Rota Afro: participantes conhecem história da comunidade negra em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Rota Afro: participantes conhecem história da comunidade negra em Jundiaí

Iniciativa faz parte das ações de educação patrimonial da Cultura e apresenta pontos marcantes da presença da população negra

Published

on

Atualizado há

Participantes e artistas da Rota Afro caminham pelo Centro até a frente do Museu Solar do Barão. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Neste sábado (13) aconteceu mais uma edição da Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. O programa cultural faz parte das ações de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura e apresenta aos participantes pontos marcantes da presença da população negra na cidade. No dia 13, data que marca os 135 anos da assinatura da Lei Áurea, a proposta também foi fazer uma reflexão sobre o fato.

O administrador Willian Luiz de Assis Souza, de 36 anos, participou e aprovou os pontos apresentados pela equipe da Cultura e afirma que a iniciativa ajuda a mitigar o apagamento da história negra na sociedade. “Jundiaí é tradicionalmente italiana, mas a comunidade negra tem uma grande relevância na construção e no desenvolvimento da cidade. Essas ações culturais são fundamentais para que a história não seja esquecida e mantenha viva a memória dos nossos ancestrais”, diz.

Grupo é acompanhado por monitores, que contam as histórias representadas em cada ponto. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A rota é dividida em duas etapas. Ela é iniciada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e segue para o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Na segunda etapa, os pontos de parada são as praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), onde é contada a história da igreja Nossa Senhora do Rosário e a sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes. Ela termina em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, onde há o relato das vivências de Nhá Lau e Tia Custódia, mulheres escravizadas que viveram até o início do século 20.

“O Departamento de Patrimônio Histórico atua no desenvolvimento de ações educativas em relação aos patrimônios de Jundiaí. A Rota Afro está inserida nesse contexto e tem como objetivo a manutenção da história, bem como a preservação de lugares e da memória da comunidade negra”, afirma o Diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Elizeu Marcos Franco.

Jundiaí

Hospital São Vicente de Jundiaí atinge nível máximo em certificação de qualidade

Insituição se torna referência nacional em saúde após conquista do selo Diamante

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, junto com a UTI Móvel e jardins.

Na última semana, o Centro de Trauma do Hospital São Vicente (HSV) conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).  Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza encontro sobre Cuidados com a Pessoa Idosa em outubro

Programação é aberta ao público externo e taxa de inscrição é de R$ 60,00. Veja como se inscrever!

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, em Jundiaí. Com jardim e céu azul ao fundo.
Hospital São Vicente promove III Encontro Multidisciplinar em outubro (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí (SP), possui um papel muito importante na educação e desenvolvimento de estudantes de diversas áreas assistenciais. E pensando nisso, no mês de outubro, a unidade promoverá a 3ª edição do Encontro Multidisciplinar com o tema ‘Cuidados com a Pessoa Idosa’.  O evento será realizado no sábado, 5 de outubro, das 8h às 16h30,…

Continue Reading

Jundiaí

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna

O lançamento da obra do escritor e professor jundiaiense, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, acontecerá na Livraria Leitura, no Maxi Shopping Jundiaí, neste sábado, 21 de setembro.

Published

on

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor e professor de Jundiaí, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, está prestes a lançar mais uma obra que promete instigar reflexões sobre a história da arte. No próximo sábado, dia 21, a partir das 16h, o livro "A influência marxista-leninista na arte moderna" será apresentado na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí. A obra, que surge como um…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP realiza evento com foco em sustentabilidade e inovação empresarial em Jundiaí

O “Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos” aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP.

Published

on

Evento Sebrae-SP
Foto: Sebrae-SP

No mês de agosto, Jundiaí foi palco de um evento voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla traduzida do inglês que abrange questões ambientais, sociais e de governança. O Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP,…

Continue Reading

Jundiaí

Radiação ultravioleta atingirá risco extremo na sexta-feira (20) em Jundiaí

Esse índice varia de zero a 11, sendo que, em níveis extremos, como o previsto para Jundiaí, a radiação ultravioleta pode causar sérios danos à pele.

Published

on

Av. Jundiaí com céu já claro, indicando sinais de radiação ultravioleta
Foto: Leandro Souza

A cidade de Jundiaí estará sob a influência do índice ultravioleta (IUV) extremo, atingindo o nível 11 a partir de sexta-feira (20), de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é que a radiação ultravioleta permaneça até domingo (22). Impactos da radiação ultravioleta O IUV…

Continue Reading
Advertisement