Professora constrói cadeira de rodas de PVC para ensinar inclusão aos alunos em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Professora constrói cadeira de rodas de PVC para ensinar inclusão aos alunos em Várzea Paulista

Com a iniciativa da Tânia Regiane, na CEMEB Zilda Arns, foi possível identificar a falta de acessibilidade da unidade e trazer melhorias

Publicado

em

Atualizado há

Professora constrói cadeira de rodas de PVC para ensinar acessibilidade aos alunos em Várzea Paulista
Professora constrói cadeira de rodas de PVC para ensinar inclusão aos alunos em Várzea Paulista (Foto: Reprodução/Prefeitura de Várzea Paulista)

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado no próximo 21 de setembro, assim a campanha do Setembro Verde lançou a seguinte pergunta: “O que eu posso fazer para garantir uma sociedade mais inclusiva?”. 

Pensando nesta questão, a professora da CEMEB Zilda Arns, em Várzea Paulista Tânia Regiane, com ajuda do marido construiu uma cadeira de rodas feita de canos de PVC, que tem feito sucesso na escola. 

Iniciativa faz parte do projeto ‘Acessibilidade para todos e em todos os lugares’. “Eu quis trabalhar a inclusão na minha sala. Na escola não havia cadeirante, mas todo ano tem algum tipo de inclusão, então eu queria que as crianças soubessem lidar com a situação”, explica. 

Ela também conta que explicou aos alunos vários tipos de deficiência, como é o caso da professora Albano, que é deficiente física e usa muletas para se locomover, pois teve paralisia infantil. 

“Ela veio até nossa sala, conversou com as crianças, mostrou o aparelho, falou sobre sua deficiência e suas dificuldades, mas também falou o que ela consegue fazer, porque estamos falando de pessoas diferentes em algumas coisas, mas que conseguem fazer tudo o que a gente faz, temos que ter um olhar para essas pessoas”, afirma.

Inclusão na sala de aula

Como ela queria ensinar sobre inclusão para as crianças, ela decidiu construir uma cadeira de rodas que coubesse uma boneca. Ela consultou o marido, comprou os canos, desenhou o projeto da cadeirinha. 

“Conseguimos construí-la e deu tão certo que minha filha gostou e pediu ao meu marido para construir um carrinho de bonecas para ela também de cano de PVC, de tanto sucesso que acabou fazendo”, revela.

No ‘Acessibilidade para todos e em todos os lugares’ as crianças cuidam do boneco, que é considerado um aluno. “Quem cuida dele é o ajudante do dia, que fica encarregado de levar o boneco para merenda, para aula de educação física. Eles fazem de conta que é um aluno de verdade. O que trabalho com eles é que não é um boneco, é como se fosse uma criança da idade deles que está na cadeira de rodas”, detalha. 

Os alunos nomearam o boneco de Luca, por conta do personagem da turma da Mônica que também é deficiente físico. Como há dois anos a unidade escolar não tinha acessibilidade, os alunos andaram com Luca pela escola observando o que poderia ser transformado – parque, pátio, banheiro, entre outros locais. 

“Fizemos roda de conversa para ver o que a escola tinha que melhorar para que um cadeirante pudesse usá-la ou outra pessoa que tivesse algum tipo de deficiência. Então fizemos uma reunião com a diretora Silvia e as crianças listaram o que poderia ser feito”.

Hoje, com a escola adaptada e acessível, foi possível fazer o mesmo percurso com facilidade. Além disso, a turma também aprendeu sobre as placas de identificação (de deficiente físico, idoso, grávida, entre outras) e colocaram as placas no banheiro exclusivo aos cadeirantes na escola.

Agora, na turma desse ano, é a vez da boneca Ana. “Eu mesma escolhi o nome Ana porque não tinha ninguém com a letra A. Então disse para os alunos: ‘nós vamos receber uma aluna nova na nossa sala e quero que vocês a recebam muito bem’. Nesse momento, saí da sala e voltei com a Ana na cadeirinha de rodas”, relembra. 

Ela também explicou à nova turma que era para tratar a boneca como uma criança. “Nada de tirar da cadeira e pegar no colo, ela é uma amiguinha”, disse. “Na hora dos jogos eles colocam pecinhas para ela, quando vão beber água fazem de conta que estão dando água para ela, no parque brincam de comidinha, na educação física colocam ela na roda de brincadeiras”, completa a professora.

Várzea Paulista

Várzea Paulista arrecada cerca de 100 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Entre os itens doados estavam roupas, itens de higiene e limpeza, cobertores, alimentos e água

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Em ação da Prefeitura de Várzea Paulista, através do Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas cerca de 100 toneladas em doações para ajudar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Entre os itens doados, foram recebidos produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores, água mineral, ração e alimentos não perecíveis. Com a ajuda de servidores para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

3ª Marcha para Jesus em Várzea Paulista acontece neste sábado (18)

A caminhada terá início às 14h em frente à Loja Cem, e seguirá pelas ruas da cidade até a Praça CEU, onde acontecerão apresentações musicais.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista

A cidade de Várzea Paulista se prepara para receber a 3ª edição da Marcha para Jesus Oficial, um evento que celebra a fé e a união da comunidade cristã. A caminhada, que acontece no dia 18 de maio de 2024, promete ser um momento de muita alegria, louvor e confraternização. Com o tema "A Marcha representa a união das pessoas,…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista avança nos debates sobre Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária

Encontros foram realizados com membros do Conselho de Meio Ambiente e representantes da COHAB Campinas

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na última terça-feira, dia 14 de maio, o Conselho de Meio Ambiente foi palco de discussões importantes para o destino urbanístico de Várzea Paulista. Em destaque, a apresentação da minuta do Plano Diretor trouxe à tona questões sobre o desenvolvimento sustentável da cidade e a integração de seus espaços públicos. No dia seguinte, em 15 de maio, o foco das…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Eleições 2024: Profº Rodolfo confirma João Paulo como pré-candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista

O gestor de Governo e Administração é engenheiro de formação e atualmente coordena trabalhos junto às outras Secretarias, atuando diretamente com o Prefeito.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

O prefeito de Várzea Paulista, Professor Rodolfo Braga (PSD), oficializou a pré-candidatura de João Paulo de Souza (PL), a vice-prefeito para as eleições deste ano. Atualmente, João Paulo é gestor de Governo e Administração da cidade. Há oito anos, os dois trabalham juntos na prefeitura. João Paulo iniciou sua jornada em 2017 como Diretor de Projetos, quando Rodolfo ainda era o…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população em Várzea Paulista

Aplicações podem ser feitas em pessoas a partir dos seis meses de idade, em todas as UBSs do município

Publicado

em

Por

Pessoa recebendo vacina
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista. Foto: Canva Pro

Qualquer munícipe de Várzea Paulista com mais de seis meses de idade pode se vacinar gratuitamente contra a gripe. A medida atende a solicitação do Ministério da Saúde, que busca garantir uma maior cobertura vacinal para diminuir os casos de doenças respiratórias. Para realizar a imunização, é necessário estar munido do documento original, cartão SUS e carteirinha de vacinação. A…

Continuar lendo
Publicidade