Escola Inovadora: Crianças aprendem sobre reações químicas ao construírem um vulcão
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Escola Inovadora: Crianças aprendem sobre reações químicas ao construírem um vulcão

Os estudantes adicionaram detergente, corante vermelho, vinagre e bicarbonato. O resultado foi a erupção do vulcão, comemorada pela turma.

Publicado

em

Atualizado há

professora rodeada por seus alunos em uma aula inovadora fora da sala
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A turma do G5B da professora Quésia Silva Oliveira, da Escola Inovadora EMEB Mercedes Basile Bonito, vivenciou uma atividade diferente com a construção de um vulcão, que trabalhou diversos conceitos como reação química, geografia e matemática.

Foram utilizados copo plástico, argila, folhas e pequenos galhos, os alunos construíram o vulcão que, após finalizado, começou a receber alguns elementos para testar a reação química. A primeira tentativa foi com água, corante vermelho e bicarbonato de sódio, mas sem sucesso. Na segunda tentativa, os estudantes adicionaram detergente (para a espuma), corante vermelho, vinagre e bicarbonato. O resultado foi a erupção do vulcão, aplaudida e comemorada pela turma.

crianças olhando para uma bandeija
Heloísa adorou quando a lava começou a sair após a reação química dos elementos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para Sofia Maria de Souza Lima, 6 anos, a experiência ficou marcada. “Vou contar para minha mãe que eu fiz um vulcão. A parte que mais gostei foi da espuma (lava)”, disse. A saída da lava também foi o momento preferido da Heloísa Iansen, 5 anos. “Eu gostei da lava, que saiu por causa do bicarbonato, vinagre e detergente. Vou explicar para minha mãe como é que faz quando eu chegar em casa”, declarou a estudante. 

A professora Quésia explicou que, por meio da observação, as crianças, mesmo sem entender de química e matemática de forma conceitual, aprenderam sobre proporção e reação química. “Eles me ajudaram a dividir a argila entre os 16 alunos e depois vivenciaram o experimento. Dentre as etapas tivemos a primeira tentativa, quando a água não teve reação com o bicarbonato. O não acontecer tem grande importância na aprendizagem”, comentou a educadora.

Além de ser realizada em ambiente externo, a atividade teve o contato com a natureza, quando as crianças foram para o parque para pegar folhas e galhos para fazer a vegetação ao redor do vulcão. 

“O desemparedamento da escola proporciona a exploração e a vivência, que são de grande importância na aprendizagem. Para as crianças, atividades de experimentação e investigação têm grande significado, pois é por meio dessa curiosidade que eles aprendem. Os conceitos que um dia eles aprenderão de forma teórica, estarão gravados em suas mentes, por conta da experiência”, afirmou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Vulcão feito por alunos em escola inovadora
Professora Quesia e alunos construíram um vulcão com lava em erupção (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade