Arte para todos: explore seu talento nas oficinas culturais em Jundiaí
Conecte-se conosco

Acontece

Arte para todos: explore seu talento nas oficinas culturais em Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Inscrito em três oficinas, José Mateus elogia a proposta e a qualidade dos arte-educadores e oficinas disponíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com cerca de 25 turmas em atividades, o programa de oficinas culturais viabilizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem impactado mais de 380 pessoas, inscritas nos grupos em andamento na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), na Fábrica das Infâncias Japy e na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes.

“A proposta do programa de oficinas vai ao encontro da convicção de que a Cultura é o elemento transformador da sociedade e da importância da oferta, enquanto política pública, de formação cultural, de modo gratuito, nas mais diversas linguagens e em diversos dos nossos espaços”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das alunas inscritas é a Ádila Oliveira, de 28 anos, que participa da oficina de Escrita Criativa às quintas-feiras à tarde, na Biblioteca, com a oficineira Thalita Cini. “Estou no início da minha carreira como escritora independente e, quando vi a divulgação no site da Cultura, me inscrevi, pois tinha tudo a ver. Quero aprimorar minhas técnicas, principalmente na escrita de poemas e em textos de proposta didática”, comentou.

Já o advogado José Mateus participa atualmente de três oficinas do programa. “Aqui no Espaço Expressa, participo das oficinas de Percussão (Pandeirada), com o Alexandre Faria, e de Teatro – Improvisação, Movimento e Som, com a Maria Clara Ferreira. E na Biblioteca, faço Escrita Criativa, com o professor Hildon Vital de Melo. Acho a proposta fantástica e a qualidade das oficinas excelente. Eu também sou palhaço e gosto muito de aprender assuntos e técnicas que complementem essa atividade.”

O programa este ano traz oficinas nas mais diversas linguagens artísticas. No segmento da Dança, as oficinas em andamento são Jazz Dance e Ballet Clássico (infantil e adulto). Já no Teatro, as opções foram Improvisação, Movimento e Som, Teatro com Montagem e Teatro Físico e Mímica. Na Música, os grupos desenvolvem atividades de Violão Popular – a arte das seis cordas, Musicalização para crianças com ukulele, flauta doce e percussão.

Já entre as Artes Visuais, foram abertos grupos de Arte Terapia, Arte Impressa: recurso criativo e registro histórico, Escultura e modelagem em clay, Cor e Forma: a composição na prática artística e Pintura em papel. Já no segmento do Audiovisual, a opção foi de Introdução à História do Cinema mundial. Além das turmas de Capoeira, Escrita Criativa e Publicação de livros: da escrita à impressão.

Programa tem atividades em diversos espaços culturais, como a Biblioteca Municipal, onde são realizadas, entre outras, oficinas de Escrita Criativa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais oficinas

Os interessados ainda podem se inscrever gratuitamente em três oficinas do programa, nas categorias Dança e Música. São elas:

  • Babyclass (Ballet Clássico), com a arte-educadora Raquel Medéia: realizada na Fábrica das Infâncias Japy, às terças-feiras, das 10h às 11h, para bebês entre os seis meses e os três anos de idade – Faça sua inscrição pelo formulário on-line;
  • Arte das seis cordas (violão popular), com o arte-educador Abimael Landim: realizada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), às terças-feiras, das 9h às 10h30, para o público interessado maior de 25 anos – Faça sua inscrição pelo formulário on-line;
  • Musicalizando através do ukulele, com Abimael Landim: também realizada no Espaço Expressa, às terças-feiras, das 10h30 às 12h, para interessados maiores de 18 anos – Faça sua inscrição pelo formulário on-line.

A UGC também irá divulgar em breve novas inscrições de oficinas culturais para realização na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, em programa com centenas de vagas e propostas de atividades nas mais diversas linguagens artísticas.

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo

Acontece

Quarta (15) tem ‘Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos’ no Maxi Shopping Jundiaí

O evento promovido pelo Fusca Clube Jundiaí reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade

Publicado

em

Maxi Shopping Jundiaí tem Encontro de Fuscas
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

Nesta quarta, dia 15, os apaixonados por automóveis e admiradores da história da indústria automobilística não podem perder o "Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos", no Maxi Shopping Jundiaí. O evento, realizado mensalmente pelo Fusca Clube Jundiaí, reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade, considerados “fora de série”. Das 19h às 22h, no estacionamento descoberto…

Continuar lendo
Publicidade