CineSolar atrai mais de 400 pessoas ao Parque Guarani em Várzea Paulista
Connect with us

Várzea Paulista

CineSolar atrai mais de 400 pessoas ao Parque Guarani em Várzea Paulista

Experiência contou com a participação de autoridades, moradores locais, professores e estudantes em um espaço inclusivo e acolhedor.

Published

on

Atualizado há

As duas sessões dos curtas-metragens contaram com 170 pessoas presentes (Foto: Divulgação/CineSolar)

Nesta terça-feira (20), o CineSolar – primeiro cinema itinerante movido a energia solar do país – proporcionou uma experiência incrível para crianças, jovens e adultos em Várzea Paulista. Durante o evento, na quadra do Parque Guarani, em Várzea Paulista, moradores da cidade prestigiaram emocionantes momentos de cinema ao ar livre. O público assistiu a curtas-metragens adaptados para pessoas com deficiência auditiva e/ou visual; e à divertida animação Wall-E, da produtora Pixar (Disney). Foram mais de 400 espectadores em duas sessões.

O programa é realizado pela Brazucah Produções e Secretaria Estadual de Cultura, viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural). Além disso, conta com o patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura de Várzea Paulista.

As sessões distribuíram pipoca e o público visitou o furgão, que carrega todo o cinema. O veículo ainda se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O CineSolar utiliza energia solar para alimentar seu equipamento de projeção, trazendo uma alternativa ecologicamente correta para a diversão cinematográfica.

Programação exibida

A animação “Wall-E”, longa premiado pelo Oscar em 2009, aborda temas relevantes sobre degradação do meio ambiente, consumismo e poluição. A exibição contou com 266 espectadores. O público também assistiu a cinco curtas-metragens divertidos e cheios de lições importantes. Confira:

“De Onde Vêm Os Dragões?” é a história da força do amor de uma mãe que é colocado à prova. Já o curta “O Gigante” trouxe uma reflexão a respeito da relação entre pais e filhos quando a fase adulta chega.
Uma reflexão sobre o desmatamento e destruição ambiental é o que aborda o curta-metragem “Plantae”, produzido em 2019. E os curtas-metragens “O véu de Amani” e “Lily’s Hair” abordam temas importantes como as diferenças culturais e religiosas entre países distintos, autoestima e negritude.
As duas sessões dos curtas-metragens contaram com 170 pessoas presentes.

O evento atraiu moradores do bairro e contou também com a presença dos alunos da Escola Estadual Professora Lavínia Ribeiro Aranha (Jardim Bertioga), que estiveram acompanhados por uma equipe de professores dedicados. Também prestigiaram a exibição a gestora executiva municipal de Cultura e Turismo, Renata Câmara, a diretora municipal de Cultura, Marília Petean, o chefe municipal de Atividades Culturais, Alcides Ribeiro Junior, o diretor municipal de eventos, Jota Moreira, e o patrocinador da iniciativa, Fernando Monteiro.

Mais sobre o CineSolar

O programa proporciona uma oportunidade ímpar de unir entretenimento e educação, promovendo a reflexão sobre temas abordados nos filmes exibidos. É uma iniciativa que alia diversão e aprendizado, estimula a imaginação e proporciona acesso à cultura e lazer de forma inclusiva, promovendo interação entre as pessoas e o meio ambiente.

O veículo tem placas fotovoltaicas no teto, 110 cadeiras e banquetas e sistemas de energia e armazenamento que garantem 20 horas de autonomia e funcionamento, e o próprio conjunto de som e imagem, que inclui a tela. O furgão também se transforma em uma rica estação móvel de conhecimento.

Várzea Paulista

Começa período para solicitação da isenção de IPTU para aposentados e pensionistas

Os pedidos aprovados terão validade de dois anos (2025 e 2026), sendo necessário um novo cadastro somente após o período.

Published

on

Carnê de IPTU de Várzea Paulista
Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Os aposentados e pensionistas de Várzea Paulista podem realizar o cadastro para análise do benefício de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) até o dia 31 de julho. Os pedidos aprovados terão validade de dois anos (2025 e 2026), sendo necessário um novo cadastro somente após o período. Os interessados devem apresentar a cópia dos documentos obrigatórios informados…

Continue Reading

Várzea Paulista

Telecentros de Várzea Paulista abrem inscrições para cursos gratuitos do segundo semestre

As aulas serão realizadas de segunda a sábado, com 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos

Published

on

Telecentros: jovens estudando no computador
São 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos. Foto: Canva

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Educação, abre as inscrições para os cursos gratuitos dos Telecentros da Praça CEU e do Espaço Cidadania. As aulas serão realizadas de segunda a sábado, com 84 vagas disponíveis divididas entre os cursos. Cursos disponíveis e carga horária Lógica de Programação com Linguagem Python: 30 horas VBA (Visual Basic…

Continue Reading

Várzea Paulista

Cobra falsa-coral é encontrada atrás de máquina de lavar em Várzea Paulista

Após ser resgatada, a serpente foi solta em uma área de preservação. Saiba mais.

Published

on

Cobra falsa-coral encontrada em Várzea Paulista
Foto: Defesa Civil de Várzea Paulista

No último sábado (13), a Defesa Civil de Várzea Paulista resgatou uma cobra falsa-coral encontrada atrás de uma máquina de lavar de uma casa, no Jardim Bahia. Cobra falsa-coral resgatada De acordo com a corporação, a ação teve apoio dos bombeiros voluntários do município. Assim, após o resgate, o animal foi retirado da residência. Biólogos confirmaram a espécie da cobra…

Continue Reading

Várzea Paulista

Vira-lata caramelo é resgatado após cair em poço de 12 metros em Várzea Paulista

Cão foi salvo por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Bem-Estar Animal da cidade. Interessados podem adotar o pet.

Published

on

Vira-lata caramelo é resgatado após cair em poço de 12 metros em Várzea Paulista
O cachorro foi avistado por pessoas que faziam trilha na mata da região (Foto: Defesa Civil de Várzea Paulista)

Um cachorro vira-lata caramelo foi resgatado após cair em um poço de 12 metros de profundidade em Várzea Paulista. O caso aconteceu nesta segunda-feira (15), na região da Serra do Mursa e mobilizou equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Bem-Estar Animal da cidade. O vira-lata caramelo foi avistado por pessoas que faziam trilha na mata da região. Elas…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista: Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual de 2025 já tem data marcada

Reunião é aberta ao público e será realizada nos dias 17 e 21 de agosto, no Auditório da Praça CEU. Veja como participar.

Published

on

Várzea Paulista aérea

A Prefeitura de Várzea Paulista convida a comunidade para participar da Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025. A LOA é a lei que define as receitas e fixa as despesas do município para o próximo ano, determinando como o governo irá arrecadar e aplicar os recursos públicos, além de definir as prioridades, ações, metas, projetos e atividades a…

Continue Reading
Advertisement