Mãe doa parte do intestino para salvar vida da filha
Conecte-se conosco

Brasil

Mãe doa parte do intestino para salvar vida da filha

Procedimento inédito no Brasil deu à Serena uma nova chance

Publicado

em

Atualizado há

Foto de Priscila, mãe de Serena, abraçando a filha ao lado de uma foto da garota.
Foto: Divulgação/Razões para Acreditar

Serena, de apenas quatro anos de idade, já tem uma grande história de superação. A garotinha nasceu com Síndrome do Intestino Curto, uma malformação ou ausência de parte do intestino delgado e com três dias de vida já passou pela primeira cirurgia. No total, Serena passou por oito cirurgias em um período de apenas seis meses.

As expectativas eram de que as intervenções pudessem reconstruir o intestino de Serena, mas o que aconteceu não foi o planejado. Depois de complicações, a menina ficou com apenas cinco centímetros do intestino delgado e metade do intestino grosso.

Como única alternativa, Serena se alimentava por meio de nutrição parenteral, diretamente na veia, mas utilizar este processo por um longo período pode acarretar em mais problemas os outros órgãos. Esperançosa, a mãe da menina, Priscila Carvalho, recorreu ao transplante de intestino.

O caminho até o procedimento

O procedimento era realizado no exterior e para isso a família de Serena criaram uma campanha para arrecadar recursos que possibilitariam a cirurgia da filha fora do Brasil. Priscila tentou entrar em contato com um cirurgião que já havia realizado transplantes com sucesso para pedir orientações, porém a resposta não foi a esperada. Em contrapartida, a família conseguiu falar com os cirurgiões João Seda e Paulo ChapChap, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e combinaram a cirurgia de transplante de Serena em alguns meses.

Serena entrou no cadastro do Sistema Nacional de Transplantes, mas a demora estava preocupando os médicos, que informaram Priscila da possibilidade da mãe fazer a doação para a cirurgia. Prontamente, Priscila iniciou o processo de exames e parou de fumar para poder seguir com o procedimento e ajudar a filha.

A tão esperada cirurgia

No dia 20 de fevereiro de 2019, aniversário de três anos de Serena, a cirurgia de transplante aconteceu no hospital paulista e depois de 12 horas o procedimento foi finalizado. Este foi o primeiro caso de transplante envolvendo um doador vivo no Brasil. Priscila doou um total de 1 m e 60 cm de intestino para a cirurgia de Serena.

Após cinco dias, Priscila receber alta e revezava com seu marido, Marcelo, nos cuidados da menina. Em casa, Serena já conseguia se alimentar oralmente.

Infelizmente, a página “Unidos pela Serena” no Facebook, administrada pela família, anunciou na segunda-feira (3) o falecimento da garotinha.

“Não sabia como vir aqui compartilhar com tantas pessoas que sempre acompanharam e torceram pra que nossa história tivesse um final feliz. Serena sempre floresceu dentro de todos nós, deixando uma marca tão profunda e avassaladora.

O que nos deixa grato é saber que em nenhum momento da passagem dela aqui na terra ela deixou de ser amada, sentimos que ela conseguiu deixar um pouquinho de Serena pra cada pessoa que passou por nós.

Não entendemos por que tinha que ser assim, não nos conformamos, mas deixamos ela ir, pra que agora tenha seu merecido descanso. Ela sempre quis viver e sempre nos mostrou a força que tinha, essa força sempre nos motivou a ser mais, sempre mais.”

A causa da morte não foi mencionada.

 

 

 

 

 

 

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo
Publicidade