Segunda etapa de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18)
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Segunda etapa de vacinação contra sarampo começa nesta segunda-feira (18)

Confira os locais e horários onde a campanha de vacinação será realizada em Jundiaí

Publicado

em

Enfermeira vacinando mulher adulta
Desta vez, o público alvo é a população de 20 a 29 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí inicia nesta segunda-feira (18) a segunda fase da campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. Desta vez, o público alvo é a população de 20 a 29 anos.

A imunização é gratuita e será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte, durante o horário de funcionamento dos equipamentos, inclusive com atendimento no período da noite naqueles que possuem o serviço.

A enfermeira da Vigilância Epedemiológica, Maria do Carmo Possidente, explica que o objetivo é vacinar quem não possui a caderneta de vacina ou estiver em atraso.

“Nessa faixa etária, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses. Para os que não têm caderneta, é indicado iniciar também o esquema de dupla adulto e hepatite B. Não temos uma meta, porque sabemos que muitas pessoas já estão vacinadas. Porém, é importante que o público da campanha procure as UBSs para avaliação da caderneta de vacinas e, se necessário, receber a vacina”, destaca.

No dia 30 de novembro, sábado, acontecerá o dia D, que é oferecido como uma oportunidade a mais para participar da campanha. As UBSs Hortolândia, Tamoio, Rami e a Clínica da família funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra o sarampo.

Crianças

Para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, foi realizada Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo entre os dias 7 e 25 de outubro.

Como a cobertura no município é considerada satisfatória, o Ministério da Saúde não estabeleceu meta para a cidade. A ação também foi uma chamada para validação de carteiras de vacinação do público entre 6 meses e menores de 5 anos.

De acordo com a VE, em Jundiaí, as crianças menores de 5 anos possuem índice de vacinação de 100% da população, em seus respectivos anos de nascimento.

A importância e atenção dos pais e responsáveis deve ser para os bebês menores de um ano, que passaram a ser vacinados a partir dos 6 meses. Neste público em específico, Jundiaí conta com 86% de cobertura.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade