Connect with us

Escola Inovadora

Escola de Jundiaí promove exposição de brinquedos “feitos em casa” pelas famílias

Iniciativa tem como objetivo estimular alunos e famílias “a criar, experimentar e realizar”

Published

on

Brincar faz parte do processo de desenvolvimento das crianças e foi com esse objetivo que a Emeb Aparecida Bernardi do Amaral, no bairro Morada das Vinhas, desenvolveu o projeto “Vamos Brincar?”, que, neste mês, propôs a confecção de brinquedos com material reciclável pelas famílias dos alunos. 

Chegaram para a exposição da escola mais de 200 brinquedos elaborados com os mais diferentes materiais e formatos. O incentivo ao desenvolvimento, ao fazer, à criança ‘maker’, faz parte dos pilares do programa Escola Inovadora, implantado em 2017, na gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado. O resultado do trabalho da unidade será uma exposição, no Complexo Argos, ainda neste mês.

Rafael Moscolote estava animado ensinando como se brincava com o telefone sem fio feito por ele e sua família. “Uma pessoa fala em uma lata, a voz vai pelo barbante e chega até a outra latinha, no ouvido do outro”, detalhou.

Kauã Lorenzo Dalaqua, 5 anos, projetou, junto com o pai, um carro do futuro com garrafa de refrigerante de 2 litros. “O carro tem o motor em cima”, mostrou o menino, apontando para o catavento feito também com garrafa pet.

A ‘Arena do Guilherme’, feita por ele e sua família foi a melhor atividade já realizada pelo garoto Guilherme Vitoriano Vale, 5 anos. “Eu tenho outros brinquedos de jogo de futebol em casa, mas esse, que fiz em casa é o melhor. É o que gosto mais pois foi feito com os meus pais”, contou orgulhoso, mostrando aos colegas de classe.

Com experiência em veículos, o frentista Maikon Campos, 31 anos, projetou, junto com a filha Brenda, 5 anos, um carro com caixa de papelão. “Sempre que posso eu brinco com a minha filha, mas fazer esse brinquedo com ela foi muito importante. Qualquer coisa que faça ela sorrir tem um valor enorme para mim”, comentou o homem, que pediu ao patrão para sair mais cedo exclusivamente para atender ao pedido da filha: visitar a exposição da escola.

Como a atividade de brincar com os pais não fez parte da infância de Shirley Mota Lima, 31 anos, a mãe de duas crianças faz de tudo para a felicidade dos dois filhos. “A Yasmin ficou encantada com a confecção do jogo de chá. Ainda mais que o Prefeito Luiz Fernando visitou a escola e brincou com ela de tomar chá na xícara feita por nós”, explicou a mãe, que repetia a brincadeira com a filha e a sobrinha, Alice Vitória.

De acordo com a diretora da Emeb, Mariana Carboni Avelino, o projeto teve ampla repercussão entre os pais, já que a unidade conta com pouco mais de 300 alunos e receberam mais de 200 projetos. 

“O resultado é tão representativo que pretendemos fixar a confecção de brinquedos na grade de atividades da escola todos os anos. As crianças aprendem a partir da brincadeira, por isso é fundamental que o lúdico faça parte do cotidiano dos estudantes, os estimulando a criar, a experimentar e a realizar”, explica Mariana. 

Segundo a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques, a participação das famílias no desenvolvimento conjunto de ações com as crianças promovem vários benefícios.

“A participação da família enriquece o cotidiano dos estudantes, valorizando as atividades, empoderando as crianças por meio de suas ações e fortalecendo o vínculo com a escola. A Escola Inovadora é provocativa neste sentido, garantindo a melhor educação para as nossas crianças”, enaltece.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo