Emissão de títulos de eleitor de jovens entre 15 e 18 anos cresceu 28% em março
Conecte-se conosco

Brasil

Emissão de títulos de eleitor de jovens entre 15 e 18 anos cresceu 28% em março

Prazo para emissão de novos títulos termina 4 de maio. TSE realizou campanha para conscientizar grupo da importância do primeiro voto.

Publicado

em

Atualizado há

Titulo de eleitor
Primeiro turno das eleições acontece dia 2 de outubro. (Foto: Divulgação/TSE)

Cerca de 445.553 jovens com idade entre 15 e 18 anos já emitiram o seu título de eleitor no mês de março, de acordo com informação do Tribunal Superior Eleitoral. Ainda, de acordo com as informações, em fevereiro, foram registrados 349.160 novos eleitores na mesma faixa etária.

Os dados foram apresentados pelo ministro Edson Fachin, presidente do órgão, aos demais integrantes da Corte Eleitoral no início da sessão da última terça-feira (05). O ministro lembrou que, entre os dias 14 e 18 do mês passado, o tribunal promoveu a Semana do Jovem Eleitor de 2022, uma ação de comunicação com apoio dos 27 tribunais regionais eleitorais para tratar da importância do primeiro voto.

Para Fachin, a iniciativa teve muito “sucesso”, sendo que, no período, foram emitidos mais de 90 mil títulos eleitorais. Em janeiro deste ano, o número de novos títulos concedidos alcançou 349.768.

Podem votar nas eleições deste ano todos os jovens que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição, que acontece no dia 2 de outubro. O prazo para tirar o título é até 4 de maio.

O ministro destacou ainda que a busca pelo título de eleitor foi maior entre jovens de 17 anos. Para esta faixa etária, 158.947 novos documentos foram emitidos em março.

Fachin disse também que esses eleitores “não têm a obrigação constitucional de votar, mas optaram, de modo elogiável, por participar da vida política do país por meio da escolha de candidatas e candidatos que os representarão pelos próximos anos”.

O presidente do TSE, destacou o apoio espontâneo que a Justiça Eleitoral recebeu de partidos políticos, da sociedade civil organizada, imprensa, clubes de futebol, jogadores, influenciadores e artistas que participaram do tuitaço que incentivou jovens a tirar o título. O tuitaço, segundo o TSE, alcançou mais de 88 milhões de pessoas no Brasil.

Brasil

Após o 1º de maio, qual será o próximo feriado? Confira calendário

O ano de 2024 se destaca pela escassez de feriados prolongados. Dos 10 feriados nacionais, apenas três permitem emendar a folga.

Publicado

em

Por

Calendário
Foto: Canva

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quarta-feira (1º de maio), trouxe um merecido descanso para muitos. Mas atenção: o próximo feriado nacional - a Independência do Brasil - só acontece em 7 de setembro, daqui a quatro meses. Mas nem tudo está perdido! Uma folga extra pode surgir no dia 30 de maio, quinta-feira, com o Corpus Christi. Apesar de…

Continuar lendo

Brasil

Brasil cai de 21ª para 34ª posição em índice de felicidade

O ranking Happy Planet Index comparou a qualidade de vida e a felicidade das populações de 147 países no período de 2019 a 2021.

Publicado

em

Por

Felicidade no Brasil
Entre os principais motivos para a queda no ranking, estão as mortes pela pandemia de covid-19 e o aumento nas emissões de gases do efeito estufa (Foto: )

O Happy Planet Index (HPI), relatório que analisa o índice de felicidade de 147 países, mostrou que o Brasil despencou mais de 10 posições. O ranking mostra o Brasil na 34ª posição, com dados que consideram o período de 2019 a 2021. O HPI compara a qualidade de vida e a felicidade das populações dos 147 países, levando em conta…

Continuar lendo

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo
Publicidade