Anvisa determina que máscaras deixem de ser obrigatórias em aviões e aeroportos
Conecte-se conosco

Brasil

Anvisa determina que máscaras deixem de ser obrigatórias em aviões e aeroportos

O uso de máscaras obrigatório entrou em vigor em 2020, foi abolida em agosto de 2022, mas voltou a ser implementada em novembro de 2022.

Publicado

em

Atualizado há

mulher-usando-máscara-compressed
Máscaras deixam de ser obrigatórias em aviões e aeroportos, decide Anvisa (Foto: prostooleh/ Freepik)

Nesta quarta-feira (1º), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões no país. De acordo com publicação, a diretoria da Anvisa foi unânime na decisão de retirar a regra. Ainda assim, a agência segue recomendando o uso das máscaras nestes ambientes para evitar transmissão da Covid-19.

Outras medidas de segurança e saúde seguem em vigor, como o desembarque por fileiras e o processo de limpeza das aeronaves. Além disso, na presença de casos suspeitos dentro do voo, as companhias aéreas devem fornecer máscara para o passageiro que apresentar sintomas.

A Anvisa determinou obrigatoriedade do uso de máscaras em voos no Brasil em 2020, que seguiu até sua abolição, em agosto de 2022. Nesta época, a agência avaliou que o cenário da pandemia permitia a conversão da obrigatoriedade para recomendação, mas não imposta.

No entanto, depois de meses, houve-se um aumento expressivo de casos de Covid-19, a Anvisa voltou a determinar a obrigatoriedade da máscara, em novembro de 2022.

“Não que não seja necessário”

De acordo com o relator Daniel Pereira, da diretoria da Anvisa, o cenário epidemiológico atual da Covid-19, com a redução no número de internações e novos casos da doença, permite a atualização da medida sanitária referente às máscaras.

Luana Araújo, infectologista e também membro da diretoria da Anvisa, reforça que a decisão é pela não obrigatoriedade para todo mundo, mas “não que seu uso não seja necessário, principalmente para as pessoas em condições vulneráveis – para as quais a regra de uso de máscaras em aglomerações ou ambientes mal ventilados continua válida como medida de educação sanitária”.

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo
Publicidade