Prefeitura de Jundiaí reforça campanha “Não dê esmolas. Ajude de verdade”
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí reforça campanha “Não dê esmolas. Ajude de verdade”

Orientação da Prefeitura é que os moradores de rua procurem o Centro Pop, que é a porta de entrada da rede de serviços

Publicado

em

cartaz em poste de praça está escrito "não dar esmolas é dar uma chance para a dignidade", em campanha da prefeitura de jundiaí para que moradores de rua procurem centro de assistência no lugar de receberam esmolas das pessoas. a placa está na praça da catedral e na foto a igreja é observada ao fundo
Placas foram instaladas no Centro ena avenida Nove de Julho (Foto: Divulgação/PMJ)

A campanha “Não dê esmolas. Ajude de verdade” ganhou reforço de divulgação nesta semana, com a afixação de placas de divulgação em diversos pontos da cidade, como o Centro da Cidade e vias de fluxo intenso, como a avenida Nove de Julho.

A ação da Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), visa à construção de um plano conjunto para o processo de emancipação do usuário e saída da rua, buscando o seu protagonismo e a atuação nas diversas causas do fenômeno.

Até o momento foram instaladas cerca de dez placas ou banners. No total, serão cerca de 30 placas instaladas nesta primeira fase, sem ônus ao Município, custeadas pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio).

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, explica que a ação se trata de um reforço da campanha permanente.

“Diferente de outras Prefeituras, que infelizmente tratam dessa questão de maneira mais preconceituosa e menos acolhedora, Jundiaí possui uma rede estruturada de atendimento à pessoa com este tipo de situação de vulnerabilidade social, trabalhando as diversas possibilidades para a sua emancipação e saída das ruas. Este é um trabalho permanente, que já reforçamos, em abril deste ano, por meio das mídias, e agora, por meio da instalação das placas, damos as indicações de procedimentos à população.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Ariane Goim Rios, reforça os objetivos da ação.

“Por meio desta campanha, de forma alguma a Prefeitura afirma que o problema da situação de rua tem como causa exclusiva a doação de esmolas. A campanha é uma ação afirmativa para a garantia de acesso aos serviços. Ela visa à criação de vínculo com o atendido e ao trabalho sobre as diversas causas que levam os indivíduos às ruas. A esmola oferece uma aparente e imediata solução, mas dificulta o acesso ao atendimento sistemático e contínuo que a rede socioassistencial tem condições de oferecer.”

Orientação

A orientação da Prefeitura é que, toda vez que for identificada pessoa em situação de rua, o indivíduo seja orientado a procurar o Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro), que é a porta de entrada da rede de serviços. Havendo dificuldade no estabelecimento de diálogo, a sugestão é o acionamento da Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146.

Já casos com agravamento de saúde, a indicação é o contato com o SAMU pelo telefone 192. No atendimento, os técnicos do serviço elaboram um Plano Individual de Atendimento (PIA), que traça estratégias, ouve os anseios e propõe acompanhamento amplo, intersetorial e contínuo.

Para o abrigamento, a Prefeitura compra ainda mais de 100 vagas, oferecidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nas modalidades casa de passagem, abrigamento institucional e república. Também são oferecidas oficinas de artesanato e as Feiras Pop, realizadas mensalmente no Paço Municipal, para a venda de produtos produzidos pelos atendidos e geração de renda.

Jundiaí

Intervenção Preventiva da APAE Jundiaí é investimento na saúde e desenvolvimento de bebês

O PIP não significa que o bebê terá alguma deficiência, mas sim que está recebendo o cuidado necessário para um desenvolvimento saudável.

Publicado

em

Foto: APAE de Jundiaí

O Programa de Intervenção Preventiva (PIP) da APAE de Jundiaí se destaca como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento saudável de bebês entre zero e dois anos. Com acompanhamento especializado em psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia, o PIP oferece às crianças de alto risco ferramentas para alcançar seu pleno potencial. Destinado a bebês que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento,…

Continuar lendo

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo
Publicidade