Escola Inovadora: EMEB promove atividades de brincadeiras para Educação Infantil na rua
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Escola Inovadora: EMEB promove atividades de brincadeiras para Educação Infantil na rua

A brincadeira é aconselhado por pediatras e educadores, pois é de grande importância para o desenvolvimento físico e emocional de uma criança.

Publicado

em

Atualizado há

Criança brincando na rua
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Pular corda e amarelinha, jogar bola, correr, brincar com bambolê, espaguete de piscina, deixar a imaginação correr solta e a brincadeira tomar conta da rua. Essa foi a proposta da atividade para os alunos da Educação Infantil II da EMEB Professora Aparecida Bernardi do Amaral, dentro do projeto “Vamos brincar?”, que promove e incentiva a brincadeira como aprendizagem na primeira infância e o desemparedamento da Escola Inovadora. 

Com a rua fechada para os veículos, os estudantes de 3 a 6 anos aprovaram e se divertiram com a atividade.“Eu vou contar para a minha mãe que eu brinquei na rua”, falou Isabely dos Santos, 4 anos. O colega Lorenzo Monsão, 6 anos, disse que gosta de pular corda. “Foi o que eu mais gostei, junto com o espaguete”. 

Criança pulando corda na rua
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A atividade permitiu que as crianças tivessem contato com brincadeiras diferentes. “É a primeira vez que estou brincando de bola e corda e gostei”, declarou Emanuely da Silva, 4 anos.

A brincadeira é aconselhado por pediatras e educadores, pois é de grande importância para o desenvolvimento físico e emocional de uma criança. “O brincar já faz parte do cotidiano da escola. Esta semana a atividade foi intensificada por conta da comemoração do Dia das Crianças, a cada dia, há uma proposta diferente como festa, passeio no parque, banho de mangueira. Hoje a ideia é trazer as crianças para a rua e deixar que elas usem a imaginação”, explicou a diretora da EMEB, Mariana Avelino. 

A supervisora escolar Débora Juvêncio Carvalhial lembra que a atividade une o emparedamento da escola e o brincar. “A Escola Inovadora preconiza as atividades ao ar livre. Com essa proposta, os estudantes foram literalmente para a rua, com todos os cuidados necessários, para brincar. Na Educação Infantil e primeira infância, é na potência do brincar que a criança se desenvolve e aprende”, declara.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade