
Em uma profissão historicamente dominada por homens, a soldado PM Letícia de Brito conquistou uma vitória significativa: passar em 1º lugar no curso da PM, superando mais de 1,1 mil soldados formados nesta sexta-feira (14). A cerimônia de formatura, que aconteceu na Escola Superior de Soldados, em Pirituba, zona norte de São Paulo, contou com a presença de autoridades como o governador do estado, Tarcísio de Freitas, e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Determinação e inspiração feminina na Polícia Militar
Letícia, de 26 anos, nunca duvidou de sua capacidade nem da de suas colegas. “Nós mulheres somos tão capazes quanto os homens. Temos dedicação e muita capacidade de vencer. O segredo é não duvidar. Se é um sonho, temos que ir atrás”, enfatizou a soldado de Brito, demonstrando a força e a determinação feminina na Polícia Militar.
Sua conquista, se formar em 1º lugar no curso da PM, é motivo de orgulho para a família. A mãe da policial, emocionada, afirmou: “É uma grande conquista. Espero que ela sirva de exemplo para outras mulheres que têm o sonho de entrar na polícia”.
Escolha estratégica e dedicação à família
A motivação de Letícia para se formar em 1º lugar no curso da PM foi a família. Ela explica que o primeiro colocado tem a oportunidade de escolher o batalhão e a região de trabalho, caso haja vagas. Assim, optou por ficar perto de seus familiares, em Limeira, no interior do estado.

Combate ao crime organizado e futuro da Polícia Militar
Durante a formatura, o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destacou o papel crucial da Polícia Militar no combate ao crime organizado. Com o novo efetivo, a expectativa é fortalecer ainda mais essa luta. “A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, não são só exemplos para todo o país, mas também são a última barreira que existe entre o crime organizado e a sociedade”, ressaltou Derrite.
O governador Tarcísio de Freitas também incentivou os novos soldados: “A formatura representa uma imersão em um túnel do tempo. É de hora pensar no passado, presente e, principalmente, no futuro. Chegar até aqui não foi fácil, é concorrido e o treinamento é duro, mas sei que estão prontos para transpor vários obstáculos”.
Homenagem ao cabo PM José Silveira dos Santos
A turma de soldados da qual Letícia fez parte foi nomeada em homenagem ao cabo PM José Silveira dos Santos, morto em fevereiro deste ano durante uma operação contra o tráfico de drogas em Santos, litoral de São Paulo. A cerimônia foi marcada pela emoção dos colegas de farda que relembraram a alegria e o positivismo do cabo Silveira.
O secretário Derrite, presente no velório do policial, expressou a dor da perda e a importância do trabalho dos policiais: “Ele entregou sua vida prezando pela segurança e deixou a esposa e uma filha de 14 anos. Não queremos que nenhum de vocês passem por isso e entendemos a angústia e preocupação dos familiares que nos entregam o que há de bem maior na vida de vocês para proteger a população”.
Concursos em andamento e futuro da Polícia Militar
Atualmente, há três concursos em andamento para o preenchimento de 8,1 mil vagas para soldados PM de 2ª classe em São Paulo. Além disso, a PM abriu processo seletivo para 200 novos alunos-oficiais. As escolas de formação da PM contam hoje com 2,9 mil futuros soldados e 649 alunos-oficiais, e o governo autorizou a abertura de mais 2,7 mil vagas para soldados PM de 2ª classe, com previsão de lançamento do edital nos próximos meses.
Com a conquista de Letícia de Brito e a formação de novos policiais, a Polícia Militar de São Paulo reforça seu compromisso com a segurança pública e a igualdade de gênero, mostrando que as mulheres têm um papel cada vez mais importante e inspirador na corporação.