Toque de recolher, teletrabalho e delivery. Confira o que muda com a fase emergencial em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Toque de recolher, teletrabalho e delivery. Confira o que muda com a fase emergencial em Jundiaí

A partir de segunda-feira (15), está definido o toque de recolher entre 20h e 5h. Delivery é permitido para diversos serviços do comércio, porém a retirada só é permitida através do drive-thru

Published

on

Atualizado há

Foto aérea de Jundiaí. (Foto; Divulgação)
As medidas valem a partir de segunda-feira (15) e seguem até o dia 30. (Foto: Divulgação)

Jundiaí se prepara para entrar na fase mais restritiva do Plano São Paulo a partir das 0 horas desta segunda-feira (15). O novo decreto específico da fase emergencial foi publicado pela Prefeitura de Jundiaí, nesta sexta-feira (12), alinhado ao Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, do Governo do Estado de São Paulo. As medidas seguem até o dia 30.

Entre as mudanças estão a limitação do horário de funcionamento de serviços essenciais e a suspensão das atividades presenciais nas escolas estaduais. As aulas presenciais nas escolas municipais também estão suspensas. A Unidade de Gestão de Educação (UGE) já informou os servidores da pasta sobre a decisão, segundo o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, durante entrevista à TVTEC Jundiaí.

O delivery segue permitido para os serviços de retirada de alimentos, lojas de material de construção, comércio em geral, restaurantes, bares e padarias, porém retirada dos produtos nos estabelecimentos está vetado. Nestes casos, somente ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega na casa do comprador por delivery.

No caso de mercearias e padarias, podem funcionar seguindo as regras de supermercados, com proibição de consumo no local. Nos supermercados, a recomendação de escalonamento de horário para os funcionários utilizarem o transporte público para irem ao trabalho (9h às 11h).

Neste período de 15 dias, lojas terão que fechar, assim como igrejas que só poderão receber fieis de forma individual. Jogos de futebol e outras esportes coletivos também não poderão acontecer.

Entre as atividades decretadas a serem realizadas por home office estão: escritórios em geral e atividades administrativas; repartições de administração pública, com exceção dos serviços públicos essenciais; serviços de Tecnologia da Informação; e telecomunicações.

No setor de hotelaria fica proibido o funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis. A alimentação é permitida somente nos quartos.

Toque de recolher e transporte público

Também será adotado um toque de recolher entre 20h e 5h. Nesse horário é proibido a circulação.

No transporte coletivo, a recomendação de escalonamento de horário para os trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários de entrada indicados são das 5h às 7h para profissionais da indústria, 7h às 9h para os de serviços e 9h às 11h para os do comércio.

Nos horários de maior fluxo de usuários, as concessionárias de transporte público deverão manter frota suficiente para cumprimento da demanda, devendo ser monitorado de forma permanente pela equipe de fiscalização da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

Combate ao vírus

A nova fase tem o objetivo de conter o avanço da pandemia e os números de novos casos e internações em crescimento na cidade. Com a medida, o poder público espera reduzir a movimentação da população e, consequentemente, do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid19.

CLIQUE AQUI E LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA.

Nos últimos 14 dias, Jundiaí vivencia crescimento das contaminações e necessidade de internações. Somente no mês de março, o crescimento da necessidade de leitos públicos exclusivos COVID-19 foi de 84%. Nesta quinta-feira (11), com a ampliação de leitos em parceria com o Hospital Regional (HR), na comparação com o início do ano, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) ampliou em 105% a oferta de leitos dedicados, internos à estrutura.

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content