15 mil alunos de Jundiaí vão passar por testes visuais
Conecte-se conosco

Educação Pública

15 mil alunos de Jundiaí vão passar por testes visuais

Ação vai ser direcionada a crianças de 2 a 6 anos da rede municipal de ensino

Publicado

em

Atualizado há

Crianças enfileiradas e professora no final da fila; todos utilizam ferramenta do teste para tampar um dos olhos
Com os testes, crianças já começam a identificar alterações na visão. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Os 15 mil estudantes de 2 a 6 anos da rede de Educação Básica de Jundiaí começaram a passar por testes de acuidade visual. A ação é de responsabilidade da Unidade de Gestão de Educação (UGE), em parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Instituto Luiz Braille e tem como objetivo identificar a prevalência de visão subnormal e cegueira nas crianças e como isso está relacionado aos fatores socioeconômicos e a proporção de casos reversíveis.

Os aplicadores dos testes de visão são os próprios professores. A equipe pedagógica passou por um treinamento dado pela equipe do Instituto Luiz Braille, entre os dias 21 e 25 de outubro. Eles realização a aplicação da escala optmétrica de Snellen e Tabela Lea.

Se identificados casos com alterações na visão, os estudantes serão atendidos gratuitamente por profissionais especializados da rede de Saúde da Prefeitura de Jundiaí e não entrarão em fila de espera.

“O cuidado com a saúde das crianças também é parte do Programa Escola Inovadora. O aluno que tem dificuldade na visão tem os desenvolvimentos psicossocial e de aprendizagem comprometidos”, afirma a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques.

Diagnóstico precoce

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS)/Agência Internacional de Prevenção da Cegueira “Programa visão 2020”, a prevenção da deficiência visual infantil é uma das cinco prioridades da Iniciativa Global.

De acordo com a OMS, 80% dos casos de deficiências visuais podem ser evitados. Everton Lima Gondim, médico do Instituto Braille, afirma que a identificação de deficiências e problemas visuais até os seis anos de idade reduz a incidência de agravos e outros comprometimentos durante a vida.

Com a aplicação dos testes, as crianças já começam a identificar alterações na visão.

Mariana Delboni Procópio, de 6 anos, aluna da Emeb Ivo de Bona, gostou do teste. “Serviu para eu saber que não consigo enxergar as letras pequenas”, contou.

Francisco Madyson Ávila de Assis, de 7 anos, não acertou todas as letras no teste. “Na aula, às vezes eu acerto, e em outras eu erro”, disse.

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo
Publicidade