Habitação para idosos: um desafio do nosso tempo
Conecte-se conosco

Geral

Habitação para idosos: um desafio do nosso tempo

Em Jundiaí. o Condomínio dos Idosos, entregue em 2008 e localizado no bairro Fazenda Grande, tem 22 casas individuais e espaços de socialização e atividades comuns

Publicado

em

Atualizado há

Construção de condomínio para idosos em Prudentópolis, no Paraná
Construção de condomínio para idosos em Prudentópolis, no Paraná (Foto: Alessandro Vieira)

Em 1950, a população mundial de idosos – 60 anos ou mais – era de 202 milhões. Em 2020, 1,1 bilhão. Em 2100, deverá chegar a 3,1 bilhões. Proporcionalmente esse contingente representava, em 1950, 8% do total da população do planeta. Em 2020, 13,5% e, em 2100, deverá chegar a 28,2%.

Isso significa que, cada vez mais, tanto recursos públicos quanto privados serão direcionados ao atendimento das necessidades e dos desejos de consumo dessa faixa etária.

Já de algum tempo para cá a própria forma de viver da Terceira Idade tem se diferenciado do estereótipo da velhice como semi-incapacitada e, politicamente, conservadora. Os vovôs e vovós de hoje são mais ativos, mais descolados, têm acesso a uma medicina cada vez mais avançada e a formas de moradia e convivência social que ampliam, ao invés de restringir, a interação.

Justamente por essa longevidade, muitos vão para casas de repouso ou asilos que mais parecem um pensionato do que propriamente um lar.

Mas isso também, como todo o resto, está mudando. Hoje o modelo que prevalece nos países desenvolvidos e em poucos locais privilegiados do Brasil é o chamado cohousing, condomínios voltados para a Terceira Idade, com uma dinâmica interativa, nos quais os idosos têm suas casas com quarto, sala e banheiro, mas fazem suas refeições e boa parte do lazer em um espaço comum.

Jundiaí foi pioneira, também aí. O Condomínio dos Idosos, entregue em 2008 e localizado no bairro Fazenda Grande, tem 22 casas individuais e espaços de socialização e atividades comuns. Os moradores têm sua privacidade, contam com quarto, sala, banheiro e cozinha, compartilhando áreas de convivência.

Na maioria dos países desenvolvidos, além da ação do estado e de entidades particulares voltadas para o bem-estar de seus associados, as empresas modernas, que seguem a agenda ESG (sigla em inglês para Environmental, Social e Governance), que têm como critério, na sua tomada de decisão, o interesse social, veem o cohousing como um empreendimento comercial e, ao mesmo tempo, como uma importante iniciativa para o bem-estar da população.

Esse deve ser também o olhar do poder público em nosso País. Com o aumento da população idosa, as habitações para esse segmento precisam constar nos programas de governo e ser tratadas como políticas públicas.

Casas com acessibilidade e pisos antiderrapantes, áreas comuns com acesso a serviços – como feiras livres e atendimento médico pelo menos uma vez na semana – e sistemas com botão de emergência para acionar socorro em casos de acidente são soluções que precisam ser aplicadas diante dos desafios que surgem com a longevidade da população.

O poder público, ao adotar esse novo modelo, presta, por sua vez, um bom serviço à cidadania, contribuindo para melhoria da qualidade de vida daqueles que deram à sociedade o suor do seu trabalho.

Por Miguel Haddad.

Geral

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Artigo por Ives Gandra da Silva Martins 

Publicado

em

Por

Ives Gandra da Silva Martins
Fotos: Andreia Tarelow

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo. Nós mostramos, efetivamente, esses dados em nosso novo livro “Brasil, que país é este?”, escrito…

Continuar lendo

Geral

Várzea Paulista recebe mais de 100 matrículas do Governo Estadual para regularização fundiária na Vila Real

Evento de entrega ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de autoridades estaduais

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Nesta quinta-feira (14), Várzea Paulista recebeu do Governo Estadual mais de 100 matrículas para a Regularização Fundiária de imóveis do bairro Vila Real. O evento ocorreu na cidade de Cosmópolis e contou com a presença de diversas autoridades estaduais e de municípios vizinhos. A regularização fundiária vem sendo realizada através da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação com o programa…

Continuar lendo

Geral

Crianças e adolescentes do Projeto ‘Arte e Movimento’ da APAE se apresentam no SESC Jundiaí

O grupo é formado por 24 crianças e adolescentes com deficiência intelectual, síndrome de down e autismo entre 06 a 17 anos.

Publicado

em

Por

O grupo apresentou o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno (Foto: APAE Jundiaí)

Nesta quarta-feira (28), as crianças e adolescentes do projeto Arte e Movimento da APAE Jundiaí se apresentaram no Teatro do SESC Jundiaí. Elas apresentaram o espetáculo “Estações”, com quatro coreografias: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Essa foi a primeira apresentação do grupo, que visitou o Centro das Artes e a Sala Glória Rocha no dia 14 de fevereiro. Na plateia, familiares orgulhosos…

Continuar lendo

Geral

Jundiaí registra fortes chuvas nesta segunda-feira (8)

A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão está nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes a fim de mitigar os transtornos

Publicado

em

Por

Chuva em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Defesa Civil de Jundiaí informa que o volume de chuvas registrado até 18h desta segunda-feira (8) foi: 50 mm no Jardim Florestal, 33 mm na Roseira, 43 mm no Jardim Tamoio, 29 mm no Fazenda Grande, 17 mm no Santa Gertrudes e 33 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. A força-tarefa da Operação Chuvas de Verão…

Continuar lendo

Geral

Maxi Shopping Jundiaí tem loja em prol da Ateal; conheça

A loja vende produtos institucionais, como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, patchworks, colares, bolsas, mesa posta, velas, enfeites de natal e mais, com preços a partir de R$ 15.

Publicado

em

A ATEAL é referência no atendimento para o diagnóstico e reabilitação de deficientes auditivos e pessoas com distúrbios de fala em Jundiaí (Foto: Divulgação)

O Maxi Shopping Jundiaí iniciou a exposição e venda de trabalhos em prol da Ateal – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem. A loja solidária acontece até 31 de dezembro, próxima à Entrada do Sol, no Maxi Shopping. A loja tem produtos institucionais como jogos e baterias para aparelho auditivo, tapetes, acessórios, decoração, mesa posta, enfeites de natal e muito…

Continuar lendo
Publicidade