Aluno de Jundiaí com apenas 10% da visão recebe tarefas adaptadas durante pandemia
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Aluno de Jundiaí com apenas 10% da visão recebe tarefas adaptadas durante pandemia

Victor Robusti, de 9 anos, faz parte de um universo de aproximadamente 800 alunos com deficiência da rede municipal de Jundiaí

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Victor ao lado do pai e da mãe fazendo trabalhos da escola
Em casa, Victor recebe o apoio da mãe Andréa, e do pai Antonio Luiz. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Se todos os estudantes foram, de alguma forma, afetados pela pandemia, Victor Robusti, de 9 anos, teria tudo para ser afetado ainda mais.

Aluno da EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes, no Eloy Chaves, ele reside numa fazenda isolada, no pé da Serra do Japi, e além de deixar de frequentar as aulas presenciais, enfrenta outro desafio: vítima de uma inflamação do nervo ótico quando tinha dois anos de idade, ele tem hoje apenas 10% da visão.

Suas aulas, porém, não foram interrompidas, e continuam à distância, com tarefas enviadas por e-mail e pelo grupo de WhatsApp da sua turma da escola, que são recebidas pela mãe Andréa, já que o pai de Victor, Antonio Luiz, também tem deficiência visual. “As tarefas são bem lúdicas, adaptadas à condição dele e muitas vezes ao universo da fazenda, que ele gosta muito”, conta.

“Essa atenção e dedicação dada para Victor me deixa muito feliz. As professoras e toda equipe da escola foi Deus quem mandou. Sou muito grata a cada uma delas”.

Victor Robusti de Oliveira Mendes Pereira faz parte de um universo de aproximadamente 800 alunos com deficiências, que são acompanhados de perto pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) durante a pandemia. A deficiência visual representa uma minoria – apenas 19 alunos, ou cerca de 2,3% do total, e que inclui baixa visão, cegueira e surdocegueira; ainda assim, esses estudantes não ficam sem assistência.

Segundo a gestora da UGE, Vasti Marques, a Unidade de Gestão de Educação orienta as escolas para que, quando necessário, seja preparado um plano de desenvolvimento individual. “Esse plano é voltado para aquelas crianças com dificuldade de aprendizagem ou deficiências, e também para aquelas que superam as metas e precisam de mais atividades”, explica.

As tarefas são preparadas e entregues de acordo com as necessidades de cada um, segundo Karina Verardo, diretora do Departamento de Educação Inclusiva da UGE. “Há uma continuidade no trabalho; os estudantes recebem atividades de forma on-line ou presencialmente, e quando necessário estas atividades são adaptadas às especificidades de cada um, em parceria entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e a equipe escolar, buscando envolver também as famílias nesse trabalho”, diz.

As lições são enviadas semanalmente pela professora Ana Cláudia Martinelli e são desenvolvidas em grandes folhas de papel – muitas vezes desenhadas por Andréa – e assistidas em vídeo pelo tablet de Victor. “As professoras são muito atenciosas e, além de enviarem às tarefas, acompanham constantemente e me perguntam se precisamos de ajuda, se está tudo bem. Esses gestos de carinho não têm preço, passam uma segurança e certeza de que não estamos sozinhos”, conta Andréa.

O pai de Victor, que tem 8% de visão após um AVC, também destaca a importância das adaptações para que os estudos possam prosseguir. “Não é necessário tanto para acontecer a inclusão; com pessoas dedicadas e dispostas tudo se torna possível”, diz.

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SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

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SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito, onde crianças poderão aprender o conceito básico da programação.
Sesi Jundiaí abre vagas para crianças que não fazem parte da Rede SESI-SP (Foto: Karim Kahn/SESI/SP)

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

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Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

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Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

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Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

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