Tecnologia: confira 7 dicas do Senac Jundiaí para ajudar pequenos comércios e prestadores de serviço
Conecte-se conosco

Economia

Tecnologia: confira 7 dicas do Senac Jundiaí para ajudar pequenos comércios e prestadores de serviço

Docente do Senac Jundiaí informa que uma boa estrutura de TI da empresa contribui para a sobrevivência dos negócios durante a pandemia

Publicado

em

Dicas de TI do Senac Jundiaí. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Muitas empresas, que estavam iniciando e até as já consolidadas, tiveram que se reiventar para se manter no mercado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A adoção do trabalho remoto (home office), entrega de produtos em casa (delivery), teleconsultas, aulas online (EAD) e tantas outras soluções tecnológicas passaram a ser essenciais nas mudanças de comportamento da sociedade que foram aceleradas com a pandemia do Coronavírus.

Muitas empresas, que estavam iniciando e até as já consolidadas, tiveram que se reiventar para se manter no mercado, após serem surpreendidas por medidas restritivas e decretos para contenção do vírus, que tentam manter as pessoas em casa. Para atender estes novos hábitos e necessidades da população sempre é importante contar com o apoio de profissionais para não ficar para trás.

O docente da área de tecnologia da informação do Senac Jundiaí, Cássio Rodrigo, é um destes profissionais que pode ajudar a auxiliar neste novo cenário em busca por tecnologias que possibilitam que a relação da equipe seja mais dinâmica e que não existam fronteiras. Ele informa que para que isso ocorra é necessário investir no treinamento dos colaboradores, na gestão de equipes remotas, definir metas e papéis claros para os colaboradores e ter uma equipe de TI para implantar e configurar os aplicativos.

O docente alerta que os investimentos não se fazem apenas com a implementação de ferramentas e softwares, mas em profissionais que possam tirar o melhor proveito de cada software para que a marca seja mais valorizada. “Todos os negócios, não importa o tamanho, precisam se reinventar e buscar soluções de TI que possam ajudar a divulgar, receber feedback e gerenciar seja o serviço, vendas ou fabricação. Por esse motivo precisamos sempre buscar profissionais que possam ajudar nas escolhas dos softwares e que realizem treinamentos com as equipes”.

Para auxiliar, principalmente as pequenas empresas e os prestadores de serviço, Cássio organizou um passo a passo para estruturar uma empresa em relação às ferramentas de TI.

Confira as 7 dicas:

1 – Investir em um bom ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, em um sistema de gestão integrado, que auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos para gerenciar sua empresa, equipes, produtos e serviços.

2 – No caso de lojas, é preciso definir se terá um e-commerce ou um sistema de venda por telefone, WhatsApp ou algum software de comunicação. Também devemos pensar na inteligência artificial para aqueles clientes que gostam de conversar em chat, fazendo a configuração de robôs automáticos de uma forma não muito cansativa para os clientes e oferecendo agilidade no desenrolar.

3 – Atenção aos meios de comunicação, antes, durante e depois do cliente concluir o pedido. Quais serão as ferramentas utilizadas para informar o cliente? E-mail confirmando que o pedido foi enviado? Abertura de um SAC caso o cliente precise de atendimento?

4 – Com essas perguntas respondidas você consegue ter um norte para determinados investimentos ou serviços que vai precisar comprar ou contratar tais como um servidor de hospedagem e domínio próprio, equipamentos para uma central de atendimento telefônico ou procurar empresas que tenham esse serviço, configuração ou contratação de serviços de chats.

 5 – Qual a forma de pagamento: boleto, cartão, Pix, Mercado Pago, Pag Seguro, PayPal? Qual ou com quais bancos irá trabalhar? Essas perguntas podem parecer mais voltadas para o financeiro, mas cada opção de pagamento para um sistema tem sua particularidade para cada banco que deve ser modificada na programação do software ou na escolha de um software de vendas ou módulo.

6 – Após a definição dos itens acima pode-se dar continuidade na construção do site. Se for apenas um site de apresentação, basta um servidor de hospedagem, mas se for ter um e-commerce será necessário ter um banco de dados, sistema de pagamento, sistema de estoque vinculado com o seu estoque. E devemos pensar se o site ou o e-commerce vão se comunicar com Facebook, Instagram e outras redes sociais.

 7 – Após colocar o site no ar deve-se investir em um software de gestão de marketing digital, pois com ele podemos gerar mais tráfego em seu site ou redes sociais e conquistar mais clientes.

O docente reforça que este é um passo a passo genérico e sempre a melhor opção é contratar uma equipe especializada na implementação dos sistemas de tecnologia ou adquirir conhecimento por meio de cursos, livros e conteúdos voltados para a área de fontes confiáveis na internet.

Vale ressaltar que o Senac Jundiaí está com inscrições abertas para os cursos: Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Informática, Business Intelligence com Excel, Empreendedor em Pequenos Negócios, Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial e Administração de Operações Logísticas. Mais detalhes podem ser conferidos no portal da unidade www.sp.senac.br/jundiai.

Política de descontos Institucionais do Senac São Paulo

Para contribuir com a crise econômica em decorrência do novo coronavírus, o Senac São Paulo oferece desconto promocional de 30% em cursos presenciais técnicos, livres e idiomas até dezembro de 2021. No período mencionado, as aulas poderão ser iniciadas remotamente e concluídas remotamente ou presencialmente.

Economia

ACE busca na Prefeitura possibilidades de redução de tributos para os empresários

Detalhes sobre taxas específicas e formação de grupo de trabalho visam melhorar o ambiente empresarial local

Publicado

em

Por

Representantes da ACE em reunião na prefeitura de Jundiaí
Representantes da ACE e autoridades municipais discutem soluções tributárias para empresários de Jundiaí (Foto: ACE Jundiaí)

Uma comissão formada por conselheiros e diretores da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí esteve na Prefeitura de Jundiaí para entender algumas taxas e impostos pagos pelos empresários e ver possibilidades de reduzir a carga tributária para quem empreende no município. A comissão foi recebida pelo gestor de Governo e Finanças, Jones Henrique Martins, e por Roseli Conceição Paiva, Diretora…

Continuar lendo

Economia

Conheça programas do Governo de São Paulo que impulsionam a geração de empregos

Publicado

em

Por

Carteia de trabalho digital
Programas ajudam na busca por emprego em SP (Foto: Governo de SP)

O Governo de São Paulo tem implementado uma série de iniciativas gratuitas voltadas para a capacitação, apoio e encaminhamento profissional, visando impulsionar a geração de emprego e renda em todo o estado. Com 14 milhões de trabalhadores com carteira assinada, o estado responde por aproximadamente 27% dos empregos formais do país, segundo a Fundação Seade. Em 2023, o estado viu…

Continuar lendo

Empregos

Fabrilis abre mais de 40 vagas de emprego em Jundiaí

Há vagas para estágio, operador de máquinas, ajudante geral, executivo de vendas, psicólogo e mais. Confira e candidate-se.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Fabrilis

Referência no mercado mobiliário, a Fabrilis é uma das maiores empresas de planejados da região e está com vagas de emprego abertas em Jundiaí. A empresa oferece mais de 40 oportunidades, incluindo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Confira: 1 vaga - Estagiário de PCP 1 vaga - Técnico em Segurança do Trabalho (necessário ter experiência mínima na área) 1 vaga…

Continuar lendo

Economia

Dívida Pública sobe em março e ultrapassa R$ 6,6 trilhões

Mesmo com a alta, dívida continua abaixo do previsto

Publicado

em

Por

(Foto: Canva)

Crescimento mensal da dívida pública federal Apesar de um alto volume de vencimentos de títulos, a Dívida Pública Federal (DPF) apresentou um aumento em março, superando a marca de R$ 6,6 trilhões. De acordo com dados divulgados pelo Tesouro Nacional, a DPF avançou de R$ 6,595 trilhões em fevereiro para R$ 6,638 trilhões em março, registrando uma elevação de 0,65%.…

Continuar lendo

Economia

Desemprego no primeiro trimestre sobe para 7,9%, revela IBGE

Apesar do aumento, vale notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%

Publicado

em

Por

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2024 registrou um aumento, alcançando 7,9%. Isso representa um acréscimo de 0,5 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior, que encerrou em dezembro de 2023 com 7,4%. Apesar desse aumento, é importante notar que esta é a menor taxa para esse período desde 2014, quando atingiu 7,2%. Esses dados são parte…

Continuar lendo
Publicidade