Governo de SP mantém cronograma do ano letivo para 2021 e define retorno das aulas
Conecte-se conosco

Educação

Governo de SP mantém cronograma do ano letivo para 2021 e define retorno das aulas

O secretário estadual de Educação informou que o governo acha importante a pausa para os profissionais e para os alunos.

Publicado

em

Crianças com máscara em sala de aula
Foto: Freepik

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, informou que o Governo de São Paulo seguirá o cronograma do ano letivo para 2021. Ou seja, as férias escolares da rede estadual serão mantidas em janeiro e, assim, as aulas devem retornar na primeira semana de fevereiro.

“Ano letivo desse ano termina em dezembro, nós vamos cumprir as férias escolares do mês de janeiro. Nós entendemos que é muito importante que os profissionais de educação, professores, gerentes de organização, todos eles tenham uma parada de descanso. Inclusive para o próprio estudante”, informou Soares nesta terça-feira (3).

De acordo com o secretário, o calendário escolar de 2021 será divulgado nos próximos dias.

Ainda não há uma previsão de como será o retorno, mas a Secretaria da Educação projeta um retorno com a obrigatoriedade dos alunos e uma porcentagem maior de estudantes por sala de aula.

“A gente vai avaliando semana a semana, mês a mês, com a área da saúde, para entendermos qual será [o cenário]. Torcemos que a situação esteja muito mais controlada para que a gente consiga voltar com um percentual maior e de forma já obrigatória a parte presencial.”

Segundo Soares, mesmo que o número de matrículas para 2021 seja parecido com o de 2020, cerca de 45 mil alunos têm interesse em cursar o quarto ano do Ensino Médio no ano que vem. A procura por mais um ano letivo foi três vezes maior que o esperado pelo governo.

“Nós teremos em torno de 40 mil matriculas para o terceiro ano opcional. O que é um número bastante expressivo para a gente, nós esperávamos um número particularmente menor, mas tivemos a manifestação de muitos jovens que estão no terceiro ano e que querem fazer o quarto ano opcional”, informou o secretário.

O governo planeja também uma prova obrigatória para todos os alunos da rede estadual de ensino, a partir do dia 3 de dezembro. Porém, ainda não há uma definição do formato deste teste.

De acordo com o Henrique Pimentel, Subsecretário de Articulação Regional, a preferência é que a prova seja feita presencialmente, mas alunos do grupo de risco poderão fazer o teste online.

“Vai ser escalonado, de acordo com o número de turmas que a escola tem e possibilidades de distanciamento”, disse.

O objetivo da prova é mapear o nível de conhecimento dos estudantes e o impacto do estudo à distância.

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo
Publicidade