Pesquisa mostra que 8 em cada 10 adolescentes presenciaram casos de violência nas escolas
Conecte-se conosco

Educação

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 adolescentes presenciaram casos de violência nas escolas

O levantamento foi realizado pelo Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, formato pela Unicef e a Alesp.

Publicado

em

Atualizado há

Sala de aula vazia
Só no Estado de SP, 400 adolescentes são vítimas de mortes violentas por suicídio em média todos os anos (Foto: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Uma pesquisa do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, formado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Governo Estadual e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), apontou que oito em cada dez adolescentes entre 12 e 19 anos afirmam terem presenciado casos de violência nas escolas.

O levantamento ouviu 747 estudantes no início de 2021, na Grande São Paulo, e também apontou que a percepção da violência nas redes sociais ainda é maior: nove em cada dez jovens disseram ter visto situações de violência virtualmente.

Ruas e bairros também são ambientes em que os adolescentes presenciaram casos de violência. Além disso, de acordo com a pesquisa, mulheres e jovens da comunidade LGBTQIA+ citam a própria casa como ambiente mais recorrente onde presenciam violência.

Prevenção de homicídio

Segundo a presidente do Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, deputada Marina Helou (Rede), é necessário que o poder público e a sociedade civil devem se unir para um esforço coletivo, para assegurar a criação de políticas de prevenção de violência e homicídios de adolescentes em São Paulo.

“Apenas no Estado de São Paulo, em média, morrem 400 adolescentes – de 10 a 19 anos – vítimas de mortes violentas letais intencionais todos os anos. De 2014 ao final do primeiro trimestre de 2020, 3.562 adolescentes tiveram suas vidas perdidas por crimes de homicídio, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial. Prevenir essas mortes é possível”, disse.

Além disso, Helou destaca a importância de garantir a segurança dos adolescentes. “Não podemos deixar as múltiplas violências paralisarem os jovens, fazendo com que eles deixem de se desenvolver e de aproveitar oportunidades. Estar na escola ou acessar um serviço de saúde ou assistência deveria ser sempre sinônimo de proteção”.

Dessa forma, o Poder Legislativo, o Executivo, o Judiciário e a sociedade civil são atores estratégicos na garantia desse direito de segurança dos adolescentes. O comitê foi criado como oportunidade para que as entidades assumam as responsabilidades e atuem na construção de uma agenda de prevenção à morte e a violência de adolescentes do Estado.

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo
Publicidade