Projetos de incentivo fiscal ampliam oferta de aparelhos auditivos em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Projetos de incentivo fiscal ampliam oferta de aparelhos auditivos em Jundiaí

Publicado

em

Projetos de incentivo fiscal ampliam oferta de aparelhos auditivos em Jundiaí
Morador na Vila Maringá acredita que voltará a ter autonomia com o aparelho que receberá (Foto: Divulgação)

Ampliar a oferta de serviços para a população, em uma sociedade em que o aumento no número de idosos cresceu 26% entre 2012 e 2018, – segundo dados da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio -, é a busca constante da Prefeitura de Jundiaí e das entidades conveniadas.

Segundo dados da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio, o número de idosos em Jundiaí cresceu 26% entre 2012 e 2018.

Nesse contexto, o poder público e as entidades conveniadas buscam ampliar a oferta de serviços para a população. Para isso, a conquista de recursos, a partir de projetos baseados em incentivos fiscais, colaboram para a ampliação do atendimento.

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) conseguiu a aprovação, junto ao Ministério da Saúde (MS) pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), de projeto para a oferta adicional de 600 aparelhos auditivos para a população de Jundiaí.

“Desenvolver projetos bem embasados e submetê-los à análise dos órgãos que possuem linhas específicas para o auxílio ao financiamento é uma oportunidade de ampliar o atendimento. A ATEAL é um exemplo importante, já que desde 2013 é credenciada a apresentar projetos junto ao PRONAS. Isso tem auxiliado o atendimento aos pacientes de Jundiaí”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Atualmente a Ateal entrega para os munícipes de Jundiaí até 68 aparelhos mês, através de convênio pactuado com Município. Com o projeto, serão mais 300 pessoas até o encerramento da vigência do projeto, em maio de 2020.

Com uma média mensal de atendimento de 2,9 mil pessoas entre toda a região de Saúde de Jundiaí e mais 18 municípios (Atibaia, Bom Jesus dos perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra a Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti, Vargem Grande, Várzea Paulista), com prestação de consultas especializadas, testes auditivos e oferta de aparelhos, a superintendente da ATEAL, Marisa Pomilio, credita aos projetos incentivados o bom andamento do serviço.

“A ATEAL tem buscado e conquistado aprovações para projetos visando a melhoria do atendimento ao cidadão. Nosso trabalho é social, por isso, é necessário utilizar dos recursos disponíveis para qualificar cada vez mais a oferta”, argumenta.

Um dos pacientes que receberá o aparelho auditivo a partir do projeto aprovado pelo PRONAS é o aposentado Agostinho Martins da Cunha, 90 anos. O morador no Corrupira é Ministro Evangélico e a melhoria na audição fará toda a diferença para o desenvolvimento de sua atividade na igreja.

“Eu acabei sendo chamado anteriormente, mas como tinha deixado no cadastro o telefone de um parente, ele não me avisou e eu perdi a oportunidade. Agora, estou muito feliz em saber que terei um aparelho para ouvir as palavras dos pastores e dos irmãos”, explica.

Com 80 anos, José Alves da Silva, morador na Vila Maringá, acredita que voltará a ter autonomia com o aparelho que receberá.

“Eu não estou mais saindo de casa, pois tenho medo de não ouvir os barulhos dos carros. Esse aparelho vai ajudar muito, até para conversar em casa”, explica o aposentado.

Projetos

A ATEAL já emplacou um projeto para 2020, também pelo PRONAS/PCD, de mais 864 pacientes para Jundiaí. Para que isso seja realizado é necessário a captação de recursos para a execução, condicionado à publicação de Portaria Interministerial – entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia – que fixa o valor global máximo anual das deduções do Imposto de Renda correspondente às doações diretamente efetuadas em prol das ações e serviços desenvolvidos no âmbito os programas.

As empresas interessadas em fazer a destinação, podem entrar em contato direto com a instituição pelo email: [email protected] ou telefone 4523-4110 – ramal 216.

Segundo a técnica do MS da coordenação de Saúde da Pessoa com deficiência, Flávia da Silva Tavares, a entidade é exemplo para as demais.

“Em Jundiaí existem 36 instituições passíveis de buscarem o credenciamento para, então, cadastrar as iniciativas em busca de aprovação. Basta desenvolver um projeto bem embasado para conquistar a autorização. Outra medida importante, é que esteja alinhado com a administração do município, já que a atividade é diretamente relacionada à oferta ao cidadão”, explica.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade