Connect with us

Entretenimento

Festa da Uva 2023 terá quatro finais de semana

Com essa extensão de dias, a expectativa é de um aumento de cerca de 20% no movimento

Published

on

Atualizado há

Com a novidade, a Festa antecipa seu início e se estende por quatro finais de semana
Com a novidade, a Festa antecipa seu início e se estende por quatro finais de semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Se com três finais de semana a Festa da Uva de Jundiaí movimenta R$ 18 milhões em vendas no Parque Comendador Antonio Carbonari e atrai 200 mil pessoas de todo o Brasil, com um final de semana a mais a expectativa é de aumento próximo de 20% no movimento, o que reflete diretamente na economia da cidade. Em 2023, a 38ª Festa da Uva e 9ª ExpoVinhos acontece entre os dias 12, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de janeiro e 03, 04 e 05 de fevereiro.

“Jundiaí é a Terra da Uva Niagara Rosada e bicampeã como destino de Turismo Rural do Estado. A Festa da Uva é importante pela divulgação do destino, fomenta a economia, gera renda que vai muito além dos produtores rurais, movimentando a economia em todos os aspectos, como o hoteleiro, a gastronomia, as agências receptivas e os guias de turismo locais”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com dados do Departamento de Fomento ao Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), a Festa movimentou cerca de R$ 18 milhões em vendas em sua última edição. Foram 170 expositores participantes, 200 atrações artísticas e mais de 200 mil visitantes registrados.

“A Festa da Uva é uma das datas mais importantes do Agronegócio de Jundiaí, uma vitrine da nossa produção agrícola e do turismo rural em Jundiaí. Todos estão ansiosos para sua volta”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Para a diretora de Turismo da UGAAT, Marcela Moro, a festa, por si só, tem a identidade de Jundiaí em sua história e é a base da política pública de fomento ao turismo do município. “Em sua edição de 2020, a festa recebeu 205 mil visitantes, de 195 cidades, 26 estados e 24 países diferentes. Estes turistas vêm à festa e retornam ao longo de todo o ano. A Terra da Uva também é terra do turismo”, destaca.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, a ampliação em mais um final de semana para a Festa da Uva, garantirá maior conforto para os visitantes e ganhos para os expositores no evento. “O Turismo tem crescido na cidade a partir de capacitações, formações e estímulo ao empreendedorismo, que são marcas da gestão. A Festa da Uva é evento que mobiliza todos os setores do município, promovendo a geração de renda e estimulando os empreendedores locais”, explica.

Já para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o aumento nos dias de Festa deve trazer um impacto positivo em toda a cadeia de trabalhadores envolvidos. “Este aumento deve beneficiar não somente os produtores e entidades envolvidos com a festa, como também os artistas contratados, desde os atores do receptivo, até os músicos e profissionais de outras linguagens artísticas. Isso vai também ao encontro da nossa percepção de aumento de público nas agendas culturais após a pandemia, que deve ser uma realidade também nesta tradicional comemoração jundiaiense”.

Séries e Filmes

Ator brasileiro estreará em Grey’s Anatomy após cinco anos de tentativas

Goiano radicado em Los Angeles, Gabriel Sousa celebra estreia em “Grey’s Anatomy” após trajetória marcada por perseverança, talento e conexão com suas raízes brasileiras.

Published

on

O ator Gabriel Sousa, de 38 anos, nascido em Goiânia e radicado há uma década em Los Angeles, fará sua estreia na icônica série "Grey’s Anatomy". Ele viverá Edgar, noivo de uma paciente atendida no Grey Sloan Memorial, hospital fictício onde se desenrolam os dramas da produção. A participação vai ao ar no 16º episódio da 21ª temporada, previsto para…

Continue Reading

Acontece

Biblioteca de Jundiaí exibe animações brasileiras gratuitas neste sábado (19)

Sessão começa às 12h30 na Biblioteca Municipal Nelson Foot e reúne produções de diversos estados com técnicas como Stop Motion e 3D

Published

on

Neste sábado (19), a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em Jundiaí, será palco de uma sessão gratuita de animações brasileiras que fizeram parte da Mostra Ambiental do Dia Internacional da Animação. A exibição começa às 12h30, tem classificação livre e duração aproximada de uma hora. Com entrada gratuita, a programação traz ao público obras de artistas de diferentes regiões do…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo