Mostra em cartaz no MASP traz novo olhar sobre as narrativas do país
Conecte-se conosco

Entretenimento

Mostra em cartaz no MASP traz novo olhar sobre as narrativas do país

“Histórias Brasileiras” fica em cartaz até 30 de outubro e traz cerca de 380 obras

Publicado

em

Atualizado há

Terra e território, um dos temas da exposição "Histórias Brasileiras". Foto: Isabella Matheus

O bicentenário da Independência do país é o cerne da produção anual do Museu de Arte de São Paulo, apresentando uma série de exposições, oficinas, cursos e palestras que abordam a ideia de brasilidade de uma forma mais ampla, explorando conceitos sociais, antropológicos e históricos. 

A partir desta idealização, o MASP apresenta até 30 de outubro a mostra Histórias Brasileiras, com diversas exposições individuais e uma maior coletiva, trazendo novas narrativas visuais, mais inclusivas e plurais sobre as histórias do país.

Dividida por temas – Mapas e bandeiras, Paisagens e trópicos, Terra e território, Retomadas, Rebeliões e revoltas, Religiões, e Festas e Retratos -, a mostra foca mais em trabalhar as histórias sociais ou políticas, dos costumes e do cotidiano, do que sob uma perspectiva da história da arte.

São cerca de 380 trabalhos, sendo 24 inéditos, de aproximadamente 250 artistas e coletivos que contemplam diferentes mídias, suportes, tipologias, origens, regiões e períodos, do século 16 ao 21.

Acervo em transformação

Em cartaz durante o ano inteiro, a mostra de longa duração apresenta obras que pertencem ao acervo do museu, em que são realizadas constantes atualizações dos trabalhos ao longo do ano, apresentando as diversas facetas da coleção, com o intuito de propor novas leituras e abordagens.

O que vem por aí

A partir de 25 de novembro, a artista Judith Lauand ganha sua primeira exposição individual no museu, no ano de seu centenário. Única mulher a ter participado do Grupo Ruptura – coletivo pioneiro de artistas do concretismo – a Lauand é um nome essencial para a arte concreta no país e sua produção atravessa oito décadas. Judith Lauand: desvio concreto fica em cartaz até 2 de abril de 2023 e reúne cerca de 70 obras entre desenhos, pinturas e colagens.

De 25 de novembro a 26 de fevereiro de 2023, fica em cartaz a mostra Madalena Santos Reinbolt: uma cabeça cheia de planetas. Reinbolt foi uma artista cuja produção baseou-se na pintura e no têxtil, e trouxe em seus “quadros de lã” cenas de ambientes rurais com representações do cotidiano, em especial da cultura afro-brasileira.

Com desenhos, fotografias, vídeos, instalações e intervenções que usam elementos do cotidiano, a artista mineira Cinthia Marcelle analisa como as coisas são ordenadas no mundo. De 14 de dezembro a 26 de fevereiro de 2023, a mostra Cinthia Marcelle: por via das dúvidas contará com produções que acompanham sua trajetória, além de obras comissionadas para a exposição.

Sobre o MASP

Fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), o Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos.

Com projeto arquitetônico e expográfico de Lina Bo Bardi (1914-1992), o MASP foi o primeiro museu moderno do país, cujo acervo reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos. 

Abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas, o museu possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul.

Além da mostra de longa duração de seu Acervo em transformação, são promovidas exposições coletivas e individuais ao longo do ano, cujas temáticas versam sobre a missão do museu: “inclusivo e plural [MASP], tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais”.

Serviço:

Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista
Telefone: (11) 3149-5959
Ingressos: R$ 50 (inteira); R$ 25 (meia-entrada). Agendamento online obrigatório pelo link: masp.org.br/ingressos

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

  • Foto: Isabella Matheus

Entretenimento

Tributo a Queen: Bohemian Rock agita o Jumpbarbecue neste sábado (18)

O grupo feminino Ladies of Rock faz o show de abertura, a partir das 19h

Publicado

em

Foto: Eduardo Firmo

A lendária banda Queen será homenageada na noite deste sábado (18), no Jumpbarbecue, com uma apresentação imperdível da Bohemian Rock. Composto por Luizinho Caldeira (vocal), Carlos Augusto (guitarra), Pedro Martin (bateria) e Rodrigo Zim (baixo), o grupo cover promete empolgar o público com os principais clássicos dessa que é uma das maiores bandas de rock da história. O show de…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo