Jundiaí: Fundo AWS para Educação já tem quase 30 projetos inscritos
Conecte-se conosco

Educação

Jundiaí: Fundo AWS para Educação já tem quase 30 projetos inscritos

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a ação ampliará as iniciativas na Educação, proporcionando mais ganhos para a cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, apresentou o programa Escola Inovadora e os pilares para Educação de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A webinar para detalhamento do Fundo para Educação de Jundiaí Amazon Web Services, realizado na tarde desta quinta-feira (17), contou com a participação de representantes das Escolas Municipais de Educação Básica de Jundiaí (EMEBs) e organizações interessadas em inscrever projetos educacionais alinhados com os eixos do Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí. O encontro virtual serviu para apresentação da iniciativa e esclarecimento de dúvidas. 

O fundo de R$ 950 mil está aberto a associações e fundações do Estado de São Paulo que tenham interesse em iniciar ou desenvolver um projeto dentro das escolas municipais nas categorias STEM e habilidades digitais, aprender brincando, inclusão, sustentabilidade, saúde mental ou habilidades socioemocionais. Por meio do fundo, a AWS visa fornecer até R$ 100 mil por organização. A Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), articulou o projeto.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a ação ampliará as iniciativas na Educação, proporcionando mais ganhos para a cidade. Hoje, Jundiaí ocupa a 5ª posição entre os 100 maiores municípios brasileiros no quesito Educação (Macroplan, 2020). “Jundiaí, Cidade das Crianças, tem como meta a excelência no desenvolvimento das infâncias da cidade. Com conteúdo exclusivo, elaborado pelas equipes pedagógicas municipais, a partir do Programa Escola Inovadora, que prioriza o contato com a natureza, estamos proporcionando mudanças de realidades para meninos e meninas da cidade”, ressalta o prefeito.

“Contar com o apoio de um fundo internacional, que objetiva a Educação de qualidade, é um diferencial. Até o momento, 28 projetos já se inscreveram. A seleção será feita com base em critérios determinados em edital e devem estar alinhados as pilares de desemparedamento da escola, estímulo ao contato com natureza e tecnologia”, comentou a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.

Iniciativa privada e setor público

Segundo o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação, a articulação entre a iniciativa privada e o setor público proporcionam avanços para toda a sociedade. “Com a cooperação, juntamos as propostas, as possibilidades e a execução. Em Jundiaí, o formato tem trazido resultados incríveis, principalmente na Saúde e agora, alcança a Educação”, comenta. 

O fundo será administrado pela ChangeX, uma organização sem fins lucrativos que alimenta uma plataforma de engajamento comunitário projetada para levar financiamento e recursos diretamente nas mãos dos cidadãos para poderem liderar projetos impactantes em suas comunidades. Os responsáveis irão analisar, avaliar e pontuar as candidaturas de acordo com os critérios de financiamento do programa, que incluem o impacto potencial do projeto na comunidade e o alinhamento com as prioridades municipais. Interessandos já podem se candidatar a projetos, e enviar as propostas até 5 de setembro de 2023.

A iniciativa de fundos comunitários deste ano faz parte do compromisso da AWS com o Brasil. A AWS investe em organizações locais e organizações sem fins lucrativos, apoia iniciativas locais de qualificação tecnológica, ajuda a desenvolver programas de educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), contribui para o desenvolvimento econômico, apoiando o emprego para mulheres, digitalização da economia, agroindústria e desenvolvimento do setor de artesanato, planos de sustentabilidade ambiental, além de fornecer benefícios à comunidade por meio de esforços voluntários de seus funcionários.

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo
Publicidade