Educação de Jundiaí investiu mais de R$ 850 mil em material didático para projeto de alfabetização
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Educação de Jundiaí investiu mais de R$ 850 mil em material didático para projeto de alfabetização

Profissionais de 49 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Jundiaí participaram da apresentação dos materiais.

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Coordenadores Pedagógicos de Jundiaí
O Projeto "Tempo de Mais Aprender" é destinado aos estudantes que serão atendidos pelo “Programa Estudo é Tudo!” em 2022 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta sexta-feira (4) coordenadores pedagógicos de 49 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Jundiaí participaram da apresentação do material didático do “Projeto Tempo de Mais Aprender – TEMA”. O TEMA é uma ação destinada aos estudantes que serão atendidos pelo “Programa Estudo é Tudo!” no ano letivo de 2022.

O “Estudo é Tudo!” é um programa criado pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) em 2021, e atua na aprendizagem de estudantes do 3º ao 5º ano das escolas municipais. O programa traz um conjunto de ações de recuperação para a garantia da qualidade do ensino e do direito de aprender. Assim, em 2022 o projeto continuará atendendo aos estudantes que apresentam defasagens na alfabetização, por causa do afastamento do ambiente escolar durante a pandemia.

Para a aquisição dos 2.175 materiais e formação dos educadores, a UGE investiu R$ 859 mil. O material didático “Projeto Tempo de Mais Aprender – TEMA” é composto por:

  • Guia de orientações didáticas do Professor(Volume único);
  • Livro do aluno ‘sala’ volumes 1 e 2;
  • Livro do aluno ‘casa’ volumes 1 e 2;
  • Cartazes com gêneros textuais;
  • Letras móveis e Sílabas móveis.

É um material que tem por objetivo alfabetizar alunos do 3º, 4º e 5º anos, que ainda não estão com a alfabetização consolidada. O livro “aluno casa” contém atividades para serem executadas com autonomia pelos estudantes em suas residências.

“Hoje os coordenadores conheceram o material que será utilizado com os nossos meninos e meninas que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. É importante que os educadores acolham e ajudem a despertar a potência dessas crianças”, afirmou a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, que participou da abertura da capacitação. 

Aplicação do material

Durante a formação, os coordenadores pedagógicos receberam orientações sobre como utilizar a coleção com as crianças. A coordenadora pedagógica da EMEB Anna Rita Alves Ludke, Wina Muriel participou dessa formação.

“Durante o encontro tivemos mais conhecimento e informações que nos levaram a refletir sobre o manuseio, o uso e aplicação do material com os estudantes, que chega para estruturar ainda mais o trabalho já desenvolvido. A capacitação foi importante, pois entendemos melhor sobre o planejamento dos livros. Com isso, vamos poder contar com ações mais focadas na escrita e letramento, resgatando o conteúdo e reinserção das crianças na perspectiva do desenvolvimento das aprendizagens que ficaram para trás”, comentou.

Além dos coordenadores, os professores que desenvolvem o Programa também terão encontros formativos com a equipe do TEMA. “A formação permanente dos educadores é um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora, que oferece a constante atualização dos profissionais para que possam promover aprendizagens mais significativas aos estudantes”, lembra a diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães.

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