Prefeitura de Jundiaí publica Guia de Finanças com detalhes sobre o uso do dinheiro público
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí publica Guia de Finanças com detalhes sobre o uso do dinheiro público

O Guia de Finanças do Município é uma publicação prevista no Programa de Educação Fiscal de Jundiaí.

Publicado

em

Guia de Finanças 2020 da Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como são aplicados os recursos públicos no município? Quanto o município arrecada? Para responder essas e outras perguntas e contribuir com a cidadania fiscal, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), acaba de publicar a terceira versão do Guia de Finanças, disponível online.

O Guia de Finanças do Município é uma publicação prevista no Programa de Educação Fiscal de Jundiaí. Seu objetivo é “traduzir” o orçamento municipal para o cidadão. Assim, são demonstradas as origens das receitas e suas respectivas aplicações.

Ou seja, de maneira didática o guia mostra quanto o município arrecadou e onde ele gastou o dinheiro arrecadado por meio de impostos e tributos.

O Guia também traz a distribuição espacial dos equipamentos públicos existentes no território municipal. São esses escolas, creches, unidades de saúde e centros de assistência social. Além disso, o quantitativo de servidores, os números relacionados aos atendimentos prestados através dos diversos serviços públicos e os principais indicadores do Município, como, por exemplo, da área de Segurança.

De acordo com o Atlas da Violência 2019, Jundiaí é a 6ª cidade mais segura do Brasil, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Esse é o resultado de investimentos em videomonitoramento, equipamentos e capacitação da Guarda Municipal.

Consumo de áreas da cidade

De acordo com a diretora de Planejamento, Gestão e Finanças da UGGF, Taís Cristina de Oliveira, o foco é mostrar as principais fontes de recursos que financiam os serviços públicos no município. Dessa forma, detalhando sua estrutura nas áreas da Saúde, Educação, Conservação Urbana, Assistência Social, Segurança, Esporte e Cultura. Além de detalhar o quanto cada uma delas consome das receitas arrecadadas.

“A primeira edição do guia, em 2018, apresentava o ciclo orçamentário e as estruturas do município; a segunda, em 2019, o tema escolhido foi a Lei de Responsabilidade Fiscal; e nesta terceira, em 2020, o tema é ‘Ano de final de mandato'”, explica.

A diretora também reforça que o Guia traz, de forma clara, os impactos da Covid-19 nas finanças de Jundiaí. Indica inclusive como o governo municipal teve de se preparar com o objetivo de manter o equilíbrio das contas públicas e diminuir os impactos da pandemia sobre a economia local.

“O Guia de Finanças é uma ferramenta que aumenta o nível de transparência da gestão municipal  e permite que o cidadão compreenda como e onde os recursos da cidade são aplicados”, explica José Antonio Parimoschi.

O gestor de governo e finanças da Prefeitura de Jundiaí também relata que é muito importante o desenvolvimento de ações educativas. Assim, “visam mobilizar o cidadão para compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade”.

Jundiaí

Intervenção Preventiva da APAE Jundiaí é investimento na saúde e desenvolvimento de bebês

O PIP não significa que o bebê terá alguma deficiência, mas sim que está recebendo o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável.

Publicado

em

Foto: APAE de Jundiaí

O Programa de Intervenção Preventiva (PIP) da APAE de Jundiaí se destaca como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês entre zero e dois anos. Com acompanhamento especializado em psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o PIP oferece às crianças de alto risco ferramentas para alcançar seu pleno potencial. Destinado a bebês que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento,…

Continuar lendo

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo
Publicidade