Escola Inovadora: EMEB Candelário de Freitas tem energia sustentável em Jundiaí
Connect with us

Escola Inovadora

Escola Inovadora: EMEB Candelário de Freitas tem energia sustentável em Jundiaí

No prédio já foram instaladas 171 placas solares que vão alimentar a micro estação geradora de energia fotovoltaica

Published

on

Atualizado há

(Foto: divulgação)

A EMEB Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, mesmo ainda em fase de construção, será a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí e também a primeira escola a contar com energia fotovoltaica, classificada como limpa e sustentável por ser proveniente da luz solar. No prédio já foram instaladas 171 placas solares que vão alimentar a micro estação geradora de energia fotovoltaica e gerar 72,36 KWp de energia elétrica. 

“A Prefeitura tem priorizado construções sustentáveis e com preocupação com o meio ambiente nos prédios públicos. No caso da EMEB Candelário, ainda atendemos a um pedido dos próprios alunos que participaram do projeto para a construção da escola”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além de oferecer economia com a produção da própria energia, se houver excedente energético e baixo consumo, o crédito é revertido para a cidade junto à CPFL. “Além do crédito, o investimento com a energia fotovoltaica apresenta retorno em aproximadamente três anos, o que resultam em contribuições para os cofres públicos”, comenta Ademir Pedro Victor, gestor adjunto da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), que é responsável pela instalação do sistema na EMEB Candelário.

O projeto da nova escola foi estruturado com base nos pedidos e solicitações dos próprios alunos e professores, por meio de escuta ativa com o Conselho de Alunos da escola, que foi responsável por comunicar o desejo de todos. “A EMEB Candelário será uma escola modelo e grande parte do projeto atendeu aos pedidos dos nossos estudantes. A ideia de uma construção mais sustentável partiu deles e da escuta ativa que fazemos e colocamos em prática”, lembrou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A EMEB Joaquim Candelário de Freitas terá 4,7 mil metros quadrados, que vão abrigar uma nova escola com três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 salas de aula, quadra coberta, além de todo um sistema de dispositivos sustentáveis para reuso da água e uso da energia solar. O investimento é de R$ 12 milhões.

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito, onde crianças poderão aprender o conceito básico da programação.
Sesi Jundiaí abre vagas para crianças que não fazem parte da Rede SESI-SP (Foto: Karim Kahn/SESI/SP)

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Published

on

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo