilizadas na cidade, que abrangem a região central e áreas centrais de alguns bairros. Esses locais foram avaliados pelas pessoas e tiveram notas que variaram entre 7,6 para edificações/sensações (maior nota) e 5,8 para sinalização (menor nota).

Os melhores trechos, segundo a pesquisa, estão entre o terminal Colônia e o Centro, passando pela avenida dos Imigrantes Italianos, e do terminal da Vila Rami pela rua Bom Jesus de Pirapora, rua Cica e adjacências.

Os piores trechos indicados no estudo estão na rua Adelino Martins, no Jardim Tulipas, e nas ruas Oswaldo Cruz e Carlos Gomes, na Ponte São João.

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade