Rede estadual de SP não reprovará alunos por desempenho em 2020
Conecte-se conosco

Educação

Rede estadual de SP não reprovará alunos por desempenho em 2020

Para passar para o próximo ano letivo, os alunos devem entregar um número mínimo de atividades.

Publicado

em

Atualizado há

Crianças estudando com máscara
Foto: Freepik

Nesta quarta-feira (11), o secretário de Educação de Estado de São Paulo, Rossieli Soares, anunciou que a rede estadual não reprovará os alunos por desempenho este ano. A decisão vale para todas as séries da rede pública de ensino de 2020 e os estudantes serão matriculados no ano que vem em regime de progressão continuada.

“Os estudantes de todos os anos do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio devem ser matriculados no ano/série subsequente em 2021 em regime de progressão continuada”, diz o texto da Secretaria. A resolução foi aprovada pelo Conselho Estadual da Educação.

Dessa forma, os anos letivos de 2020 e 2021 devem ser considerados como um ano letivo contínuo de oito bimestres. Portanto, o primeiro trimestre do ano que vem, por exemplo, será o 5º bimestre contínuo.

No entanto, cada aluno deverá entregar um número mínimo de atividades completas. De acordo com a pasta da Secretaria, 15% dos alunos da rede estadual não entregaram nenhuma atividade solicitada. Esse número representa mais de 500 mil estudantes em toda a rede de ensino. “Sentimos esse desânimo acontecendo”, afirma o Secretário.

O número mínimo de atividades será determinado pela própria escola. De acordo com Soares, é difícil determinar um padrão para todas as instituições do estado.

Enquanto isso, os alunos do terceiro ano do ensino médio que não tiverem entregado as atividades, não receberão o diploma de conclusão. “Nossa orientação para as escolas estaduais é que o aluno deve seguir sua trajetória escolar”.

Assim, se o estudando do terceiro ano tenha participado, mesmo que minimamente, das atividades propostas, e tenha o desempenho inferior ao adequado, ainda será aprovado. Esse aluno ainda poderá prestar vestibular para o ensino superior.

Planejamento escolar 2021

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o mês de janeiro do ano que vem deverá ter aulas de reforço escolar nas unidades estaduais. A previsão é de semanas de estudo intensivo, para que os alunos consigam recuperar a aprendizagem perdida neste período. Cerca de 10 mil professores serão contratados para as atividades de reforço.

O ano letivo de 2021 deve ter início no dia 1º de fevereiro e, para isso, será aplicada uma avaliação diagnóstica no início das aulas para medir o nível de aprendizagem dos estudantes. A pasta da educação vê a possibilidade de ter 100% das aulas presenciais no próximo ano.

Até o momento, aproximadamente 1,4 mil escolas estão abertas e realizando aulas presenciais.

Quando questionado sobre uma possível segunda onda de contaminação da Covid-19, Rossieli informou que o cenário será avaliado. O secretário também deu o exemplo das escolas na Europa, que mesmo passando pela segunda onda da doença, permaneceu com as escolas abertas. Por lá, as aulas passaram a ser consideradas serviços essenciais.

 

Com informações do Estadão SP.

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos na área de Injetoras em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=injetora&pag=1

Continuar lendo

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Publicado

em

Por

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continuar lendo

Educação Pública

Fab Lab Jundiaí inspira alunos da rede estadual com oficina de foguetes de papel

Publicado

em

Por

Fab Lab oficina de foguete em Jundiaí

O Fab Lab, laboratório de criatividade e fabricação digital do Complexo Argos, promoveu neste sábado (27) uma oficina de construção e lançamento de foguetes de papel para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, que faz parte do programa Escola Inovadora da Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o SESI, reuniu 13 estudantes do 6º ano do ensino fundamental…

Continuar lendo
Publicidade