Passaporte Cultural: crianças de Jundiaí ganham carimbos a cada espaço visitado
Conecte-se conosco

Escola Inovadora

Passaporte Cultural: crianças de Jundiaí ganham carimbos a cada espaço visitado

Iniciativa foi apresentada no Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

Publicado

em

Atualizado há

Crianças da rede municipal em roda, com capacete de proteção, segurando seus passaportes culturais
Crianças começam o preenchimento com a escola e depois, continuam em conjunto com a família. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

O programa “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, de Jundiaí, foi apresentado na última terça-feira (19), durante o Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas, realizado pela Secretaria Estadual de Governo. No encontro, diversos integrantes do trabalho de resgate e preservação histórica puderam conhecer a iniciativa jundiaiense.

Lançado em 2018, o programa de educação patrimonial “Passaporte Cultural” tem o objetivo de valorizar a história de Jundiaí através das crianças. As que visitam o Complexo Fepasa ganham seu passaporte e seus primeiros carimbos. Os outros pontos indicados na caderneta devem ser preenchidos em conjunto com a família. Assim que todas as páginas são preenchidas, o pequeno recebe um certificado e um bóton de Guardião do Patrimônio.

Durante a apresentação do programa no encontro, o servidor Márcio Dias, vestido de chefe de estação de trem, entregou alguns passaportes e bótons aos presentes e simulou as atividades realizadas com as crianças.

Homem, vestido de chefe de estação de trem, entregando os passaportes culturais a uma plateia

Márcio Dias entregou as cadernetas e simulou atividades realizadas com as crianças. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A iniciativa da plataforma de Educação e Cultura e parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora, chamou a atenção do secretário estadual de Cultura e Economia, Sérgio Sá Leitão. Foi dele o convite para que Jundiaí expusesse o programa no evento. “É um prazer compartilhar com pessoas de alto gabarito no assunto um programa que já atingiu mais de 7,5 mil crianças e, por consequência, seus pais e responsáveis”, afirma.

A curadora do acervo artístico-cultural dos Palácios do Estado, Ana Cristina Carvalho, o programa jundiaiense valoriza as tradições locais. “Esta da Prefeitura de Jundiaí é uma linda iniciativa, um projeto que forma cidadãos responsáveis em relação ao seu habitat”, conclui.

 

Escola Inovadora

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí: ‘Expectativas superadas’

Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças.

Publicado

em

Por

Educadora portuguesa conhece o programa Escola Inovadora de Jundiaí
Na EMEB do Novo Horizonte, Nora recebeu as boas-vindas calorosas da turma do G-5 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação, a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações da Educação de Jundiaí. Nesta terça-feira (5), Nora esteve no Complexo Argos e em escolas da rede municipal de ensino. A educadora veio de Portugal para participar do 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura. Assim, aproveitou a estadia para conferir as…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Vereador de Sorocaba se inspira em Jundiaí e indica implementação do programa Escola Inovadora

De acordo com o vereador Ítalo Moreira (PSC), a proposta de inserção de tecnologia no ambiente educacional é inspirada no caso de sucesso de Jundiaí.

Publicado

em

Por

Entrega da maior Escola Inovadora de Jundiaí
Para Ítalo Moreira, um dos aspectos relevantes do programa é a inclusão do ensino de programação nos currículos das escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O vereador Ítalo Moreira (PSC), da cidade de Sorocaba, apresentou uma indicação ao Executivo da cidade solicitando a implementação do Programa Escola Inovadora na rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, a iniciativa se baseia no modelo adotado por Jundiaí. O objetivo do programa Escola Inovadora é promover a integração eficaz da tecnologia no ambiente educacional, preparando os…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Jundiaí: EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo prepara alunos para Olimpíadas

Os estudantes se preparam para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Todo ano os estudantes da rede municipal de ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). As avaliações estimulam a resolução de problemas e o raciocínio lógico e matemático. Em 2022, cerca de 4 mil alunos participaram da avaliação de matemática. Neste ano, a EMEB Profª Beatriz Blattner Pupo irá…

Continuar lendo

Escola Inovadora

‘Desemparedamento da Escola’ de Jundiaí é destaque em Denver, EUA

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí participou de uma conferência de educação infantil nos Estados Unidos, com representantes da Holanda, Bélgica e Peru.

Publicado

em

Por

Além de ser a única representante brasileira, Jundiaí também compõe o seleto grupo de iniciativas com todos os objetivos da “Children & Nature” (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta quarta-feira (14), a Unidade de Gestão de Jundiaí participou da Conferência da “Children & Nature Network”, em Denver, nos EUA. Esse ano, o encontro teve como tema “Desemparedamento da Escola”, e Jundiaí, mais uma vez, foi destaque internacional. A "Children & Nature Network" começou no dia 12 de junho e termina hoje (15), no Estado do Colorado. O evento…

Continuar lendo

Escola Inovadora

Horta Urbana do Fazenda Grande recebe alunos de EMEB

Durante a visita, as crianças colocaram em prática o que aprenderam em sala de aula e tiveram a experiência de colher legumes e verduras.

Publicado

em

Por

Nesta sexta-feira (28), 35 alunos do 3º ano “A” da EMEB Nassib Cury, no Fazenda Grande, em Jundiaí, conheceram a Horta Urbana do bairro. Através do programa de desemparedamento do Programa Escola Inovadora, os alunos aprenderam vários conceitos sobre a plantação de orgânicos e sobre sustentabilidade. Na horta, os alunos de verduras como alface, rúcula, couve, ervas aromáticas como salsinha,…

Continuar lendo
Publicidade