Connect with us

Escola Inovadora

Passaporte Cultural: crianças de Jundiaí ganham carimbos a cada espaço visitado

Iniciativa foi apresentada no Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

Published

on

Atualizado há

Crianças da rede municipal em roda, com capacete de proteção, segurando seus passaportes culturais
Crianças começam o preenchimento com a escola e depois, continuam em conjunto com a família. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

O programa “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, de Jundiaí, foi apresentado na última terça-feira (19), durante o Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, realizado pela Secretaria Estadual de Governo. No encontro, diversos integrantes do trabalho de resgate e preservação histórica puderam conhecer a iniciativa jundiaiense.

Lançado em 2018, o programa de educação patrimonial “Passaporte Cultural” tem o objetivo de valorizar a história de Jundiaí através das crianças. As que visitam o Complexo Fepasa ganham seu passaporte e seus primeiros carimbos. Os outros pontos indicados na caderneta devem ser preenchidos em conjunto com a família. Assim que todas as páginas são preenchidas, o pequeno recebe um certificado e um bóton de Guardião do Patrimônio.

Durante a apresentação do programa no encontro, o servidor Márcio Dias, vestido de chefe de estação de trem, entregou alguns passaportes e bótons aos presentes e simulou as atividades realizadas com as crianças.

Homem, vestido de chefe de estação de trem, entregando os passaportes culturais a uma plateia

Márcio Dias entregou as cadernetas e simulou atividades realizadas com as crianças. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A iniciativa da plataforma de Educação e Cultura e parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora, chamou a atenção do secretário estadual de Cultura e Economia, Sérgio Sá Leitão. Foi dele o convite para que Jundiaí expusesse o programa no evento. “É um prazer compartilhar com pessoas de alto gabarito no assunto um programa que já atingiu mais de 7,5 mil crianças e, por consequência, seus pais e responsáveis”, afirma.

A curadora do acervo artístico-cultural dos Palácios do Estado, Ana Cristina Carvalho, o programa jundiaiense valoriza as tradições locais. “Esta da Prefeitura de Jundiaí é uma linda iniciativa, um projeto que forma cidadãos responsáveis em relação ao seu habitat”, conclui.

 

Escola Inovadora

SESI Jundiaí abre vagas para curso gratuito de Robótica de Programação

Inscrições devem ser realizadas pelo responsável legal da criança pela internet

Published

on

SESI Jundiaí abre vagas para o curso gratuito de Robótica e Programação para estudantes de 12 a 15 anos. As inscrições seguem abertas até dia 9 de setembro pelo site oficial. Serão encontros presenciais, de 120 minutos cada, no FabLab Municipal, onde os alunos aprenderão os conceitos básicos de programação, automação e princípios da robótica. Para desenvolvimento das atividades práticas,…

Continue Reading

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Published

on

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo