Sete em cada dez brasileiros acreditam em fake news sobre vacinas
Connect with us

Jundiaí

Sete em cada dez brasileiros acreditam em fake news sobre vacinas

Pesquisa foi feita com 2 mil pessoas nas cinco regiões do país

Published

on

mão de mulher segurando dose de vacina com fundo desfocado
Pesquisa foi feita pela sociedade médica em parceria com a organização não governamental Avaaz (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Dez afirmações falsas recorrentes sobre vacinas foram apresentadas a mais de 2 mil entrevistados nas cinco regiões do Brasil, e o resultado preocupa a Sociedade Brasileira de Imunizações: mais de dois terços (67%) disseram que ao menos uma das informações era verdadeira.

A pesquisa foi feita pela sociedade médica em parceria com a organização não governamental Avaaz. Os questionários foram aplicados pelo Ibope entre 19 e 22 de setembro deste ano.

Entre os entrevistados, apenas 22% conseguiram identificar que as dez afirmações eram falsas. Mais 11% não souberam ou não responderam.

Para 24% dos entrevistados, “há boa possibilidade de as vacinas causarem efeitos colaterais graves”, quando, na verdade, os efeitos adversos graves são raríssimos.

A segunda afirmação falsa mais recorrente foi “há boa possibilidade de as vacinas causarem a doença que dizem prevenir”, com 20% de concordância – uma em cada cinco entrevistas.

Apesar de as gestantes terem um calendário específico de vacinação formulado pelo Ministério da Saúde, 19% dos entrevistados concordaram com a afirmação falsa de que “mulheres grávidas não podem se vacinar”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, chama a atenção que mesmo afirmações absurdas tiveram concordância de parcelas consideráveis dos entrevistados. Para 14%, é correto afirmar que “O governo usa vacinas como método de esterilização forçada da população pobre”, e 12% disseram que “contrair a doença é, na verdade, uma proteção mais eficaz do que se vacinar contra ela”.

Entre os entrevistados, 13% assumiram que deixaram de se vacinar ou deixaram de vacinar uma criança sob seus cuidados. Os motivos para essa ausência incluem falta de planejamento (38%) e difícil acesso aos postos de vacinação (20%), mas também foram citados o medo de ter um efeito colateral grave (24%), o medo de contrair a doença através da vacina (18%) e alertas e notícias vistos na internet (9%). Cada entrevistado citou até três motivos.

“Fica constatado que as pessoas estão recebendo muita informação inadequada, e que essa informação inadequada tem circulado com cada vez maior frequência. Com certeza, é mais um dos motivos que tem impactado as nossas coberturas vacinais”, afirma Cunha.

(Agência Brasil)

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí começa Liquidação ’96 horas de Máxima Loucura’ essa semana

Os quatro dias com promoções imperdíveis em diversas lojas do empreendimento começam nesta quarta-feira (15). Saiba mais.

Published

on

Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

A aguardada Liquidação "96 horas de Máxima Loucura" do Maxi Shopping Jundiaí começa nesta quarta-feira (15) e seguem até domingo (19), oferecendo oportunidades realmente vantajosas em diversas lojas. A campanha promete descontos e preços bastante atrativos em uma variedade de produtos, além de facilidades de pagamento. Os clientes podem se antecipar e conferir algumas das promoções através da redes sociais do…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Coral Divino em Canto abre inscrições para novos integrantes; participe!

As inscrições estarão abertas até o dia 25 de janeiro; os ensaios acontecem nas quintas-feiras, das 19h30 às 22h, no Colégio Divino Salvador.

Published

on

Coral Divino em Canto
Foto: Divulgação

O Coral Divino em Canto, projeto musical mantido pelo Colégio Divino Salvador, em Jundiaí, está com inscrições abertas para novos integrantes. Desde sua criação, em 1998, o coral tem sido uma referência na cena musical local, oferecendo aos participantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades vocais em um ambiente acolhedor e dinâmico. As inscrições para novos integrantes estão abertas até…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí anuncia mais vagas em creches para 2025; confira

“Nosso desejo é atender com o máximo de qualidade possível as importantes demandas no município”, disse a secretária de Educação, Priscila Costa.

Published

on

Alunos pequenos almoçando em sala de creche, mostrando a ampliação de vagas nas creches de Jundiaí com reformas e novas obras
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí anunciou detalhes sobre o processo de matrícula para creches no município em 2025. As Escolas Municipais de Educação Infantil e Instituições contratadas pela gestão atendem crianças de 4 meses a 3 anos de idade, em período integral ou parcial, conforme a disponibilidade e organização das Unidades Escolares. Planejamento para ampliação de vagas De acordo com a…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo