Sesc Jundiaí apresenta a 2ª edição do "Venha Experimentar Música"
Conecte-se conosco

Entretenimento

Sesc Jundiaí apresenta a 2ª edição do “Venha Experimentar Música”

Shows, oficinas e bate-papos visam a socialização e a construção coletiva da expressividade artística por meio da música

Publicado

em

Atualizado há

Orquestra na Rua. Foto: Divulgação

O Sesc São Paulo apresenta a 2ª edição do VEM – Venha Experimentar Música, projeto que acontece de 21 a 30 de julho, voltado para todos os públicos experimentarem o fazer musical de forma livre, informal e lúdica. A programação, em sua maioria gratuita, contempla mais de 60 atividades nas unidades do Sesc Jundiaí, Consolação, Vila Mariana, Guarulhos, Rio Preto e Santos.    

Com uma programação variada, incluindo shows, oficinas, masterclasses, bate-papos, instalações interativas, cursos e vivências, o VEM é uma oportunidade para que o público tenha um contato inicial com a prática musical. O propósito é sensibilizar pessoas de todas as idades para a música, por meio da exploração de sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres, com ou sem conhecimento musical prévio.

Programação no Sesc Jundiaí

Dentre os destaques da programação, o Sesc Jundiaí apresenta a “Orquestra na rua”, que promove de forma itinerante concertos ao ar livre, executados por uma orquestra de cordas e abertos a quem queira participar ou tocar.

A oficina “Geleia de Guitarras” também acontece na unidade e proporciona aos participantes um bate-papo com o músico Gabriel Thomaz, fundador das bandas Little Quail and The Mad Birds e Autoramas. Na atividade, o músico comanda uma jam de instrumentos, transformando o local em uma orquestra de guitarras e baixos elétricos.

A maioria das atividades têm entrada gratuita e são abertas ao público. Para algumas ações pode ser necessária a retirada de senha 30 minutos antes com limitação de pessoas ou inscrições prévias no portal Sesc SP.

Confira a programação completa:

Oficinas

Música com sucata

Foto: Divulgação

A oficina pretende estimular a reflexão sobre alternativas para a utilização de objetos descartados, levando os participantes a descobrirem, na prática, algumas das várias formas de tocar estes inusitados instrumentos, explorando de maneira intuitiva a sonoridade que eles oferecem. Com Loop B, precursor da música eletrônica brasileira.

Público-alvo: músicos, educadores, performers, artistas e público em geral.

Quando: 22/7, sábado, das 14h30 às 17h30
Onde: Área de Convivência | 25 vagas
Classificação: 14 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Construção de Rap

Foto: Divulgação

Oficina dedicada à produção de beats e à composição de letra de forma coletiva. No primeiro dia serão transmitidos fundamentos da produção de beats juntos de um breve histórico do tema dentro da cultura Hip Hop, e em sequência apresentar formas de usar a tecnologia para criar música. No segundo dia, serão abordadas técnicas de escrita e formas de composição de letra rimada. Com Dioto, músico.

Quando: 22 e 23/7, sábado e domingo, 15h às 17h
Onde: Sala de Múltiplo Uso 1 | 15 vagas
Classificação:10 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Percussão

O público poderá tocar instrumentos como congas, bongôs, timbales, maracas, pandeiros e campanas e assimilar quase intuitivamente o ijexá, ritmo oriundo da cidade de Ilexá, na Nigéria, que foi levado para a Bahia pelo enorme contingente de iorubás escravizados. Com Bocudo Faria, percussionista e musicoterapeuta jundiaiense.

Quando: de 25 a 28/7, terça a sexta, das 19h às 21h
Onde: Sala Múltiplo Uso 1 | 15 vagas
Classificação: 14 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Geleia de guitarras

O músico Gabriel Thomaz. Foto: Divulgação

Jam de instrumentos (uma verdadeira orquestra de guitarras e baixos elétricos) e bate-papo com Gabriel Thomaz, dono de riffs que ficam na cabeça e mestre em tirar efeitos de pedais, fundador da bandas Little Quail and the Mad Birds e Autoramas. Mediação de Jota Wagner, guitarrista e articulador cultural.

Quando: 27/7, quinta, das 19h30 às 21h30
Onde: Teatro | 15 vagas
Classificação: 14 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Mbira e kalimba

O instrumento kalimba. Foto: Divulgação

Com o objetivo de difundir instrumentos musicais de origem ou inspiração africana e estimular o fazer musical por meio da gravação em software livre, a oficina passa por três etapas. Primeiro a apreciação crítica da música, com um panorama histórico; seguido de noções básicas para tocar os dois instrumentos, finalizando com a gravação. Com Guilherme Valério, cantor, compositor e multi-instrumentista. Os instrumentos são oferecidos pelo oficineiro e o público, se quiser, pode levar sua própria mbira ou kalimba.

Quando: 28/7, sexta, das 19h às 22h; 29/7, sábado, das 14h às 17h
Onde: Sala Múltiplo Uso 1 | 10 vagas
Classificação: 16 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Pulsa música em meu corpo

Foto: Chun

Manhã de brincadeiras com música corporal, exploração de movimentos e jogos sensoriais. Para bebês, crianças, pais, avós, educadores, cuidadores e demais interessados. Com Luiza Barro, arte educadora.

Quando: 29/7, sábado, das 10h30 às 12h
Onde: Sala de Múltiplo Uso 1 | 20 pessoas
Classificação: Livre | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Piano com frutas

Piano com frutas, com Gregory Slilvar. Foto: Divulgação

O público aprenderá como fazer um piano, teclado e bateria com frutas utilizando o Arduino, plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com Gregory Slilvar. Greg tem uma longa carreira criando trilhas sonoras para cinema e teatro e é inventor de instrumentos.

Quando: 29/7, sábado, das 15h às 16h30 e das 17h às 18h30
Onde: Área de Convivência | 15 pessoas
Classificação: 14 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Construção de tambor de madeira para crianças

Foto: Divulgação

O objetivo da oficina é despertar as potencialidades de cada criança, além de resgatar a cultura popular brasileira por meio da construção do seu próprio tambor, réplicas de alfaia, instrumento utilizado em diversas manifestações culturais brasileiras. Os materiais utilizados são madeira e pele natural. Com ateliê Brasil no Fio, dupla de arte educadores formada por Rodolfo e Taciana que propagam a cultura popular, através da confecção dos instrumentos musicais, brinquedos e adereços.

Quando: 30/7, domingo, das 10h às 11h30 e das 12h às 13h30
Onde: Espaço de Tecnologias e Artes | 15 pessoas
Classificação: a partir de 3 anos | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Sou adulto e não me esqueço

Foto: Chun

Encontro prático para evocar as cantigas de afeto e aprender canções de diferentes regiões do Brasil, recheadas de histórias e brincadeiras. Para educadoras(es), cuidadoras (es), atelieristas, pais, mães, avós e crianças e demais interessados pelo tema. Com Luiza Barro, arte educadora.

Quando: 30/7, domingo, das 10h30 às 12h
Onde: Sala Múltiplo Uso 1 | 20 pessoas
Classificação: Livre | Grátis | Inscrições no local, 30 minutos antes

Shows

Chuveiro in Concert

A cantora Érika Martins. Foto: Léo de Azevedo

Unindo o que há de mais divertido num karaokê tradicional e a emoção de um concerto de verdade, o Chuveiro in Concert é oportunidade de o público soltar a voz acompanhados por uma banda de verdade. Com muito carisma e bom gosto, ela encoraja até mesmo os mais tímidos a mostrar um pouquinho do seu talento. No cardápio musical, inúmeros sucessos podem ser escolhidos. Com Érika Martins, cantora, compositora e guitarrista (Penélope e Autoramas).

Quando: 29/7, sábado, das 17h30 às 19h
Onde: Área de Convivência
Classificação: Livre | Grátis | Sem retirada de ingressos

Orquestra na Rua

Foto: Divulgação

A Orquestra na Rua é uma maratona cultural itinerante que realiza concertos ao ar livre com um time de músicos reunidos espontaneamente em um único dia. Em uma só tarde e em um só local, músicos de diferentes níveis se reúnem para formar uma orquestra de cordas. Em local aberto, eles ensaiam intensamente aos olhos do público passante, apresentam um grande concerto para a população e, em seguida, se desfazem.

Quando: 30/7, domingo, das 17h30 às 19h
Onde: Área de Convivência
Classificação: Livre | Grátis | Inscrições pelo link

O Sesc Jundiaí fica na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.

Acontece

Jundiaí se une em prol do Rio Grande do Sul: Espaço Expressa reúne artistas neste domingo

O evento “Palco Livre” contará com diversas apresentações artísticas e arrecadação de donativos.

Publicado

em

No Espaço Expressa várias apresentações culturais e recebimento de doações para desabrigados do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Artistas jundiaienses se mobilizam em ação solidária para auxiliar desabrigados no sul do país. Em um domingo marcado pela união e pela arte, Jundiaí se prepara para receber o evento "Palco Livre", que reunirá diversos artistas da cidade em prol da campanha "Cultura: Todos juntos pelo Rio Grande do Sul". A iniciativa, idealizada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC)…

Continuar lendo

Entretenimento

Tributo a Queen: Bohemian Rock agita o Jumpbarbecue neste sábado (18)

O grupo feminino Ladies of Rock faz o show de abertura, a partir das 19h

Publicado

em

Foto: Eduardo Firmo

A lendária banda Queen será homenageada na noite deste sábado (18), no Jumpbarbecue, com uma apresentação imperdível da Bohemian Rock. Composto por Luizinho Caldeira (vocal), Carlos Augusto (guitarra), Pedro Martin (bateria) e Rodrigo Zim (baixo), o grupo cover promete empolgar o público com os principais clássicos dessa que é uma das maiores bandas de rock da história. O show de…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí abre temporada 2024 com concerto na UNIP

Sob a regência de Claudio Gatto, apresentação é gratuita e integra a programação dos 29 Grupos Musicais do Guri

Publicado

em

Foto: Robs Borges

A Orquestra Sinfônica do Guri de Jundiaí estreia na temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19h30, na UNIP Jundiaí. Sob a batuta do maestro Claudio Gatto, o repertório diversificado inclui composições que vão de Tchaikovsky e Brahms, passando por Martinho da Vila, entre outros artistas. A Orquestra Sinfônica do Guri de…

Continuar lendo

Acontece

Vulgoxis traz a riqueza da arte nordestina para Jundiaí em ‘Cerâmicas’

A exposição do artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis acontece a partir de 8 de junho, na Pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”. Saiba mais.

Publicado

em

Foto: Arquivo Pessoal

O artista visual Tiago Arlindo Vulgoxis convida o público de Jundiaí a mergulhar na cultura vibrante do nordeste brasileiro em sua nova exposição, "Cerâmicas". A partir de 8 de junho, a Pinacoteca "Diógenes Duarte Paes" se transforma em um portal para as tradições, cores e expressões únicas da região. Vulgoxis, conhecido por suas intervenções artísticas nas ruas e espaços públicos…

Continuar lendo

Acontece

ATmimos Girassóis: uma jornada emocionante através da arte cênica

O espetáculo “ATmimos Girassóis” aborda emoções e pertencimento através das artes cênicas, com um elenco inclusivo e acessibilidade em Libras.

Publicado

em

Elenco de "ATmimos Girassóis" em uma performance cênica que explora as emoções de Van Gogh com gestos e mímicas. (Foto: Divulgação)

Espetáculo gratuito no espaço expressa em Jundiaí Prepare-se para uma experiência sensorial única e emocionante com o espetáculo performático "ATmimos Girassóis", que será apresentado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), às 19h, no palco da Sala Santos Jundiaí, do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), em Jundiaí. A entrada é gratuita, a classificação livre e o espetáculo oferece acessibilidade em Libras…

Continuar lendo
Publicidade