Feira Científico-Cultural, no Parque da Uva, homenageia história de Jundiaí
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Feira Científico-Cultural, no Parque da Uva, homenageia história de Jundiaí

Os três pavilhões do Parque da Uva estão tomados por um grande jogo de tabuleiro, montado por quase dez mil estudantes de Jundiaí.

Publicado

em

Feira Científico-Cultural, no Parque da Uva, homenageia história de Jundiaí
Instalações na Feira Científico-Cultural são interativas e desafiam visitante a descobrir que aspecto de Jundiaí está sendo abordado (Foto: Divulgação)

Desde a noite desta quarta-feira (28), os três pavilhões do Parque da Uva estão tomados por um grande jogo de tabuleiro, montado por quase dez mil estudantes de Jundiaí.

A iniciativa faz parte da 2ª edição da Feira Científico-Cultural, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Cultura (UGC), e que faz parte do que faz parte do programa Escola Inovadora.

Em cada casa do tabuleiro, uma experiência, maquete, vídeo ou exposição retrata um pedaço da cidade; e, para ir de um pavilhão a outro, há um divertido trenzinho “individual” de papelão, em homenagem à ferrovia, tão ligada à história da comunidade.

A abertura contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado e dos gestores da Cultura, Marcelo Peroni, e da Educação, Vasti Ferrari Marques, além de representantes do Comitê das Crianças.

“Estamos felizes que nossas crianças possam mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido nas EMEBs”, afirmou o prefeito.

“Esta ação é transformadora na vida das crianças, que aprendem fazendo, aprendem brincando. Nós temos pensado o futuro da cidade com essas propostas inovadoras, não só com foco na melhoria da cidade, mas também no aprimoramento da sociedade”.

Para a gestora da UGE, o principal diferencial dessa edição da feira é a integração das crianças e dos ambientes. “É um espaço sem barreiras, onde as exposições estão interligadas em um jogo de tabuleiro, no qual podemos ver o quanto as escolas evoluíram em seus projetos educacionais”, afirmou Vasti.

No total, 20 EMEBs, 12 escolas particulares e o SESI participam da 2ª Feira Científico-Cultural, cada uma com um projeto que desafia o visitante a descobrir que parte de Jundiaí está sendo homenageada.

Como exemplo, o espaço do Complexo Argos é montado todo com jeans, lembrando a antiga fábrica de tecidos que ficava no local; já o segundo pavilhão conta com uma floresta natural em miniatura, representando a importância da Serra do Japi.

“Todas as escolas buscaram elementos da natureza e reutilizáveis em suas montagens, resultado em uma mostra instigante e da mais alta qualidade”, resume Vasti.

A cerimônia de abertura da feira também contou com apresentações de dança e música, feitas pelas escolas, e do espetáculo Instagrimm, da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí. O evento tem apoio e participação da Fundação Serra do Japi, DAE, Unidam, Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar e das unidades de gestão de Saúde e Agronegócio, Abastecimento e Turismo.

A 2ª Feira Científico-Cultural prossegue nesta quinta e sexta-feira, voltada apenas para alunos, e será aberta à comunidade em geral no sábado, das 9h às 16 horas. A entrada é franca.

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade