Alunos de Jundiaí são convidados a participar de concurso de vídeos de brincadeiras
Conecte-se conosco

Educação Pública

Alunos de Jundiaí são convidados a participar de concurso de vídeos de brincadeiras

A iniciativa promove a participação efetiva das crianças em ações de incentivo a prática de brincadeiras e ocupação dos espaços públicos.

Publicado

em

Atualizado há

crianças brincando em fonte
As inscrições dos vídeos podem ser feitas entre os dias 14 de setembro e 30 de outubro (Foto: DAE Jundiaí)

A Gestão de Educação de Jundiaí iniciou um concurso para crianças de 7 a 12 anos, que estudam em escolas municipais da cidade. O Concurso “[email protected]: o que as crianças narram sobre suas brincadeiras na cidade” receberá inscrições de vídeos de brincadeiras produzidos pelos alunos.

A iniciativa é do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os pais e responsáveis podem inscrever os vídeos entre os dias 14 de setembro e 30 de outubro, no formulário online disponibilizado neste link.

Inédita em Jundiaí, a iniciativa promove a participação efetiva de crianças e adolescentes, através de ações que incentivem a prática de brincadeiras. Além disso, promove a ocupação dos espaços públicos na cidade. Os vídeos podem ter até um minuto e a participação de uma a três crianças, mas pelo menos uma delas precisa estar matriculada na rede municipal. As produções concorrerão em duas categorias: Melhor qualidade técnica (uso de recursos de edição) e melhor brincadeira (criatividade).

Arte de divulgação de concurso de vídeo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Premiação

A comissão julgadora é formada por servidores das áreas de Educação (Inclusão, Arte, Educação Física e Tecnologia) e de Comunicação.

A premiação acontecerá no dia 2 de dezembro, e todos os finalistas receberão medalhas. Enquanto isso, os vencedores ganharão troféus e ingressos para um dia especial em um espaço de lazer, com direito a alimentação e acompanhante.

Os vídeos enviados farão parte do acervo do CIEMPI e poderão ser divulgados em redes sociais e nos sites da instituição e da Prefeitura. Confira o edital completo do concurso.

Brincar livre

“Jundiaí tem desenvolvido inúmeras iniciativas pelo programa Cidade das Crianças, reiterando a importância de as crianças terem momentos diários de contato com natureza e de brincadeira livre em parques e outros equipamentos públicos. Esse concurso une o que elas mais gostam: brincadeiras e tecnologia. Com certeza, teremos vídeos inspiradores”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A ideia é incentivar as crianças a vivenciar o brincar livre e que elas incentivem outros meninos e meninas, mostrando o quanto é bom se apropriar do que a cidade oferece, a partir do uso saudável e racional das telas e das ferramentas digitais. Nessa nova era, as possibilidades são muitas, e nada melhor do que conhecê-las sob o olhar das crianças”, destaca a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação Pública

Escola Inovadora: EMEB Abigahil abre portas com foco na natureza e no aprendizado

Publicado

em

Por

No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore
No espaço naturalizado, o prefeito, gestores, crianças e os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, plantaram uma árvore (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com capacidade para receber até 165 crianças de até dois anos, a EMEB Abighail Alves Feu Borim, no Eloy Chaves, foi oficialmente entregue à população, em solenidade na manhã deste sábado (24), na quadra da escola. Com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e da Educação (UGE) Vastí Ferrari…

Continuar lendo

Educação Pública

Volta às aulas em Jundiaí: rede municipal de ensino dá as boas-vindas às crianças

Publicado

em

Por

amigos na volta às aulas escola municipal de Jundiaí
Entre os amigos Guilherme, Felipe e Pedro, as opiniões sobre a volta às aulas misturavam o desejo de voltar a estudar com a necessidade de se readaptar à rotina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (06), a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura dá as boas-vindas aos cerca de 37 mil estudantes para o início do ano letivo de 2024. Na Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no Fazenda Grande, escola de Ensino Fundamental I que neste ano contará com cerca de 300 estudantes, o período da manhã marcou a…

Continuar lendo
Publicidade