Vacinação Covid19: relembre das comorbidades habilitadas e comprovações necessárias
Conecte-se conosco

Jundiaí

Vacinação Covid19: relembre das comorbidades habilitadas e comprovações necessárias

Novos grupos prioritários poderão agendar a primeira dose da vacina a partir desta terça-feira (11).

Publicado

em

Vacinação contra Covid-19 em Jundiaí.
Vacinas serão aplicadas em postos fixos, UBSs e em clínicas de atendimento de diálise (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, a campanha de vacinação contra a Covid19 iniciará a inclusão de novos grupos prioritários de pessoas com comorbidades. O agendamento foi liberado pela Prefeitura de Jundiaí a partir desta terça-feira (11).

Até a noite de ontem (10), gestantes com comorbidades poderiam ser imunizadas. No entanto, na manhã dessa terça-feira, a Anvisa enviou um ofício ao Ministério da Saúde, recomendando a suspensão imediata da vacinação de mulheres grávidas, utilizando a vacina Oxford/Astrazeneca.

Dessa forma, Jundiaí seguiu as recomendações e a prefeitura da cidade cancelou a vacinação deste público. Confira as condições habilitadas para receber a vacina e as comprovações necessárias para o agendamento:

Pessoas entre 55 e 59 anos e comorbidades citadas abaixo:

  • Qualquer indivíduo com diabetes.
  • Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR): Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos antihipertensivos.
  • Hipertensão Arterial Estágio 3: PA sistólica 180mmHg e/ou diastólica 110mmHg ≥ independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.
  • Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade: PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.
  • Insuficiência Cardíaca (IC) com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.
  • Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.
  • Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).
  • Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).
  • Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).
  • Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.
  • Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.
  • Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).
  • Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.
  • Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).
  • Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.
  • Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.
  • Hemoglobinopatias graves: Doença falciforme e talassemia maior.
  • Obesidade mórbida: Índice de massa corpórea (IMC) 40 kg/m ≥ 2.
  • Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Esse público deverá agendar a vacinação pelos canais digitais da Prefeitura (App Jundiaí e site) e apresentar documento que comprove a comorbidade no dia da aplicação. Serão aceitos: Receita médica ou relatório médico com CRM legível (constar doença com CID correspondente). A aplicação será realizada em postos fixos à escolha do usuário no momento do agendamento.

  • Puérperas (com até 45 dias após o parto) com comorbidades e com idade acima de 18 anos. Devem apresentar receita médica, relatório médico com CRM legível (constar doença ou CID correspondente) e certidão de nascimento da criança.
  • Transplantados de medula óssea ou órgãos sólidos devem apresentar receita médica ou relatório com CRM legível (constar doença ou CID correspondente).
  • Síndrome de down com idade a partir de 18 anos. Não é necessária apresentação de documentos.
  • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) entre 55 a 59 anos devem apresentar o comprovante do benefício recebido.

Pessoas nestes grupos realização o agendamento via Central de Agendamento de Consulta (CAC), no telefonme 4531-8670. A aplicação da vacina será em sua UBS referência.

Pessoas em tratamento de hemodiálise e diálise peritonial com mais de 18 anos serão vacinadas nas clínicas de diálise, sem a necessidade de agendamento por canal da Prefeitura.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade