O primeiro convênio da história, entre a Mata Ciliar e a Prefeitura de Várzea Paulista, foi firmado na tarde desta quinta-feira (11), no gabinete do prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga.
Com isso, a ONG passa a ter mais e melhores condições de atender a cidade no acolhimento de animais silvestres em situação de risco presentes no município, como por exemplo, os casos dos animais que fogem de queimadas.
A ONG sempre atendeu a cidade dentro do possível. Um exemplo disso, aconteceu na quarta-feira (10), na qual a instituição acolheu um macaco sagui que sofreu uma descarga elétrica. Com o convênio, as ações agirão de forma mais rápida e eficiente, o que permitirá salvar mais animais.
Para o presidente da Mata Ciliar, Jorge Bellix de Campos, é muito bom constatar que o prefeito e a administração municipal reconhecem o trabalho e apoiam a causa da associação. Ele também elogiou os servidores da equipe de Bem-Estar Animal, atuantes nesse tipo de cuidado por parte da Prefeitura. Segundo Campos, esses profissionais são muito importantes e compõem o patrimônio ecológico do município, que tem destaques como a Serra do Mursa e o cultivo de orquídeas.
“Qualidade de vida para a população inclui o meio ambiente como um todo. Estamos aqui fazendo parte da história de Várzea Paulista. Ficamos felizes por isso e agradecemos à sua gestão a assinatura do convênio”, disse Jorge. “Muito obrigado! Estamos lá à disposição para a sua equipe, cujo trabalho não é fácil, mas que juntos conseguimos fazer”, complementou o presidente da Mata Ciliar. “Estamos aqui nessa parceria procurando desenvolver um trabalho que melhore as condições desses animais para que possam ter o conforto necessário sempre que necessário”, finalizou.
O prefeito agradeceu os trabalhos já prestados pela ONG à cidade e celebrou a conquista do contrato. “Que bom que conseguimos fazer um contrato! Várzea Paulista nunca teve esse prazer. Acompanho isso nos meus 30 anos de vida pública. Não poderíamos perder a oportunidade demonstrada pelo gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, da importância do convênio com a Mata Ciliar. Agradeço por, mesmo sem contrato, vocês já atenderem nossa cidade dentro do possível”, declarou Braga.
Afonso, que cuidou das questões contratuais ao longo das negociações para firmar o convênio, também comemorou o momento histórico. “Sou muito grato pela maneira como vocês se prontificaram a atender a equipe de nossa pasta, ao longo das tratativas, demonstrar todo o profissionalismo de vocês, e, agora, formalizarem essa parceria”, afirmou o gestor.
ONG se fortalece com a parceria
De acordo com a coordenadora da associação, Cristina Harumi, a formalização da parceria também ajuda a ONG no empenho para conseguir se manter com uma de suas sedes, em Jundiaí. “O convênio aumenta nossa força e é mais uma mostra da credibilidade e importância ambiental na região, como argumentos em nossa luta para nos mantermos em Jundiaí”, afirmou.
O vice-prefeito de Várzea Paulista, Fernando Pasqualino, participa de questões sociais há muitos anos e, até mesmo, chegou a auxiliar a veterinária da Prefeitura Nanci Martinuzzo, hoje membro da equipe de Bem-Estar Animal da cidade, em alguns resgates. “Dedicar a vida aos bem-estar dos animais é algo para todas as horas. Todo mundo que tem carinho pelos animais sabe que, ao receber um chamado, não sossega enquanto não é feito o resgate. É um prazer enorme firmar essa parceria; é um reconhecimento por tudo que já fizeram pela cidade”.
Outros passos importantes
Além desta parceria, a Prefeitura tem investido em ações como a castração de cães e gatos, e está em tratativas para a licitação da reforma para a implantação do Cebea (Centro de Bem-Estar Animal).
Avise a Prefeitura
Para informar a Prefeitura sobre a presença de animais silvestres sob risco, entre em contato com a Guarda Ambiental, pelo telefone 153 ou 0800 770 0811. O atendimento é feito todos os dias, a qualquer horário.
Com o objetivo de prevenir incêndios florestais em áreas de cobertura vegetal, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Segurança Pública e da Defesa Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (16) uma reunião estratégica com fiscais municipais e o gestor executivo de Serviços Públicos, Saulo de Melo Prado. A ação visa evitar a recorrência dos incêndios…
Uma operação contra alcoolemia realizada no último sábado (12), em Várzea Paulista (SP), abordou 909 veículos na Avenida Fernão Dias Paes Leme e resultou em 13 recusas de motoristas ao teste do bafômetro. A fiscalização, promovida pelo Detran-SP, faz parte de um conjunto de ações para reduzir acidentes provocados pelo consumo de álcool ao volante. De acordo com o Código…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade