Jundiaí: projeto educacional une tecnologia e natureza na EMEB Marina
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Educação Pública

Jundiaí: projeto educacional une tecnologia e natureza na EMEB Marina

O projeto estimulou as crianças a observar as mudanças que a tecnologia promoveu em paisagens e no cotidiano.

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Menino com celular
O projeto “Tecnologia no espaço geográfico” foi dividido em diferentes etapas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os estudantes do 5º ano F da EMEB Profa Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, em Jundiaí já sabem que a tecnologia e a natureza podem estar totalmente conectadas. A conclusão veio após o projeto educacional “Tecnologia no espaço geográfico”, desenvolvido pela professora Pâmela Guimarães Batista. A ideia contou com atividades que utilizaram os tablets durante entrevista e visita a diversos pontos do bairro.

O projeto desenvolvido em etapas visou estimular as crianças a observar as mudanças que a tecnologia promoveu em paisagens e no cotidiano. Divididos em grupos, o 5º ano F percorreu alguns locais do bairro como oficina mecânica, supermercado e o Parque Botânico Tulipas. Nos locais, pesquisaram com os profissionais dos locais, para entender como a tecnologia ajuda no dia a dia. As anotações e captura de imagens foram feitas diretamente nos tablets, mostrando a facilidade que a ferramenta pode trazer na aprendizagem.

Projeto de pesquisa

“Tecnologia no espaço geográfico” foi dividido em diferentes etapas. “Nós trouxemos um especialista para explicar que a tecnologia é toda ferramenta que facilita o nosso dia a dia. Promovemos saídas com os estudantes pelo entorno da escola. Além de trabalhar esse olhar mais observador e crítico, o projeto também mostrou a importância de utilizar a tecnologia pensando na sustentabilidade, de extrair o mínimo de recursos naturais possível e de maneira mais consciente”, explicou a professora Pâmela.

Menino tirando foto
Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a representante de sala, Letícia Pereira Lopes (10), os profissionais expuseram que a tecnologia vem para agregar e facilitar o trabalho. “Nos locais que passamos, as pessoas comentaram que a tecnologia facilita muito e que seria muito mais difícil trabalhar sem ela”, afirmou.

O colega de classe, Davi Marinho Rosa Vieira, tirou suas conclusões sobre o uso da tecnologia após o projeto. “Aprendi que não é somente computador e celular, mas sim instrumentos que nos ajudam no dia a dia. Mas também refleti que a tecnologia pode nos atrapalhar, por exemplo, ficar usando o celular durante a aula vai prejudicar a aprendizagem”, contou.

Jundiaí: Cidade das Crianças

“Jundiaí, a Cidade das Crianças promove ações para que o contato com a natureza seja ampliado. No programa Escola Inovadora conseguimos aliar esse importante momento ao ar livre, com a aprendizagem e com as tecnologias educacionais. Dessa maneira, preparamos os futuros cidadãos para fazerem parte de uma cidade inteligente ao mesmo tempo em que eles não perdem a essência do estar e brincar livre”, lembra o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além disso, os estudantes do Escola Inovadora utilizam equipamentos como tablets, tela interativa, chromebooks, robôs desplugados para crianças de 4 e 5 anos, entre outros.

“Para os nossos meninos e meninas, o uso da tecnologia é intuitivo e os equipamentos educacionais chegam para aprimorar a aprendizagem que pode e deve acontecer em todos os ambientes. Esse projeto educacional é um ótimo exemplo de atividade em que os estudantes criam hipóteses, investigam, pesquisam e ainda vivenciam o desemparedamento da escola”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Educação Pública

Instituto Federal Jundiaí convoca selecionados da 2ª chamada para matrículas do EJA 2025

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IFSP - Instituto Federal oferece mais de 7 mil vagas para cursos
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Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24)

Os interessados devem acessar o portal Acesso Único e realizar o login com o CPF e a senha cadastrada no gov.br.

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Aluna de Prouni
Foto: Divulgação/ MEC

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Instituto Federal Jundiaí abre matrículas para aprovados no Processo Seletivo EJA 2025

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