Connect with us

Educação

Governo de SP mantém cronograma do ano letivo para 2021 e define retorno das aulas

O secretário estadual de Educação informou que o governo acha importante a pausa para os profissionais e para os alunos.

Published

on

Crianças com máscara em sala de aula
Foto: Freepik

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, informou que o Governo de São Paulo seguirá o cronograma do ano letivo para 2021. Ou seja, as férias escolares da rede estadual serão mantidas em janeiro e, assim, as aulas devem retornar na primeira semana de fevereiro.

“Ano letivo desse ano termina em dezembro, nós vamos cumprir as férias escolares do mês de janeiro. Nós entendemos que é muito importante que os profissionais de educação, professores, gerentes de organização, todos eles tenham uma parada de descanso. Inclusive para o próprio estudante”, informou Soares nesta terça-feira (3).

De acordo com o secretário, o calendário escolar de 2021 será divulgado nos próximos dias.

Ainda não há uma previsão de como será o retorno, mas a Secretaria da Educação projeta um retorno com a obrigatoriedade dos alunos e uma porcentagem maior de estudantes por sala de aula.

“A gente vai avaliando semana a semana, mês a mês, com a área da saúde, para entendermos qual será [o cenário]. Torcemos que a situação esteja muito mais controlada para que a gente consiga voltar com um percentual maior e de forma já obrigatória a parte presencial.”

Segundo Soares, mesmo que o número de matrículas para 2021 seja parecido com o de 2020, cerca de 45 mil alunos têm interesse em cursar o quarto ano do Ensino Médio no ano que vem. A procura por mais um ano letivo foi três vezes maior que o esperado pelo governo.

“Nós teremos em torno de 40 mil matriculas para o terceiro ano opcional. O que é um número bastante expressivo para a gente, nós esperávamos um número particularmente menor, mas tivemos a manifestação de muitos jovens que estão no terceiro ano e que querem fazer o quarto ano opcional”, informou o secretário.

O governo planeja também uma prova obrigatória para todos os alunos da rede estadual de ensino, a partir do dia 3 de dezembro. Porém, ainda não há uma definição do formato deste teste.

De acordo com o Henrique Pimentel, Subsecretário de Articulação Regional, a preferência é que a prova seja feita presencialmente, mas alunos do grupo de risco poderão fazer o teste online.

“Vai ser escalonado, de acordo com o número de turmas que a escola tem e possibilidades de distanciamento”, disse.

O objetivo da prova é mapear o nível de conhecimento dos estudantes e o impacto do estudo à distância.

Educação

Dia Mundial da Infância: Instituto Sicoob muda a vida de crianças com educação financeira e cooperativismo

Comprometido com o desenvolvimento social, o Sicoob Integrado realiza ações voltadas para a comunidade, incluindo iniciativas voltadas às crianças. Conheça.

Published

on

No dia 21 de março, é celebrado o Dia Mundial da Infância, uma data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação e do bem-estar social das crianças. Diferente do Dia das Crianças, que tem um caráter mais comercial, essa é uma ocasião para reflexão sobre…

Continue Reading

Educação

Faculdade Anhanguera de Jundiaí oferece cursos presenciais, infraestrutura completa e conexão com o mercado

A Anhanguera Jundiaí está há 25 anos transformando vidas com educação de qualidade. Conheça.

Published

on

A Faculdade Anhanguera de Jundiaí se destaca há 25 anos como referência em educação de qualidade, unindo teoria e prática para preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Com uma localização privilegiada e o melhor custo-benefício da região, a instituição oferece uma infraestrutura completa e um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores. Infraestrutura moderna e ensino…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo