Connect with us

Brasil

Jovem autista de 18 anos é aprovado no vestibular de medicina

Arthur contou ao G1 que desde o Ensino Fundamental, estudava sete horas por dia, “para compensar as dificuldades do autismo”

Published

on

Atualizado há

O jovem autista Arthur Ataide Ferreira Garcia, de 18 anos, foi aprovado no vestibular de medicina de uma universidade no Guarujá, no litoral de São Paulo, após muita dedicação nos estudos e simulação da prova em seu quarto. Devido às dificuldades de atenção e no aprendizado escolar, Arthur contou ao G1 que desde o Ensino Fundamental, estudava sete horas por dia, “para compensar as dificuldades do autismo”.

Ciente da comum falta de inclusão em alguns vestibulares, além de estudar o conteúdo necessário, o jovem se preparou para o ambiente. “As perguntas dependem muito de concentração, às vezes não são diretas. Fora as sobrecargas sensoriais que você é exposto no dia da prova, como a intensidade da luz da sala, o barulho de fora do prédio. Mas fui estudando e tentando simular a experiência do vestibular no meu quarto, para me adaptar um pouco melhor”, disse ao portal.

O resultado o surpreendeu e, inicialmente, o fez acreditar que pudesse estar errado. “Mas depois de um tempo, vi que fazia sentido. Era o resultado de todo esforço que tive até aqui. Fiquei eufórico, contei para os meus pais. Um dos momentos que mais me senti realizado. Tenho potencial para ser psiquiatra e mudar essa área por dentro”.

Arthur deseja seguir a carreira de psiquiatra e revela que seu objetivo é “tornar mais acessível para as pessoas autistas o direito de elas receberem seu diagnóstico, que é o que nos garante os nossos direitos”.

Em sua experiência como paciente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o jovem sente a falta de preparação sobre essa condição em muitos profissionais de psiquiatria, muitas vezes com visão preconceituosa e estigmatizada. “Isso fez com que eu percebesse que alguém precisa mudar isso. Alguém precisa tornar mais acessível para as pessoas autistas o direito de elas receberem seu diagnóstico. É o diagnóstico que nos garante nossos direitos às terapias, às plataformas e a medidas de inclusão, que nos dão o direito de reivindicar ferramentas de acessibilidade para que a gente possa frequenta qualquer tipo de meio.”

Brasil

‘SinPatinhas’: Governo Lula lança RG para cães e gatos nesta quinta-feira (17)

Iniciativa inédita promove bem-estar animal, combate maus-tratos e oferece RG Animal gratuito para pets em todo o país.

Published

on

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). As ações, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), são 100% gratuitas e visam fortalecer a proteção, identificação e cuidado…

Continue Reading

Brasil

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália; entenda

Medida já está em vigor e segue o princípio da reciprocidade, com permanência no país limitada a 90 dias; a solicitação é feita on-line.

Published

on

Desde a última quinta-feira (10), turistas estrangeiros provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Austrália precisam novamente apresentar visto de entrada para visitar o Brasil. A medida, que havia sido anunciada em maio de 2023, baseia-se no princípio da reciprocidade, uma vez que esses países não concedem isenção de vistos para brasileiros. A retomada da exigência impacta diretamente viajantes que chegam…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo