Professora leva mais de 100 alunos da EJA ao cinema pela primeira vez
Conecte-se conosco

Educação

Professora leva mais de 100 alunos da EJA ao cinema pela primeira vez

“Foi muito gratificante. Muitos alunos vieram me agradecer pela oportunidade”, diz

Publicado

em

Atualizado há

Professora leva mais de 100 alunos do EJA ao cinema pela primeira vez (Foto: Arquivo Pessoal)

O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. Recentemente, a professora Flávia Pacano levou 107 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para assistir ao filme Mamma Mia 2 (2018).

“Eu sou apaixonada por cinema e tinha feito um curso sobre cinema brasileiro. Aí fiz uma enquete numa sala perguntando quantos tinham ido ao cinema e, para minha surpresa, umas duas ou três pessoas levantaram a mão. A partir disso eu decidi que precisava fazer alguma coisa. Então conversei com meus colegas e conseguimos juntar dinheiro pra levá-los”, relatou.

Dos 300 estudantes do EJA da Escola Municipal Desembargador Francisco Meirelles, os professores conseguiram mobilizar e levar 107 alunos. A maioria deles, que têm idades entre 20 e até 70 anos, não conseguiu ir em função de trabalho, família e outras tarefas. Mas os que foram tiveram uma experiência diferente.

“Foi muito gratificante. Muitos alunos vieram me agradecer pela oportunidade. Todos foram muito bem vestidos, parecia um evento mesmo”, relembra. Alguns foram caminhando e outros usaram metrô para chegar ao cinema que fica em um shopping no bairro da Vila Independência. Depois do filme, o grupo jantou na praça de alimentação do shopping.

A professora avalia que a distribuição geográfica das salas de cinema é um entrave para a democratização da sétima arte. Por sorte, existia uma sala perto da escola e com valores acessíveis de até R$ 2,00 para estudantes.

“O que observei é que a grande maioria não ia ao cinema pela barreira social imposta a eles, pois eles disseram que não era somente porque achavam caro. O que para nós pode ser algo muito simples, para eles, esbarrava no ato de entrar no shopping, escolher o filme, pedir o ingresso, entre outras coisas que não conseguimos mensurar”, disse.

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo

Educação Pública

Promovendo a cultura da paz: Jundiaí realiza Dia D da campanha ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais

Publicado

em

Por

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Bruna fez questão de acompanhar a filha Helena e seus amigos durante a passeata pelo bairro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto inovador em Jundiaí conecta conteúdos matemáticos ao cotidiano dos alunos

Iniciativa visa integrar matemática ao cotidiano escolar e impactar mais de 600 alunos no ensino fundamental.

Publicado

em

Por

Fundo da AWS projeto matemática nas escolas de Jundiaí

O Projeto Conexões, idealizado pela Maestro Educação e contemplado pelo Fundo da AWS, está sendo implementado em Jundiaí com o objetivo de aprimorar o ensino de Matemática na rede municipal. A iniciativa, que atende a cerca de 600 alunos do Ensino Fundamental, visa estimular o aprendizado através da formação de educadores, da criação de espaços temáticos e da conexão dos…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área elétrica em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&modalidade=1&pag=1

Continuar lendo
Publicidade