Inscrições para o Sisu 2023 terminam hoje (24); saiba como participar
Conecte-se conosco

Educação

Inscrições para o Sisu 2023 terminam hoje (24); saiba como participar

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem em 2022 e não ter zerado a nota na redação. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

O Sisu é um programa que seleciona alunos para universidades públicas (Foto: cookie_studio/Freepik)

Atenção, estudante: o prazo para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, termina nesta sexta-feira (24), às 23h59. O programa usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior para selecionar alunos que desejam cursar em universidades públicas do Brasil.

Para participar, o candidato deve acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e selecionar duas opções de curso. Ao longo do período de inscrição, o sistema mostra diariamente, sempre à meia-noite, as notas de corte parciais em cada curso. Assim, é possível conferir quais cursos há maiores chances de aprovação. O candidato pode ainda editar suas escolhas quantas vezes quiser. Mas o programa considerará as duas opções que estiverem marcadas às 23h59 desta sexta-feira (24). Se você ainda quiser mudar suas opções de curso, a hora é agora.

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter feito o Enem 2022 e tirado nota superior a zero na redação.

Como se inscrever no Sisu?

Confira o passo a passo de como se inscrever no Sisu 2023.

  • Confira seus dados: Garanta que seus dados e contatos estão corretos, para que o Sisu possa entrar em contato com você. Você pode alterar esses dados a qualquer momento.
  • Login: Na página online do Sisu, clique em “Fazer Inscrição”. Na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”. Na tela “Minha inscrição” é onde você pode escolher as opções de curso. Ali você acompanhará a sua inscrição ao longo de todo o processo. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
  • Pesquise as vagas: Após acessar seu perfil, é possível pesquisar as vagas para universidades através do nome do município, da instituição ou do curso desejado. O Sisu recomenda que o candidato consulte quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade, como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais.
  • Escolha a modalidade: Leia atentamente às modalidades disponíveis para o curso escolhido, e selecione uma das opções. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações exigidas para comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, em caso de seleção.
  • Confirme sua inscrição: Após confirmar todos os dados do curso, da modalidade de vaga e a documentação exigida pela instituição na ato da matrícula, e clique em “Confirmar minha inscrição”.
  • Conclua a inscrição no Sisu: Após confirmar sua inscrição, volte para a tela “Minha inscrição” e confira as informações da opção escolhida.

Notas de corte do Sisu

Em Classificação Parcial, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. A nota de corte considera o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.

Dessa forma, deve-se ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição. A orientação do Sisu é que os candidatos acompanhem as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode-se alterar a escolha do curso, mas apenas até às 23h59 desta sexta-feira (24).

Resultados do Sisu

O Sisu divulgará a lista de aprovados na chamada regular no dia 28 de fevereiro. De acordo com o programa, o candidato poderá ser aprovado em um dos cursos marcados na inscrição: exclusivamente na 1ª opção, caso tenha obtido nota suficiente; e em sua 2ª opção, caso a nota seja alta o bastante, e não tenha sido selecionado na 1ª opção.

Para quem conseguiu índices suficientes nas duas opções de curso, o sistema permite a matrícula apenas na opção selecionada como prioritária.

Lista de espera

O candidato que não conseguir uma vaga na chamada regular pode manifestar interesse para participar da lista de espera de um dos dois cursos de seu interesse. Esta etapa só acontece caso haja vagas não preenchidas na 1ª chamada. Assim, estará disponível de 28 de fevereiro a 8 de março.

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo

Educação

Senai de Jundiaí abre vagas para cursos gratuitos de TI

As vagas são para cursos de Fundamentos do Python, Trilha Microsoft Power Plataform e Implantação de serviços em nuvem – AWS CLOUD. Os cursos acontecem entre maio e julho.

Publicado

em

Por

Senai de Jundiaí
Confira detalhes e veja como se inscrever (Foto: Divulgação/Senai)

A Escola SENAI “Conde Alexandre Siciliano”, localizada no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, está com vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os cursos são todos da área de TI - Tecnologia da Informação. Confira detalhes: Fundamentos do Python Curso de 02 de maio a 13 de maio, das 18h30 às 22h (segunda a sexta-feira); Trilha Microsoft - Power Plataform Capacitação…

Continuar lendo
Publicidade