Connect with us

Várzea Paulista

Escola de música de Várzea Paulista faz orquestra com materiais recicláveis

Projeto visa estimular a musicalização e sustentabilidade com as crianças.

Published

on

Atualizado há

A escola de música de Várzea Paulista, Musicarte, oferece uma oficina a seus alunos que une a musicalização e sustentabilidade através dos instrumentos. O projeto tem por objetivo despertar o interesse das crianças pela música e ao mesmo tempo promover uma conscientização ambiental.

No lugar dos tradicionais violões, flautas e tambores, as crianças têm a oportunidade de tocar instrumentos criativos e sustentáveis. A turma transformou garrafas plásticas em flautas, latas em tambores rítmicos e até mesmo sementes, se tornam chocalhos.

O professor Otiniel Alves conduz as aulas de maneira lúdica e interativa, com atividades musicais práticas que estimulam a criatividade e o aprendizado dos pequenos. Otiniel, que dirige o projeto, destaca o quanto a iniciativa pode aproximar a família e dar a todos um senso ambiental.

“Quando você apresenta a possibilidade de ter um instrumento musical feito com materiais que já temos em casa e com recursos que a própria natureza nos proporciona, você consegue explorar a musicalidade daquela criança e faz com que ela leve essa ideia para seus pais, proporcionando uma interação familiar que aproxima”, destacou.

O professor incentivou que as famílias reproduzam a ideia em suas casas, reaproveitando embalagens plásticas e de alumínio, tampas de garrafas e canos de PVC. Assim, auxiliam no desenvolvimento musical infantil, coordenação motora e ensinando desde já a importância da reciclagem.

Crianças aprovam a iniciativa

A aluna Lorena, de 8 anos, ficou muito animada com o projeto. “O que eu mais gosto é de tocar a flauta de cano. A aula é muito legal, e eu também gosto de tocar em casa com meu pai”, disse a pequena música.

A escola está sob coordenação de Thiago Costa, com apoio da diretora de cultura, Marli Petean.

Várzea Paulista

Várzea Paulista: projeto da nova estação ferroviária é apresentado à Comissão de Patrimônio

Projeto da nova estação ferroviária de Várzea Paulista une modernização e preservação do patrimônio histórico, com aval da Comissão Cultural.

Published

on

A cidade de Várzea Paulista deu um passo importante rumo ao futuro da mobilidade urbana e preservação de sua memória ferroviária. Em encontro realizado na última quinta-feira (24), a Prefeitura, por meio da Unidade Gestora Executiva Municipal de Cultura e Turismo, apresentou à Comissão Municipal de Patrimônio Cultural o projeto de ampliação da Estação Ferroviária, que inclui a construção de…

Continue Reading

Várzea Paulista

Várzea Paulista intensifica combate à dengue com nebulização em imóveis no Jardim Promeca

Mutirão de combate ao Aedes aegypti no Jardim Promeca reforça medidas de prevenção à dengue; Várzea Paulista já soma 744 casos em 2025.

Published

on

A Prefeitura de Várzea Paulista segue reforçando as ações de combate à dengue. No último sábado (26), a Unidade Gestora Municipal de Saúde realizou uma operação de controle químico com nebulizadores portáteis UBV nos imóveis situados às margens do córrego da Avenida Itália, no Jardim Promeca. A iniciativa visa eliminar mosquitos adultos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e…

Continue Reading
Pular para o conteúdo