Região do Rio Acima e Champirra ganham asfalto ecológico em estradas de terra
Conecte-se conosco

Jundiaí

Região do Rio Acima e Champirra ganham asfalto ecológico em estradas de terra

Foram realizados 37 km de asfalto ecológico em vias antes em terra, de um total de 42km nesta primeira fase

Publicado

em

Atualizado há

Asfalto ecológico em Jundiaí. (Foto: Divulgação)
A melhoria irá impactar principalmente na qualidade dos serviços de transporte. (Foto: Divulgação)

Em tempos de seca, a poeira. Se era a chuva que castigava, a lama fazia parte do pacote que atormentava a vida dos moradores na região do Champirra e no Rio Acima.

Esses bairros receberam investimentos no valor de R$ 12 milhões para a realização de 42 km de asfalto ecológico e durável em vias antes de terra. A Prefeitura de Jundiaí informa que já foram realizados 37 km nesta primeira fase.

“O investimento é o maior volume já realizado em toda história da cidade para a melhoria das estradas rurais”, informa o Executivo.

No mês de novembro, a previsão da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) é encerrar as obras nas vias da Chácara Betinha (Rio Acima), Corrupira e Portal do Medeiros, além do Paiol Velho, Jundiaí Mirim e Fernandes. 

“As vias asfaltadas como a Antonio Müller, no Rio Acima, a Gaetano Fagundes, no Champirra e a Santa Eliza, no Corrupira, são ligações importantes que ainda não contavam com asfalto. 

A melhoria irá impactar principalmente na qualidade dos serviços de transporte, garantindo segurança, rapidez e conforto, tanto para o sistema coletivo, quanto para os produtores rurais, para escoar a produção e demais veículos que trafegam pelos locais”, comenta o engenheiro da UGISP, Carlos Alberto de Souza, Diretor de Obras Públicas. 

Asfalto ecológico

O asfalto ecológico é feito com o solo e cascalho existente da própria estrada de terra a ser pavimentada. O serviço é executado através de um equipamento chamado “recicladora”, que mistura o solo existente, o estabiliza e compacta com rolos vibratórios, resultando em uma base com excelente capacidade de carga, sobre a qual é colocada a camada de revestimento asfáltico. 

Ainda são adicionados à matéria-prima, durante este processo, agentes estabilizadores como cimento ou espuma de asfalto. Dependendo do tipo de solo de cada estrada, podem ser acrescentados agregados reciclados produzidos pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí (Geresol), resultando em uma base de excelente capacidade de suporte. O revestimento final é feito com asfalto-borracha. 

Todas as vias asfaltadas têm garantia de 10 anos em durabilidade, sendo a empresa executora obrigada a reparar sem custos adicionais, qualquer local que porventura apresente algum tipo de problema. Outro ponto apontado como vantajoso no sistema ecológico é a economia que trará aos cofres públicos, já que serão economizados R$ 3 milhões ao ano, que eram investidos com o deslocamento de maquinários, funcionários e insumos para o nivelamento das vias em períodos de chuva ou secas prolongadas.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade