ACE Jundiaí dá dicas de como vender neste cenário de crise
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Economia

ACE Jundiaí dá dicas de como vender neste cenário de crise

Professor da Escola de Negócios, Marcos Del Roy, ensina estratégias de vendas que podem ajudar seu negócio

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Foto da fachada da associação, à esquerda; foto do professor de negócios, Marcos Del Roy, à direita
Marcos Del Roy, professor da Escola de Negócios (Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

No Estado de São Paulo, uma a cada quatro empresa registrada no CNPJ fecha antes de completar dois anos no mercado. Segundo dados do Panorama de Pequenos Negócios do Sebrae, a maior taxa de sobrevivência é a da indústria (81,4%), seguida da construção (80,5%), comércio (76,3%) e serviços (74,1%).

Os números representam um cenário anterior à crise por conta da disseminação do coronavírus e se os empreendedores não agirem rápido, a taxa de sobrevivência pode ser muito menor. “Do total das micro e pequenas empresas brasileiras, 20% operam no prejuízo e 60% de ‘pedalada’, vendendo o almoço para pagar o jantar. Só 20% delas obtêm bons resultados”, afirma Marcos Del Roy, professor da Escola de Negócios da Associação Comercial Empresaria (ACE) de Jundiaí e que há 20 anos trabalha com consultoria de gestão e treinamentos para pequena e média empresa. “Ou seja: 80% já corriam o risco de quebrar antes da pandemia e sabe quais são as causas? Falta de planejamento e de uso de ferramentas de gestão.”

Segundo ele, há empreendedores que não fazem gestão de custos e com a crise, os problemas já existentes vão se exponencializar.  “Será que não chegou a hora do despertar? Será que não é a hora do empreendedor enxergar de verdade o seu negócio?”

O diagnóstico da situação atual da empresa, orienta Del Roy, é o primeiro passo para a criação de novas estratégias que ajudarão o empreendedor a vender seus produtos e serviços e, assim, conseguir atravessar a crise. Para isso, ele recomenda:

  • Negocie redução de jornadas com os funcionários;
  • Revise estoques;
  • Converse mais com os seus clientes. O pós-venda é extremamente importante;
  • Analise custos e despesas: tem reserva no banco? qual é o valor de entrada e de saída do caixa? Quanto tem de capital de giro? Quanto tempo aguenta se manter sem entrada de receita?
  • Analise a possibilidade de prorrogar prazos de pagamentos;
  • Negocie prazos com fornecedores. Todos estão na mesma situação e devem se ajudar.

Estratégias de vendas

Em paralelo ao diagnóstico da situação financeira da empresa, é preciso criar estratégias de vendas e para isso Del Roy orienta o empresário a fazer contato com as pessoas que já são clientes da empresa. “Trabalhe com quem te conhece e já comprou o seu produto.”

Para esta “conversa” com os clientes, ele recomenda algumas estratégias de inovação:

  • Faça promoções e use o próprio celular para divulgá-las na base de clientes já existente. O empresário pode usar o WhatsApp Business, aplicativo com recursos extras para ajudar neste atendimento. O recurso permite a automatização de mensagens personalizadas e pode-se divulgar catálogos de produtos, preços e promoções. Avalie a possibilidade de entrega via delivery.
  •  Email marketing: ainda usando a base de clientes existente, faça ‘combos” de produtos e dispare e-mails informando esta possibilidade de compra.
  • Faça contato por telefone: as empresas estão fechadas mas as pessoas, apesar do home office, continuam trabalhando. Ligue para os seus contatos e ofereça os seus produtos.
  • Grupos específicos no whatsApp: quem trabalha com serviços pode montar grupos e publicar conteúdos, dicas, sugestões e até aulas gratuitas.
  • Use as redes sociais: esta é uma importante ferramenta mas não adianta só divulgar os produtos. É preciso mostrar como o cliente pode comprar o que foi divulgado: indique um número de telefone para a efetivação da compra ou o endereço do site.

Escola de Negócios

O tema Gestão Financeira e a melhor forma para o empreendedor enxergar sua empresa de forma quantitativa (números) e qualitativa (resultados) será abordado por Del Roy em curso online da Escola de Negócios, agendado para os dias 14, 15 e 16 de abril.

Neste curso o professor mostrará como fazer o planejamento financeiro de forma prática (cenários de vendas, faturamento, margens e lucros), como tomar as melhores decisões no dia a dia da empresa (estoques, compras, vendas a prazo, investimentos, empréstimos e capital de giro) e como utilizar as principais ferramentas financeiras (fluxo de Caixa, DRE, capital de giro).

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Empregos

CCR AutoBAn está com vagas abertas para motorista de caminhão

Para se candidatar é preciso ter carteira de habilitação dentro da validade D ou E

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Foto: Divulgação/CCR AutoBAn

A CCR AutoBAn, concessionária responsável pelo Sistema Anhanguera-Bandeirantes, está com vagas de trabalho para motorista de caminhão. A concessionária oferece salário compatível com a função, bem como diversos benefícios, dentre eles assistência médica e odontológica, participação nos lucros, previdência privada, seguro de vida, vale refeição ou alimentação, Gympass (academia) e Day off (folga) no dia do aniversário. O profissional atuará conduzindo a viatura (guincho…

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Empregos

Mais de 3.000 vagas de emprego abertas no portal Jundiaí Empreendedora

Há vagas para áreas administrativas, de logística, arquitetura, vendas, Jovem Aprendiz, segurança e mais. Confira e candidate-se.

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Carteira de trabalho
Confira e candidate-se (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O portal Jundiaí Empreendedora reúne, diariamente, vagas de emprego em empresas de pequeno, médio e grande porte na região. As oportunidades são diversas e para todos os níveis de escolaridade e experiência. Nesta segunda-feira (13), o Jundiaí Empreendedora tem mais de 3.000 vagas de emprego abertas. Confira e veja como se candidatar: Auxiliar de Confeiteiro na Bolo da Madre Auxiliar…

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Pesquisa do Procon-SP mostra novo aumento no preço de repelentes

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Foto: Freepik

Em mais um levantamento semanal de preços de repelentes feito em sites de grandes drogarias e supermercados, o Procon-SP verificou que houve uma alta de 2,08% nos preços médios dos produtos pesquisados – o preço médio em 26 de abril que era de R$ 21,97 passou para R$ 22,43 em 3 de maio. A consulta online, feita a partir de…

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Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Condições especiais de renegociação oferecidas pelos bancos para revitalizar seu pequeno negócio a partir de 13 de maio

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Uma nova chance para ajustar as finanças e impulsionar negócios. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões terão a oportunidade de renegociar suas dívidas bancárias não pagas até 23 de janeiro de 2024. Esta iniciativa é parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, que visa fornecer recursos essenciais para a continuidade das atividades desses empreendedores. Apoio de…

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Em abril, custo da cesta básica subiu em 10 capitais brasileiras

A cesta básica mais cara do país foi observada em São Paulo, com um custo médio de R$ 822,24.

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Supermercado
Foto: Canva

Em abril, o custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras analisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O Dieese registrou as maiores elevações nas capitais nordestinas, com destaque para Fortaleza (7,76%), João Pessoa (5,40%) e Aracaju (4,84%). Enquanto isso, as maiores quedas ocorreram em Brasília (-2,66%), Rio de Janeiro (-1,37%) e Florianópolis (-1,22%). A…

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