Projeto que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido é aprovado em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Projeto que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido é aprovado em Jundiaí

Votação foi unanime, com 18 votos a favor

Published

on

Atualizado há

Foto de fogos
Votação foi realizada na manhã desta terça-feira, 16 de junho (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na manhã desta terça-feira (16), aprovaram em sessão ordinária na Câmara Municipal o projeto de lei que proíbe a soltura de fogos com estampido em Jundiaí.

O projeto, de autoria do presidente da Casa, Faouaz Taha, e mais três vereadores, Paulo Sérgio Martins, Leandro Palmarini e Rafael Antonucci, visa saúde e bem-estar de animais domésticos, autistas, crianças, idosos, acamados e pessoas hospitalizadas.

O texto foi levado à votação pela terceira vez e, depois de duas rejeições (em 2017 e em 2019), passou por unanimidade, com 18 votos favoráveis. Confira:

Alguns vereadores propuseram ainda emendas para que eventos esportivos e religiosos fossem excluídos da regra do projeto, no entanto, elas foram rejeitadas pela maioria dos votos.

Em 2017, esse mesmo projeto de lei teve apenas cinco votos favoráveis. Em 2019, foi rejeitado por empate de 9 a 9.

Faouaz reforçou ainda que não haverá impacto no cenário econômico como circula em publicações nas redes sociais. “Como vamos gerar 1000 desempregos, como anda circulando nas redes, se temos uma única casa de fogos funcionando na cidade? Não queremos prejudicar ninguém e o projeto é claro em relação ao nível de pólvora e decibéis da proibição. A venda não é proibida. Fogos silenciosos e luminosos serão permitidos. Temos que pesar também o quanto de arrecadação temos com essa comercialização frente aos gastos do SUS ou da saúde com pessoas e animais afetados”, disse.

Para finalizar, o vereador detalhou que toda causa é importante. “Temos que parar com esse discurso vazio de que uma causa é melhor que a outra. Todas são importantes. Então não é importante falarmos da saúde de uma criança autista ou dos nossos animais?”.

O projeto de lei ganhou repercussão com a campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão‘ e apoio da sociedade nas redes sociais.

O Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente; a Comissão de Meio Ambiente da OAB Jundiaí; a Associação Mata Ciliar; a Associação de Veterinários de Jundiaí e Região e outras. Instituições sociais que atendem pessoas prejudicadas também pelos fogos barulhentos, não somente os animais, como Ateal, Apae, Grendacc e Bem-Te-Vi manifestaram apoio à campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’.

No Facebook do Tribuna de Jundiaí, 72% votaram a favor da proibição, o equivalente a 3,2 mil pessoas, e 1,2 mil pessoas votaram contra a proibição.

Em abaixo-assinado online da campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão‘, criada em 2018 pelo vereador Faouaz, mais de 2,8 mil pessoas manifestaram apoio ao projeto. Além disso, mais 1 mil assinaturas foram colhidas em pet shops da cidade.

Fiscalização

Em relação à fiscalização, é preciso ainda que o projeto seja sancionado pela prefeitura como lei e, se regulamentado, que tenha organizada essa ação pelo Executivo. Faouaz, no entanto, lembrou que a sociedade também pode ter papel nisso.

“Fiz a campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ justamente para somarmos à lei. Todos podem fiscalizar e evitar a soltura. A sociedade tem papel muito importante nessa conscientização”, afirma Faouaz.

Jundiaí

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos à prefeitura da cidade

No último encontro, Associação recebeu Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB)

Published

on

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos a prefeito
Foto: ACE Jundiaí/Divulgação

A ACE Jundiaí concluiu uma série de reuniões durante o mês de julho com os pré-candidatos à prefeitura da cidade. Esse ciclo de encontros teve como objetivo proporcionar um espaço para a apresentação das propostas de governo e responder a perguntas dos representantes da Associação Comercial Empresarial, incluindo diretoria, conselheiros, grupos de negócios e núcleos empresariais. Participação dos pré-candidatos A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem queda de índice de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

A Prefeitura de Jundiaí oferece acompanhamento às adolescentes grávidas, com equipe de pré-natal e, quando necessário, equipes multidisciplinares para suporte psicossocial.

Published

on

Jundiaí registra queda de gravidez na adolescência
Foto: Canva

Baseada em dados dos últimos cinco anos, Jundiaí registrou queda de gravidez na adolescência. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Analisando os dados por faixas etárias, observa-se a diminuição em todos os grupos: Entre 2019 e 2021, seis adolescentes de 13 anos deram à luz. Já entre 14 e 16 anos, a queda foi mais expressiva, com…

Continue Reading

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading
Advertisement